Os comissários de bordo passam muito tempo no ar, o que significa que eles têm muito conhecimento sobre como as coisas funcionam durante o vôo.
Tripulação de cabine, fechem as portas e verifiquem! Voar é um momento emocionante para a maioria e, para outros, é uma experiência assustadora. No entanto, não precisa se preocupar, os comissários de bordo estão à disposição para ajudá-lo no que for necessário. Uma vez que as portas estão fechadas, estamos trancados em um tubo de metal com mais de 100 estranhos e não há como voltar atrás, mas realmente não é tão ruim quanto parece.
Algumas coisas parecem sem importância aos olhos dos passageiros que aos olhos de um comissário de bordo podem significar a diferença entre um voo bom e um voo ruim. Confira estes 10 segredos sobre os segredos das viagens aéreas que apenas os comissários de bordo conhecem e, da próxima vez que voar, fique de olho neles e veja quantos você encontra!
10/10 Garçom, garçom!
Os comissários de bordo desprezam absolutamente o momento em que são tratados como garçons. Sim, elas podem ser as chamadas ‘garçonetes glorificadas’, mas há muito mais em uma comissária de bordo do que aparenta. Seu regime de treinamento é bastante intenso e rigoroso, com um atendente afirmando que se você acertar 90% ou menos na prova escrita, estará fazendo as malas.
Durante o treinamento de 5 semanas e 10 horas por dia, os alunos atendentes não apenas aprendem como atender e cumprimentar os passageiros, mas também aprendem sobre a mecânica de uma aeronave. Então, da próxima vez que estiver em um café, pergunte ao garçom ou garçonete se eles entendem de aeromecânica!
9/10 Pague!
Ao contrário da maioria das crenças, os comissários de bordo não recebem o salário mais alto do mundo, de forma alguma. A certa altura, uma atendente relatou que recebeu $ 38.000 USD, o que mal dá para viver para uma pessoa, muito menos se houver uma família para sustentar.
Esse valor, segundo ela, foi um dos mais bem pagos pelas companhias aéreas nos Estados Unidos. É natural que os comissários de bordo que atendem rotas internacionais recebam mais, mas não tanto quanto pensamos. Eles, no entanto, recebem algumas vantagens de viagem bastante úteis. Alguém disse primeira classe por 10% do preço do bilhete!? Sim por favor.
8/10 Não estou julgando…
Como passageiros, podemos não perceber isso, mas quando estamos fazendo fila para embarcar no avião e, de fato, assim que entramos na aeronave, os comissários de bordo já começaram a questionar todos com base na escolha de roupas.
Claro, calça de moletom e moletom com capuz é mais confortável, mas se você deseja receber um bom serviço, ou mesmo uma possível atualização, não prejudicaria suas chances de apimentar um pouco. Coloque uma calça de algodão e uma camisa decente, seja apresentável e tenha boas maneiras, cumprimente a tripulação a qualquer momento, desde o embarque até o desembarque da aeronave, e você estará mais do que bem!
7/10 Refeições não tão saudáveis
Ao se acomodar no assento 28A e se preparar para a hora da refeição, pense consigo mesmo… o que você está prestes a comer é bom para o seu corpo? A resposta provavelmente será não. Mesmo que lhe sirvam uma salada ou sanduíche de aparência saudável, eles não terão, no fundo, nenhum valor nutricional devido à quantidade de sal, gordura e açúcar encontrados em seu interior.
É um segredo pouco conhecido que, no treinamento, os comissários de bordo são informados de que a comida da companhia aérea não tem benefícios nutricionais. Uma vez a cada poucos meses não será um problema, são mais os passageiros frequentes que podem precisar repensar sua situação alimentar durante o trânsito.
6/10 Posso te ajudar?
Claro, os comissários de bordo estão lá para ajudá-lo com tudo o que você precisa para tornar seu voo mais agradável, todos nós os ouvimos dizer isso pelo alto-falante. Mas são os passageiros que pressionam constantemente o botão de ajuda que fazem cócegas nos nervos dos atendentes.
Alguns até esperam assistência imediatamente após a decolagem ou pouso e tratam o botão como se fosse um jato particular, de acordo com um atendente. Esquecem-se de que há muitas outras pessoas no avião para que possam comparecer.
5/10 Café? Não, obrigado
Quando a pessoa que está servindo diz que não beberia, você provavelmente também não deveria. Embora você possa pensar que uma dose de café é o que você precisa para sobreviver à última hora do voo, pense novamente. Há tantos produtos químicos na água que eles usam no café que está fazendo mais mal do que bem.
Não são apenas os conservantes e outros produtos químicos encontrados, mas o fato de que os tanques de água do avião não são limpos com a frequência que deveriam. Portanto, o resultado final é que, se você se apegar a qualquer coisa que venha de uma lata ou garrafa, vá em frente.
4/10 Polidez não recebe um upgrade
…mas certamente ajuda! Os comissários de bordo dão as boas-vindas e apreciam a generosidade e a gentileza dos passageiros, mas alertam que isso simplesmente não proporcionará o upgrade desejado.
Claro que varia de atendente para atendente, mas o consenso geral é que se houver alguém que seja um membro de fidelidade com uma quantidade significativa de pontos, ou um viajante frequente, ele estará na frente antes de você. Não estou dizendo que ser uma pessoa legal NÃO VAI receber um upgrade, mas é altamente improvável.
3/10 Mantenha suas meias
Por mais que não queiramos pensar nisso, somos humanos. Como humanos, devemos nos livrar de todas as toxinas em nossos corpos. Vou parar por aí, você começa a jist. Os comissários de bordo em todo o mundo estão dizendo aos passageiros para manterem seus sapatos e meias, pois os aviões, que parecem limpos à primeira vista, não são tão limpos quanto pensamos.
Não são apenas as toxinas descartadas, sangramentos nasais, enjôo… um monte de coisas que, francamente, não precisam ser mencionadas. Os aviões são limpos no solo, mas no ar os comissários não têm acesso aos equipamentos de limpeza que fazem no solo.
2/10 Despertar às 4 da manhã
Do lado de fora, a vida de um comissário de bordo parece glamorosa; sendo pago para viajar e passar a noite em uma nova cidade. Para alguns atendentes internacionais, este pode ser o caso, no entanto, são os atendentes domésticos e de curta distância que suportam o fardo de acordar cedo pela manhã, tempo longe de casa – da família e longas escalas.
De fato, uma atendente disse que houve um período em que sua vida profissional consistia em voar de Los Angeles para o Havaí à meia-noite, 3 horas de descanso e voltar para Los Angeles… diversão.
1/10 Brincando de médico
Embora os comissários de bordo sejam totalmente qualificados e treinados, eles não são médicos. Ao dizer isso, eles fazem o possível para manter a saúde geral e o bem-estar de todos os passageiros a bordo. Eles fazem isso, segundo um atendente, avaliando a idade e os sinais e sintomas de qualquer possível doença contagiosa, e você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que eles identificam.
O que acontece se eles ‘pegarem’ alguém? Bem, há uma das duas opções. A primeira, se a condição for altamente contagiosa, os comissários de bordo têm o direito de rejeitar o passageiro do voo, mas ninguém quer fazer isso. A segunda opção é isolar o passageiro, decisão que só é viável se houver espaço no avião. Não se preocupe, porém, eles estão fazendo tudo o que podem para evitar um surto a bordo!