Não há atalhos para aprender um novo idioma, mas há algumas coisas que você pode fazer para tornar seu estudo mais eficaz.
Aprender uma língua estrangeira não é tarefa fácil, mas é uma meta muito gratificante de se ter. O aprendizado de idiomas em si traz uma série de benefícios e, no final, você poderá conversar com pessoas de uma cultura totalmente diferente. Além disso, os efeitos positivos de poder falar a língua nativa ao viajar são infinitos.
Não há atalhos para aprender um novo idioma, mas há algumas coisas que você pode fazer para tornar seu estudo mais eficaz. Siga estas 10 dicas e você estará no caminho certo para aprender uma língua estrangeira. Dá muito trabalho, mas com certeza vale a pena!
10/10 Estudar intensamente, em vez de por longos períodos de tempo
Nem todo estudo foi criado igual. Acontece que certos métodos de estudo são mais eficazes quando você quer aprender idiomas. De acordo com o multilíngue Mark Mansonestudar intensamente ajudará você a aprender uma língua estrangeira mais rapidamente do que estudar menos intensamente por um longo período de tempo.
Por exemplo, você aprenderia mais em um curso intensivo de duas semanas em que estuda seis horas por dia do que em 10 semanas em que estuda uma hora por dia. Isso porque a linguagem é o tipo de assunto que exige muita repetição e consistência.
9/10 Considere aulas particulares
Aulas particulares não são para todos porque podem ser muito caras. Mas se você está disposto e apto a investir para se tornar fluente em outro idioma, é melhor optar por aulas particulares em vez de aulas em grupo. Sempre que você cometer erros, o tutor poderá pará-lo e corrigi-lo imediatamente.
Em uma situação de grupo, entretanto, você recebe menos ajuda pessoal do professor. Você também pode ser retardado por alunos que não estão no seu nível. Ao contratar um professor particular, é melhor procurar alguém que seja falante nativo.
8/10 Assistindo seus filmes favoritos nesse idioma
Esta é uma ótima maneira de aprender um idioma mais rápido. Quando você estuda um novo idioma, há quatro componentes nos quais focar: ler, escrever, falar e ouvir. Assistir a filmes ou programas de TV dublados nesse idioma melhorará drasticamente sua capacidade de ouvir e compreender. Se precisar, você pode adicionar legendas no começo até se acostumar.
Também pode ser uma ideia adicionar legendas nesse idioma enquanto assiste ao filme ou programa de TV em inglês. Isso não ajudará com suas habilidades de escuta, mas ajudará você a expandir seu vocabulário. Também irá ajudá-lo a aprender gírias que você não encontrará nos livros didáticos!
7/10 Baixando aplicativos de idiomas
Aplicativos de idiomas são seus amigos. Você precisará deles quando começar a aprender uma língua estrangeira e também quando viajar para o destino onde a falará. Existem alguns aplicativos por aí que afirmam torná-lo fluente em apenas alguns minutos por dia. Sem praticar a conversação, seria muito difícil tornar-se fluente dessa forma. Ainda assim, esses aplicativos são ótimos para ajudar você a aprender o básico.
Antigamente, era necessário viajar com um dicionário de bolso para ajudar no vocabulário. Agora, você pode viajar com aplicativos que traduzem frases para você e fornecem uma referência a determinadas palavras.
6/10 Lendo livros nesse idioma
A leitura é uma parte importante do aprendizado de idiomas que muitas pessoas ignoram. Pode não parecer importante ser capaz de ler em outro idioma se o seu objetivo é conseguir manter uma conversa em um país estrangeiro. Mas a leitura vai te ajudar a entender como o idioma funciona e vai expandir seu vocabulário. Além disso, você provavelmente terá que ler um pouco quando estiver lá nas placas e menus.
Tente ler livros no idioma que está aprendendo. Não romances de 100.000 palavras, mas coisas fáceis de ler. Os livros infantis são úteis porque o vocabulário é muito básico.
5/10 Conversando com falantes nativos
Se há algo que você deve fazer para aprender um idioma mais rápido é falar com falantes nativos. Esta é a melhor forma de prática que você pode ter. Pode ser desconfortável e definitivamente conta como se jogar no fundo do poço. Mas é assim que você aprende!
Você pode dar uma olhada em anúncios postados por falantes nativos que ensinam seu idioma em sua área. Pode ser uma boa idéia negociar um preço e dizer a eles que você não quer uma aula; apenas uma conversa. Ou se você tiver sorte e já conhecer alguns falantes nativos, entre em contato e veja se eles querem se encontrar para conversar!
4/10 Juntando-se a grupos de falantes de idiomas
A próxima melhor coisa depois de falar com falantes nativos é conversar com outras pessoas que estão aprendendo o mesmo idioma que você. Realmente, qualquer oportunidade de praticar o idioma sem voltar ao inglês vai ajudá-lo. Os alunos não fornecerão a conversa rápida e intensa que os falantes nativos fariam, mas ainda pode ser útil conversar com eles.
Faça uma pequena pesquisa e você deve encontrar grupos de falantes de idiomas em sua área. Usando plataformas como Meetup.commuitos estudantes de idiomas organizam eventos em grupo onde podem se reunir e trabalhar suas habilidades.
3/10 Praticando o idioma todos os dias
Não há atalho para aprender uma língua estrangeira. Se você quiser se tornar proficiente o suficiente para manter uma conversa, terá que praticar todos os dias. Enquanto estudar envolve fazer anotações e memorizar novos conceitos, praticar significa apenas falar o idioma o máximo que puder.
É improvável que você consiga conversar com um grupo de idiomas ou um professor particular todos os dias. Se o pior acontecer, você pode falar em voz alta para si mesmo. Nomeie as coisas em voz alta nesse idioma quando as vir. Você pode se sentir um pouco bobo, mas a linguagem tem tudo a ver com repetição e processamento de novas palavras em seu cérebro.
2/10 Não ter medo de cometer erros
Se você vai aprender uma língua estrangeira, tem que aceitar que vai cometer erros. Às vezes, você vai fazer papel de bobo enquanto pratica. Não há como contornar isso. Se você tiver muito medo de cometer esses erros, nunca chegará ao estágio de manter uma conversa.
Lembre-se de que você é um estudante e ninguém está julgando você. Cada erro que você comete é uma chance de aprender algo. Apenas fale alto e com confiança e supere o medo de bagunçar para que você possa ganhar algum impulso com sua conversa.
1/10 Viajando para o País
A melhor coisa que você poderia fazer ao tentar aprender um novo idioma é viajando para o país em questão. Você pode adiar a viagem até se tornar proficiente nesse idioma, mas mergulhar nele é como você se torna proficiente. Você aprenderá mais espanhol passando três semanas na Espanha do que com um ano inteiro de aulas nos Estados Unidos.
Você aprende idiomas melhor quando é forçado a usá-los e, em um país estrangeiro, será forçado a usá-los. Esse tipo de imersão é a melhor coisa que você pode fazer para se tornar fluente.