Confira essas 10 dicas e truques a seguir que o manterão seguro enquanto estiver em uma aventura de mochila!
Mochilar pode ser uma experiência emocionante e é o estilo de viagem preferido de muitas pessoas. Viver em uma mochila enquanto explora um novo território é libertador e fortalecedor, mas se você não tomar as precauções certas, também pode ser perigoso.
Quem faz mochila sem arrumar as coisas certas e planejar com antecedência corre o risco de vários problemas, inclusive ser pego sem atendimento médico adequado e ser vítima de ladrões. Felizmente, preparar-se para uma viagem de mochila segura simplesmente se resume ao bom senso.
Confira estas 10 dicas e truques a seguir que o manterão seguro enquanto estiver em uma aventura de mochila.
10/10 Diga a alguém para onde você está indo e quando voltará
A ideia de desaparecer por um tempo para se encontrar enquanto explora o mundo com nada além de uma mochila pode soar romântica. Mas se você quiser ficar o mais seguro possível durante a mochila, sempre diga a alguém para onde está indo e quando espera voltar.
Assim, se algo acontecer e você não retornar no horário previsto, as pessoas saberão que devem vir procurá-lo. Você não precisa fazer o check-in a cada minuto, mas certifique-se de que seus entes queridos saibam onde você está.
9/10 Embale seu próprio kit de primeiros socorros
Você tem que ser estratégico sobre o que você traz em uma viagem de mochila. Um item não negociável é um kit de primeiros socorros bem abastecido. Isso é especialmente importante se você estiver viajando para algum lugar rural, onde pode ser difícil encontrar suprimentos médicos.
Mesmo que você não acabe usando seu kit médico, este é um daqueles momentos em que é melhor prevenir do que remediar. Entre os itens do seu kit deve estar qualquer medicamento que você precise, curativos e uma boa lavagem anti-séptica. Você pode comprar um kit pré-montado e depois adicioná-lo.
8/10 Divida seu dinheiro em vários esconderijos
Quer você esteja fazendo uma mochila ou viajando em geral, é uma boa ideia dividir o dinheiro que você está carregando em lugares diferentes. Isso reduz a chance de você perder tudo o que tem se for roubado. Guarde alguns na carteira (que deve ser guardada no bolso da frente) e também na mochila.
Algumas pessoas gostam de levar uma carteira falsa com algumas notas durante a viagem. Isso pode fazer toda a diferença durante um assalto, onde o invasor sai impune com a versão falsa enquanto sua carteira real está escondida em um esconderijo.
7/10 Invista na mochila certa
O tipo de mochila que você traz é extremamente importante porque ela serve como sua tábua de salvação enquanto você está fora. Ele precisa ser forte e seguro o suficiente para proteger seus itens valiosos de invasores em potencial e da própria natureza.
Existem várias mochilas de qualidade disponíveis que foram projetadas propositalmente para viagens. Algumas coisas a serem observadas ao escolher uma mochila são um zíper forte que pode ser trancado, material durável que não será vítima de intempéries ou invasores e bolsos ocultos para guardar coisas que você deseja proteger.
6/10 Fique alerta o tempo todo
Uma das melhores coisas que você pode fazer para se proteger durante a mochila é ficar alerta o tempo todo. É fácil se distrair ao viajar para um lugar novo, mas é sempre do seu interesse ficar atento ao que está ao seu redor.
Lembre-se de que ladrões experientes sabem como roubar coisas de viajantes, mesmo quando há muita gente por perto. Não confie na segurança dos números quando se trata de proteger você e seus pertences. Esteja sempre alerta e afaste-se de qualquer coisa que lhe dê um mau pressentimento.
5/10 Traga um batente de porta e uma trava de cabo
Um batente de porta provavelmente não está na lista padrão de coisas para levar em uma viagem de mochila às costas, mas é um dispositivo de segurança barato e eficaz. Uma maneira simples de impedir que as pessoas invadam, colocar um batente sob sua porta impedirá que as pessoas entrem se conseguirem arrombar a fechadura ou roubar a chave.
Um cadeado de cabo também é outro item valioso para embalar porque prende seus pertences a objetos que não podem ser movidos – como um banheiro, por exemplo – e permite que você se mova sem sua mochila por um tempo.
4/10 Evite se vestir para se destacar
Não é uma boa ideia se destacar durante suas viagens, então qualquer coisa que você possa fazer para se misturar reduzirá suas chances de se tornar um alvo para aqueles que atacam os estrangeiros. Mudar a maneira de se vestir pode fazer toda a diferença na hora de parecer um morador local.
Como você se veste para se misturar dependerá de onde você for. Por exemplo, se o cabelo loiro faz você se destacar, pode ser uma boa ideia usar um chapéu ou lenço na cabeça. Em um país culturalmente conservador, você deve evitar usar roupas reveladoras.
3/10 Pesquise seus destinos com antecedência
Embora haja uma certa liberdade que vem com viagens espontâneas e explorando onde quer que o vento sopre, é mais inteligente planejar com antecedência. Decida para onde vai e pesquise bem o local, para saber quais bairros são seguros e quais você deve evitar.
Também é uma boa ideia reservar sua acomodação com antecedência pelo menos para a primeira noite e garantir que seja um lugar onde você possa chegar durante o dia ou a noite. Ter uma base segura e conhecimento da área reduzirá sua probabilidade de ter problemas.
2/10 Deixe os eletrônicos caros para trás
É tentador levar seus aparelhos novos e caros em uma viagem de mochila às costas, mas, a menos que sejam absolutamente necessários, é melhor deixá-los em casa. Primeiro, há sempre a chance de perdê-los, e observá-los com cuidado é outro fardo que você provavelmente não quer enquanto tenta se divertir.
Em segundo lugar, mostrar itens caros, sejam eles gadgets ou joias, faz de você um alvo para ladrões. Se você estiver viajando para um país onde a maioria dos habitantes locais não pode pagar pelos itens, você se destacará como um polegar dolorido.
1/10 Faça uma aula de autodefesa antes de sair
Se você seguir o bom senso, é provável que não precise recorrer à defesa física. Mas tudo pode acontecer durante a viagem, por isso é melhor estar sempre preparado. Faça algumas aulas de autodefesa antes de sair de viagem para saber como se defender contra possíveis atacantes.
Em muitos casos, os predadores perseguem as pessoas que parecem fracas e incapazes de revidar. Saber alguns movimentos lhe dará um impulso de confiança que irá dissuadir os atacantes e também irá ajudá-lo se a situação exigir.