O metrô de Nova York é lotado e complicado, então aqui estão algumas regras não escritas para tornar a experiência mais agradável para todos.
O sistema de metrô do MTA é a rota de transporte mais popular na cidade de Nova York. Ao contrário da maioria das cidades dos Estados Unidos, o nova-iorquino médio não precisa necessariamente de um automóvel para se locomover devido à conveniência dos trens e ônibus. Se você mora na cidade de Nova York ou conhece alguém que mora, as chances são altas de você ter ouvido reclamações sobre a experiência de andar de trem.
A maioria dos problemas é causada por outros passageiros que lutam para seguir a cortesia comum de respeitar seus pares. Veremos algumas orientações que se deve saber antes de usar o sistema de metrô. Essas são coisas que você deve evitar ao esperar não incomodar outras pessoas no mesmo vagão. Descubra quais coisas comuns os passageiros geralmente esquecem com dez regras não escritas sobre andar no sistema de metrô de Nova York.
10/10 Deixe as pessoas saírem do trem antes de entrar
Uma das regras não escritas mais importantes ocorre no início do trânsito, ao entrar no trem. A cortesia comum é permitir que quem desce do trem saia antes que quem está na plataforma entre no vagão.
Isso faz mais sentido para evitar congestionamentos e tentativas desajeitadas de passar um pelo outro. Todos que estão saindo do trem devem sair do vagão antes que as pessoas na plataforma entrem e comecem a procurar assentos ou uma área em pé.
9/10 Não ocupe espaço extra para sentar
O caso de “manspreading” fez com que os residentes da cidade de Nova York ficassem com raiva daqueles que abriram as pernas intencionalmente enquanto estavam sentados no trem. Isso garante que eles tenham de dois a três assentos para eles. Outro incômodo comum é quando os passageiros colocam suas malas nos assentos em vez do chão.
A magia do sistema de metrô é que ele se destina igualmente a todos que pagam a passagem do MetroCard. Qualquer pessoa que ocupa espaço extra por opção está sendo imprudente e deve ganhar anos de carma ruim quando se trata de transporte público.
8/10 Lugar gratuito para idosos ou deficientes
O MTA exibe mensagens pré-gravadas lembrando os passageiros de cederem seus assentos a quem precisar. Todos nós queremos um assento confortável e relaxar no caminho para o nosso destino, mas às vezes a ética humana vale mais do que o conforto.
A pessoa comum deve desistir de seu assento se vir alguém idoso, deficiente ou grávida procurando um lugar para sentar. É a coisa certa a fazer se essa pessoa precisar do assento mais do que você. Não seja aquela pessoa que deixa um idoso parado durante uma viagem de trem pedregosa.
7/10 Não bloqueie o mapa do metrô
Os mapas do metrô nos trens e plataformas fornecem uma grande ajuda para quem está tentando encontrar a rota correta. Os turistas costumam usá-los, enquanto o nova-iorquino médio pode precisar de um lembrete ocasional ao visitar novas partes da cidade.
Qualquer pessoa que bloqueie o mapa do metrô em pé deve estar ciente de que pode ser necessário visualizá-lo. A melhor aposta seria garantir que você nunca bloqueie diretamente o mapa. Esses mapas existem para ajudar as pessoas, e não para serem usados como um ponto de apoio.
6/10 Fique de um lado das escadas rolantes
Muitas das maiores estações de trem da cidade de Nova York têm uma escada rolante para os passageiros entrarem e saírem da estação. Uma regra não escrita para escadas rolantes no metrô, e francamente em qualquer outro lugar, é mover-se para um lado do elevador para que o outro fique aberto para aqueles que precisam chegar mais rápido.
A ideia de pessoas descansando em ambos os lados é bastante deprimente e frustrante, especialmente para aqueles com pouco tempo de sobra antes de o trem partir para a próxima parada.
5/10 Não bloqueie as portas durante as paragens
As portas do metrô costumam ser um local confortável para se apoiar quando o trem está em movimento. Você ganha algum espaço para as pernas e geralmente há um poste para segurar se o passeio ficar difícil. Não há nada de errado em ficar nessa área, a menos que você se recuse a se mover quando o trem chegar a uma parada.
Embora o local tenha seus pontos positivos, ele também traz o negativo de ter que se mover para garantir que as pessoas possam entrar e sair do trem. Qualquer pessoa que se recuse a se mudar para manter seu lugar está apenas arruinando a experiência de trânsito para todos os outros.
4/10 Se possível, ajude os que estão perdidos
Ser um bom ser humano também faz parte do processo de transporte. Todos os dias, muitos turistas e pessoas novas Cidade de Nova York se perder tentando descobrir o sistema de trânsito. Atrasos e alterações do MTA também podem fazer com que um aplicativo forneça informações incorretas.
Se você vir outra pessoa lutando em uma estação de trem ou bairro que você conhece, seria legal ajudá-la. Embora simples para quem está acostumado com o sistema de metrô de Nova York, pode ser bastante difícil de navegar para quem está tentando entender pela primeira vez.
3/10 Não receba telefonemas no trem
O serviço telefônico continua melhorando no subsolo em várias estações. Podemos concordar que é um grande ponto positivo quando verificamos nosso e-mail ou feed de mídia social quando o serviço está aberto, mas também há alguns pontos negativos.
Algumas pessoas não se importam com a experiência dos outros quando têm uma conversa telefônica alta em público. O trem confina todos juntos no mesmo vagão enquanto durar a viagem. Não seja a pessoa que discute com seu amigo sobre o que comer no jantar enquanto os outros tentam evitar o contato visual.
2/10 Standers saem primeiro
Os passageiros que se sentam no trem devem estar atentos à sua posição ao descer do trem. Espere até que a parada seja feita antes de caminhar diretamente para a porta. Os outros passageiros que estão de pé devem ter acesso primeiro à porta se estiverem à sua frente.
Esta regra não escrita é mais importante na última parada de um trem. Se todos estão saindo ao mesmo tempo, não há razão para você sair do seu assento para pular na frente dos que estão de pé durante toda a viagem apenas para vencê-los porta afora. Você já ganhou por ter um assento confortável.
1/10 Não toque música sem fones de ouvido
A pior coisa que alguém pode fazer no trem é tocar música sem fones de ouvido. Todo mundo já esqueceu pelo menos uma vez o fone de ouvido em casa e teve que lidar com o incômodo de não ter música para o trânsito.
Você só tem duas opções realistas nesse cenário – ou compra um par de fones de ouvido baratos para usar durante o dia ou não ouve música alguma. Qualquer pessoa tocando música sem fones de ouvido está forçando outras pessoas a ouvir suas músicas preferidas. Isso é o suficiente para ser odiado por todos em seu trem.