A Inglaterra tem toneladas de casas mal-assombradas que os turistas podem conferir, e todas elas têm histórias interessantes por trás delas. Continue lendo… se você ousar!
Se algum lugar no mundo tem fama de mal-assombrado, é toda a ilha da Grã-Bretanha. Parece que em cada esquina espera outro fantasma, poltergeist ou fenômenos paranormais inexplicáveis, morrendo de vontade de fazer você pular de sua pele.
Naturalmente, milhares de anos de guerra e fome acompanhados por centenas de anos de preservação e relativa paz significaram que locais assombrados realmente se acumularam em todo o Reino Unido. Aqui estão 10 das casas mais assombradas (embora alguns desses lugares sejam mais como palácios do que casas) no Reino Unido que vale a pena visitar… se você ousar.
10/10 Skaill House: Sandwick, Escócia
No norte da Escócia, perto da vila da idade da pedra Skara Brae, fica a majestosa e muito mal-assombrada mansão Skaill House. Foi construído no início do século XVII e é o lar de vários espíritos inquietos. Os hóspedes relataram a sensação de alguém sentado no canto de suas camas quando não havia mais ninguém no quarto. Os cães parecem ser especialmente suscetíveis a essas interações; mais de um humano relatou que seus cães começaram a agir de maneira estranha na Skaill House.
No final da década de 1990, 15 sepulturas foram encontradas sob a varanda leste enquanto a casa estava sendo reformada. Os arqueólogos acham que são sepulturas pictas do século VII. Talvez alguns desses ancestrais distantes ainda estejam zangados com o fato de seus túmulos terem sido perturbados e importunem os hóspedes da casa como vingança.
9/10 The Enfield House: Enfield, Inglaterra
Você pode ter ouvido esse nome antes do filme Invocação do Mal 2. Foi a dramatização de uma assombração que capturou a atenção do país por quase dois anos. A casa em Enfield, Inglaterra, foi investigada por vários investigadores paranormais e mais de 30 testemunhas falaram sobre o poltergeist. Alegadamente, móveis pesados se moviam por conta própria, batidas estranhas nas paredes podiam ser ouvidas e duas das quatro crianças que moravam lá foram vistas levitando a vários metros do chão mais de uma vez.
Se o poltergeist era real ou uma farsa elaborada (e de longa duração) das meninas, continua sendo um dos contos mais discutidos sobre atividades sobrenaturais.
8/10 The Cage: St. Osyth, Essex, Inglaterra
Hoje, a casa é apelidada de “a mais mal-assombrada da Inglaterra”, mas no final dos anos 1500 foi usada como prisão. 13 “bruxas” foram mantidas na prisão medieval enquanto aguardavam seu dia no tribunal. Três deles foram considerados culpados e enforcados, e alguns acreditam que seus espíritos permaneceram em sua última prisão terrena.
A dona mais recente da casa disse que foi atormentada pelos fantasmas enquanto morava lá. Ela morou lá por quatro anos e fugiu de casa em 2008 depois que a atividade paranormal chegou a ser demais. No momento em que escrevo, a casa ainda está à venda.
7/10 Raynham Hall: Raynham, Inglaterra
Lady Dorothy Townshend, nascida Dorothy Walpole, morreu em Raynham Hall em 1726. Diz a lenda que sua vida terminou de forma muito trágica: seu marido Charles Townshend, 2º Visconde Townshend, trancou-a em Raynham Hall quando acreditou que ela havia cometido adultério com Lord Thomas Wharton, um homem notório por sua devassidão. Ninguém sabe quanto tempo ela ficou trancada em casa, mas acabou morrendo de varíola.
Hoje ela é conhecida como a Dama Marrom de Raynham Hall, apelidada por causa do vestido de brocado marrom que testemunhas dizem que ela usa. As histórias de sua existência datam de 1835, mas a lenda ficou famosa quando fotógrafos de vida no campo revista publicou uma foto de seu espírito em 1936.
6/10 Sker House: Bridgend, País de Gales
No início dos anos 1000, a Sker House abrigava monges cistercienses. Depois que Henrique VIII dissolveu todos os mosteiros, o mosteiro passou por uma tonelada de mudanças, incluindo um monte de construções que parecem despertar espíritos que descansavam ali há séculos.
Existem muitas figuras escuras e sombras assustadoras à espreita nos cantos, mas a história de fantasmas mais famosa diz respeito a uma jovem chamada Elizabeth Williams. Ela se apaixonou por um menino pobre da aldeia vizinha, mas seu pai a proibiu de vê-lo. Quando ele os pegou juntos de qualquer maneira, ele a trancou em seu quarto e se recusou a deixá-la livre até que ela se casasse com outro homem digno de sua posição. Ela morreu de coração partido alguns anos depois e, desde então, os hóspedes ouviram lamentos e soluços agudos vindos de seu quarto.
5/10 Castelo de Melville: Dalkeith, Escócia
Nos arredores de Edimburgo há um belo e bem preservado castelo. Já foi uma das casas de Mary, Rainha dos Escoceses, e seu amante David Rizzio. Vários lugares do hotel são considerados mal-assombrados. Diz-se que o fantasma da rainha Mary passa pelo bar, potencialmente procurando por seu amante assassinado. (Embora ela esteja procurando no lugar errado – Rizzio foi assassinado bem na frente dela em seu outro palácio, Holyroodhouse.)
O quarto 106 é considerado o quarto mais assombrado do castelo. Os hóspedes relataram aparições fantasmagóricas penduradas de cabeça para baixo no canto, água escorrendo das torneiras sem ser aberta, batendo nas paredes e muito mais.
4/10 Palácio de Hampton Court: Molesey, Inglaterra
Existem muitas histórias de aparições fantasmagóricas e ocorrências sobrenaturais neste antigo castelo, principalmente centradas na época do reinado de Henrique VIII. A mais bem documentada é a história de Catherine (às vezes chamada de Kitty) Howard. Ela era a quinta esposa de Henrique e, como sua prima Ana Bolena, estava prestes a ser acusada de bruxaria para que ele pudesse se livrar dela e passar para sua sexta esposa.
Diz a lenda que, quando Kitty descobriu, ela fugiu de seus guardas e correu pelos aposentos privados dele até a capela para implorar por sua vida. Esse corredor agora é uma galeria, mas os visitantes do palácio dizem que ainda podem ouvir Kitty correndo e gritando por misericórdia.
3/10 Borley Reitoria: Essex, Inglaterra
Como muitas das outras casas nesta lista, os residentes de Borley ouvem coisas acontecerem durante a noite há séculos. Um dos primeiros relatos registrados de mau comportamento sobrenatural vem de 1862, quando o reverendo Henry Bull e sua família ouviram sinos tocando e ruídos de batidas vindos de dentro das paredes.
Diz a lenda que uma jovem foi para Borley para tentar fugir com um monge, mas os amantes foram pegos. Ele foi enforcado pelo crime, e ela aparentemente foi presa viva nas paredes e deixada para morrer de fome. A batida deve ser seu espírito tentando escapar, mesmo depois de todos esses anos.
2/10 Athelhampton House: Puddletown, Dorchester, Inglaterra
A Athelhampton House foi construída no século XV por Sir William Martyn. Hoje, é considerada uma das casas mais assombradas do concelho. Aparentemente, dois duelistas fantasmagóricos assombram a Grande Câmara, onde certa vez interromperam uma convidada que tentava relaxar com um livro. Em outra sala, um monge fantasmagórico é visto rondando os corredores, procurando pela família Martyn.
O toque ocasionalmente vem da adega de um fantasma que todos chamam de “Cooper”. Se você ouvir atentamente durante a visita, também poderá ouvir o arranhão de um macaco de estimação que foi acidentalmente sepultado nas paredes atrás da Grande Câmara.
1/10 Castelo de Chillingham: Northumberland, Inglaterra
É difícil acreditar que este antigo castelo possa ser assombrado quando estava frio ali mesmo no nome? É tão perto da fronteira da Inglaterra com a Escócia que deve ter visto alguma guerra séria e morte quando a Inglaterra estava assumindo a Escócia gerações atrás. Agora é anunciado como o castelo histórico mais assombrado da Grã-Bretanha, cheio de fantasmas que qualquer um poderia ver em uma estadia. Há experiências na Câmara de Tortura e Passeios Fantasmas à noite para os hóspedes aproveitarem.
O Fantasma da Calcinha Branca pede água aos guardas e convidados há séculos – as pessoas acham que ela provavelmente foi envenenada, daí sua sede eterna. Sussurros de pessoas conversando podem ser ouvidos na capela ao lado do Grande Salão, e o barulho de algemas ainda pode ser ouvido nas masmorras assustadoras onde um número incontável de prisioneiros aguardava seus destinos.