A China é um destino incrível, mas cuidado – saiba como se comportar para não ofender os locais.
Viajar para outro lugar pode ser muito divertido. Mas quando você vai para outro país, é importante conhecer a cultura e os costumes deles para garantir que você se divirta e não ofenda ou aborreça quem mora lá. Embora pesquisar outra cultura e tentar acertar tudo possa ser entediante, é definitivamente importante garantir que sua viagem transcorra sem problemas.
Quando você estiver indo para a China, há algumas coisas simples a saber sobre seu comportamento e etiqueta que garantirão que sua viagem seja absolutamente perfeita.
Para ver 10 dicas de etiqueta para saber antes de ir para a China, continue lendo!
10/10 Saiba como dar (e receber)
Se você vai ficar ou passar muito tempo com alguém durante sua viagem à China, você pode querer dar-lhes um presente. Oferecer doces de uma marca chinesa famosa ou algo que você trouxe de casa é sempre uma excelente escolha. Ao dar-lhes o presente, não se ofenda se inicialmente lhe disserem não – insista para que aceitem.
Tentar rejeitar o presente pelo menos uma vez é costumeiro e considerado educado na China. Se alguém tentar lhe dar um presente, certifique-se de insistir que você não pode pegá-lo uma ou duas vezes antes de concordar em aceitar. Não fazer isso pode parecer ganancioso ou rude.
9/10 Não aponte
Em muitas partes do mundo, apontar para coisas ou pessoas é uma maneira perfeita de chamar a atenção das pessoas para onde você está tentando mostrá-las. Seja uma pessoa ou uma direção para a qual você está tentando direcionar alguém, apontar funciona perfeitamente.
Mas se você for para a China, certifique-se de mover toda a mão, em vez de apenas um dedo. Apontar com um dedo é considerado rude em muitas partes do mundo e a China é certamente uma delas.
8/10 Assistir ao Relógio
Embora estar em uma viagem para outro lugar seja um ótimo momento para relaxar, isso não significa que você também não deva prestar um pouco de atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Chegar no horário para reservas e compromissos é sempre importante, mesmo se você estiver de férias.
Mas se você estiver na China, chegar no horário é extremamente importante. Atrasar-se para qualquer compromisso ou reserva é considerado muito rude na China, por isso certifique-se de estar de olho no seu relógio!
7/10 Saiba quando dar gorjeta (e quando não dar!)
Em países como os EUA, a gorjeta é praticamente esperada para a maioria dos serviços, como restaurantes, limpeza de hotéis e outros serviços. É menos comum em alguns outros países, por isso é importante saber quando você deve dar gorjeta – e quanto!
Quando você vai para a China, a gorjeta é incrivelmente desaprovada e até proibida em alguns lugares. Embora ainda seja costume dar gorjeta aos guias turísticos e à pessoa que carrega as malas até o quarto do hotel, dar gorjeta em restaurantes pode ser considerado rude. Se você insistir em dar uma gorjeta a alguém, coloque-a em um envelope colorido como se fosse um presente e seja muito discreto.
6/10 Pular o PDA
Se você estiver visitando a China com um cônjuge ou outro significativo, certifique-se de reduzir o PDA. Embora haja muitas coisas divertidas lá que vocês dois podem fazer juntos e visitar um novo lugar com um ente querido pode ser divertido, isso é definitivamente algo para se manter em mente.
Segurar as mãos enquanto você está explorando com seu outro significativo é bom, mas mantenha o beijo enquanto você está na fila ao mínimo. Pode ser desaprovado se comportar dessa maneira e você pode chamar a atenção indesejada dos habitantes locais.
5/10 Coloque seus pauzinhos planos
Se você é mestre o suficiente para descobrir como comer com pauzinhos, use essas habilidades enquanto estiver na China! Pauzinhos são a maneira tradicional de comer em muitos países asiáticos e você definitivamente não vai ofender ninguém tentando, mesmo que não seja bom nisso.
Mas, se você precisar colocar os pauzinhos enquanto come, certifique-se de colocá-los no prato. Não os coloque no prato para que fiquem no ar. Isso pode se assemelhar ao incenso usado durante o luto e em homenagem aos entes queridos que faleceram, então não é algo que as pessoas queiram ver enquanto comem.
4/10 Tire os sapatos
Este é provavelmente algo que todos estão cientes antes mesmo de começar a planejar sua viagem para a China. Ainda assim, é algo para se lembrar antes de ir em sua viagem.
Em muitas partes diferentes da Ásia, é costume tirar os sapatos quando você vai para a casa de outra pessoa. Em alguns países, você anda descalço pela casa deles. Na China, eles normalmente oferecem um par de chinelos para usar em casa. Quer esteja numa casa ou num hotel, é habitual deixar os sapatos na zona rebaixada junto à porta.
3/10 Experimente tudo
Quem não gosta de comida chinesa? Tudo isso é delicioso e comer a autêntica culinária chinesa é definitivamente uma das melhores partes de visitar a China. Mas se você vai a um restaurante ou é levado para comer por alguém que conheceu na China, é importante manter algumas coisas em mente enquanto estiver no restaurante.
Uma coisa importante a lembrar é que é considerado falta de educação pelo menos não tentar de tudo. Mesmo se você tiver certeza de que não vai gostar de algo colocado na mesa, pelo menos dê uma mordida para ser educado. Você pode acabar com uma nova comida favorita!
2/10 Seja respeitoso nos templos
Ser respeitoso nos templos quando você está visitando outro país é algo que quase todo mundo sabe. Ao visitar um templo na China, há algumas coisas que os visitantes devem ter em mente.
Vista-se modestamente com os ombros cobertos e shorts ou saias que vão pelo menos até os joelhos. Alguns templos pedem aos visitantes que tirem os sapatos, portanto, esteja ciente disso ao entrar. Provavelmente haverá um local para doações e, embora não sejam obrigatórios, é desaprovado sair sem deixar uma doação.
1/10 Toque na mesa
Embora as gorjetas não sejam particularmente comuns na China, é importante certificar-se de que você mostra gratidão às pessoas que trabalham como servidores. Na hora do chá, existe uma forma especial de agradecer a pessoa que serve o seu refil!
Depois que alguém reabastece seu chá, é costume na China bater na borda da mesa com os dedos para agradecer por lhe prestar um serviço tão bom. É sempre bom ser reconhecido pelo seu trabalho árduo!