O Havaí é mais do que apenas esportes aquáticos e vulcões. É o lar de muitos templos para relaxar, orar ou explorar novas culturas.
O Havaí em si não precisa de muita introdução. Ele é encontrado na lista de muitos, especialmente os amantes da natureza que o visitam para mergulhar, andar de barco, experimentar a vida selvagem diversificada e algumas das caminhadas mais surpreendentes do mundo em meio a seus muitos vulcões. O que alguns viajantes podem não saber em sua visita ao Havaí é que ele também abriga um grande número de templos devido à proximidade relativamente próxima do país com a Ásia e aos muitos imigrantes que passaram pelo Havaí durante os primeiros estágios da globalização. Alguns são budistas ou hindus e vêm em variedades chinesas, japonesas, coreanas, tailandesas ou até mesmo laocianas. Aqui estão alguns dos templos do Havaí que merecem uma visita.
10/10 Templo Byodo-In
Byodo-In foi criada em 1968 em conjunto com o 100º aniversário da primeira chegada de imigrantes japoneses ao Havaí. Este templo budista, que apareceu em muitos programas de TV como “Hawaii Five-0”, está magnificamente situado entre as montanhas Koolau e recebe calorosamente os visitantes com suas flores desabrochando, jardins tranquilos e lagos de carpas. Os visitantes são então atraídos para dentro pelo cheiro de incenso antes de se depararem com um Buda dourado de 18 pés de altura. Não se esqueça de tocar o sino de latão de 3 toneladas do lado de fora da porta para dar sorte.
9/10 Templo Hsu Yun
A construção de dez anos da Associação Budista Chinesa do Templo Hsu Yun do Havaí ocorreu ao longo da década de 1960 e afirma ser o primeiro Salão Budista Chinês no mundo ocidental. Ele serve como um ótimo lugar para limpar a mente com um passeio relaxante pelas flores de lótus antes de entrar, admirar o templo e queimar algum incenso ao som de monges cantando se alguém chegar na hora certa. Este templo se distingue dos templos japoneses próximos devido ao seu esquema de cores relativamente mais brilhante e ousado.
8/10 Templo e Museu Wo Hing
Este templo, originalmente construído em 1912 e reformado em 1983, já serviu como ponto de encontro para os trabalhadores chineses das plantações de açúcar no Havaí e permanece aberto aos visitantes. Os hóspedes podem entrar no templo pelo andar inferior, adornado com estátuas de leões cerimoniais e uma de Sun Yat-sen (conhecido como o pai da China moderna), junto com fotos antigas e outros itens que documentam tempos passados no prédio. A seção do templo é encontrada no andar de cima e contém o único altar taoísta em Maui.
7/10 Templo Kuan Yin
Kuan Yin (que se traduz como Deusa da Misericórdia) oferece um refúgio de consolo na movimentada Vineyard Boulevard em Honolulu. Os visitantes têm permissão para entrar e acender um incenso durante a visita aos lindos terrenos e templo com figuras de Buda no interior cercadas por oferendas de frutas. Convidados sortudos podem chegar em um dia em que os monges estejam servindo Jai, um prato vegetariano que compõe grande parte de sua dieta. A entrada é gratuita, mas doações de flores, frutas ou dinheiro são sempre bem-vindas.
6/10 Templo Mu Ryang Sa
Templo Mu Ryang Sa é o maior templo budista coreano encontrado fora da Coréia. O local de 1,5 acres é o lar de muitos monges praticantes e é conhecido por suas mais de 1.000 estátuas de pequenos discípulos encontradas em seus terrenos. Serve como um ótimo lugar para quem procura um lugar para fugir das preocupações da vida e relaxar em meio a suas lagoas cheias de flores vibrantes e tartarugas e seu colorido Pagode da Paz, uma réplica de um importante templo da Coréia.
5/10 Templo Koganji
O Templo Koganji, como é conhecido hoje, foi fundado em 1982, mas seus fundadores têm prestado ativamente serviços budistas no Havaí desde 1963. Tornou-se um dos templos japoneses mais reconhecidos na área e serve como um local ideal para aqueles que procuram dar um passo sério para uma vida de budismo. Visitantes casuais também são certamente incentivados, e o templo abriga uma longa lista de eventos anuais, como a popular Dança Obon em julho/agosto.
4/10 Templo de Laie Havaí
Templo de Laie Havaí é um paraíso opulento para os mórmons no Havaí e o primeiro de seu tipo construído fora dos Estados Unidos continental. Além do próprio templo opulento e inspirador, seus jardins verdejantes e espelhos d’água são um ótimo lugar para explorar. Somente os mórmons têm permissão para entrar no templo, mas visitantes casuais são totalmente bem-vindos para participar de passeios públicos pelos terrenos circundantes.
3/10 Mosteiro Hindu de Kauai
O Mosteiro Hindu realmente parece uma fuga mística em seus 363 acres cheios de flores, rios, cachoeiras e esculturas, incluindo uma bela estátua de granito esculpida de 3,6 metros de um deus hindu. O terreno está aberto para visitas autoguiadas para quem deseja dar um passeio, mas o templo em si só está disponível para visita após chegar à propriedade com antecedência.
2/10 Templo budista tailandês Havaí
O templo budista tailandês do Havaí é uma joia um tanto escondida em Pearl City. Além de ser um ótimo destino para admirar a sensação de entrar em um templo budista, ele realmente transporta os visitantes para a Tailândia com seus vendedores de comida aos domingos de manhã. Na verdade, o templo é mais popular por ser uma fonte de algumas das comidas tailandesas mais autênticas do Havaí. Os visitantes devem agir rápido, pois os alimentos tendem a esgotar na hora do almoço.
1/10 Wat Lao Sithammaram Havaí, Oahu
Wat Lao é um local favorito na cidade de Waipahu. Este templo budista Theravada é um ótimo lugar para visitar para os interessados na religião ou nas culturas do Sudeste Asiático de lugares como Laos, Camboja ou Tailândia, pois esses são alguns dos idiomas que serão ouvidos no local. Além de ser um lugar para relaxar, orar ou ver pontos turísticos interessantes, o templo é conhecido por vender pratos do Sudeste Asiático aos domingos.