A Catedral de Notre Dame está passando por grandes reparos após o incêndio, mas esta não é a primeira vez que foi restaurada.
O incêndio de Notre Dame, que começou em 15 de abril de 2019, causou uma grande quantidade de destruição na histórica catedral. A construção do monumento começou em 1160 e terminou em 1345, completando hoje Notre Dame 856 anos. No momento em que este livro foi escrito, não está claro o que causou o incêndio, mas os relatórios mais recentes afirmam que um curto-circuito elétrico das reformas atuais pode ser o culpado por esse evento devastador.
A reforma de Notre Dame começou no final de 2018 e ainda estava em andamento quando o incêndio começou. A maioria das pessoas não percebe que a reforma atual é apenas uma em uma longa lista de reconstruções e reconstruções pelas quais Notre Dame passou desde sua ressurreição. Notre Dame foi reconstruída e remodelada mais de dez vezes ao longo dos anos.
Desde o nascimento das icônicas gárgulas de pedra até a reforma dos vitrais, aqui estão dez vezes que a Catedral de Notre Dame passou por reformas.
10/10 10. Renascimento
Notre Dame levou mais de 200 anos para ser concluída, com a maior parte de seu trabalho sendo realizada durante o período gótico. Este período se originou na França do século XII e se estendeu até o século XVI, razão pela qual muitos dos projetos arquitetônicos refletem o estilo gótico histórico.
Em meados do século 13, um contraforte voador de 49 pés do coro foi adicionado à catedral, o que ajudou a suportar o peso do telhado. Os contrafortes originais foram então substituídos no século XIV. E porque o tema gótico acabou ficando fora de moda durante o Renascimento (1300 – 1600), os pilares góticos foram cobertos com tapeçarias. O santuário foi reorganizado e o coro foi reconstruído também em mármore nessa época.
9/10 9. A Destruição da Revolução Francesa
Em 1699, o rei Luís XIV decidiu fazer grandes reformas na igreja. Uma cerca de ferro forjado foi montada, túmulos foram retirados da nave da igreja e o coro foi ampliado. Novos móveis e pinturas foram adicionados, incluindo o atual altar-mor e pinturas as famosas pinturas da Virgem Maria de Antoine de La Porte. Uma estátua de São Cristóvão também foi destruída em 1793.
Na década de 1790, após a Revolução Francesa, Notre Dame foi alvo de destruição em massa. Foi profanado por aqueles que se opunham a tais crenças. Como resultado, muitas de suas imagens religiosas foram destruídas. Vinte e oito estátuas de reis bíblicos no extremo oeste de Notre Dame foram decapitadas. Os altares com a Virgem Maria foram substituídos pela Deusa da Liberdade e todas as outras grandes estátuas da fachada foram destruídas. Durante esse tempo, Notre Dame foi simplesmente usada como armazém.
8/10 8. Remodelações do Séc. XIX
Embora o legado arquitetônico de Notre Dame já fosse amplamente reconhecido, este monumento histórico tornou-se cada vez mais conhecido após a publicação de Notre-Dame de Paris por Victor Hugo. Em inglês, o nome desse romance é mais conhecido como O Corcunda de Notre Dame. O romance é muito mais gráfico do que o Animação Disney 1996mas, no entanto, a história trouxe mais fama para Notre Dame.
Por causa de sua exposição recente, Eugène Viollet-le-Duc supervisionou uma reforma na catedral. O enorme projeto de restauração durou quase vinte anos, com reformas no edifício ocorrendo entre 1844 e 1864.
7/10 7. Renovações Modernas
Devido à poluição do ar em Paris durante os séculos 19 e 20, o exterior de Notre Dame começou a se deteriorar. A última restauração do exterior foi durante uma limpeza detalhada de fuligem e sujeira em 1963, que trouxe de volta a cor esbranquiçada original do exterior. Gárgulas também começaram a ficar instáveis junto com várias torres. Assim, a partir de 1991, iniciou-se um projeto de renovação de Notre Dame que não terminaria até 1999.
Durante esse tempo, a maior parte do exterior da catedral foi substituída. A incorporação de novos elementos de fachada, como blocos de calcário, foi tratada com delicadeza para que a arquitetura histórica permanecesse imperturbável. Mesmo assim, as pessoas diziam que as reformas em Notre Dame haviam começado tarde demais, pois a alvenaria dentro da torre estava sendo sustentada apenas por uma grade. Esta torre (que desabou no incêndio de 2019) foi originalmente removida em 1786 por ser instável e foi reconstruída em 1860.
Para a renovação de dez anos na década de 1990, Notre Dame foi retrabalhada de dentro para fora. Um sistema de fios elétricos foi adicionado ao telhado do prédio para afastar os pombos e um sistema computadorizado foi adicionado ao famoso órgão de tubos dentro da catedral.
6/10 6. Os Sinos
Uma das características mais significativas de Notre Dame são seus sinos. Existem dez sinos associados à catedral. Cada um tem seu próprio nome e é usado para vários eventos, como casamentos e funerais. Um em particular – um enorme sino bourdon chamado Emmanuel – sobreviveu a várias reformas e catástrofes (ou seja, a Revolução Francesa). Este sino remonta ao século XV, mas na verdade foi reformulado por ordem do rei Luís XIV em 1681.
Durante a Revolução Francesa (possivelmente o evento mais destrutivo para Notre Dame), sinos foram derretidos para fazer canhões. Quatro que haviam sido destruídos foram substituídos em 1856 e não foram restaurados novamente até a restauração do século XIX.
5/10 5. Vitrais
Apesar da tragédia do recente incêndio de 2019 que resultou na destruição dos famosos vitrais de Notre Dame, essas não são as estruturas originais como muitas pessoas acreditam. Nenhum dos vidros originais permanece.
No final da década de 1240, Jean de Chelles acrescentou a primeira rosácea. No entanto, os vitrais coloridos dos séculos XII e XIII foram eventualmente substituídos por janelas de vidro branco. Isso foi feito por volta de 1540 para trazer mais luz para a catedral. Essas janelas tiveram que ser restauradas, refeitas e reimaginadas várias vezes.
Existem três vitrais rosa que possuem o maior significado histórico em Notre Dame. Alguns desses vidros medievais foram destruídos durante a libertação de Paris em 1944 e tiveram que ser substituídos. Eventualmente, todos eles foram substituídos no século XIX. No incêndio de 2019, essas três janelas permanecem intactas, embora ligeiramente danificadas. Um tem que ser desmantelado e outros que foram destruídos têm pouco significado histórico.
4/10 4. Órgão de tubos
Os órgãos de tubos na igreja de Notre Dame têm sido um fator importante desde que o primeiro foi implementado. No entanto, estes foram renovados muitas vezes ao longo dos anos devido à idade e desgaste. Um dos primeiros órgãos de Notre Dame, criado por Friedrich Schambantz em 1403, foi substituído na década de 1730. Várias paradas (ar pressurizado dentro do órgão) foram substituídas em 1904, e sopradores elétricos foram instalados dentro dos órgãos na década de 1920.
Para reformas modernas, Jean-Loup Boisseau cuidou para que os órgãos de tubos de Notre Dame fossem completamente reconstruídos. Um novo console foi instalado, teclados manuais foram adicionados e várias paradas foram adicionadas aos órgãos para influência moderna.
3/10 3. O Pináculo e as Gárgulas
O incêndio de 2019 causou o colapso da torre de Notre Dame, localizada acima do altar. A torre foi construída no século 13, mas na verdade foi removida em 1786 por causa de seu estado vulnerável. Foi substituído durante as reformas do século XIX e pesava cerca de 750 toneladas.
Gárgulas de Notre Dame não foram adicionados até 1240, com o único objetivo de redirecionar a chuva do telhado e longe do edifício para impedir a erosão. As gárgulas de pedra sofreram destruição maciça durante a Revolução Francesa e muitas das gárgulas mais grotescas foram removidas nos séculos XVII e XVIII.
2/10 2. Renovação do sino de 2013
O estado do sino de Notre Dame era tão lamentável que, em 2013, todos os dez sinos passaram por um grande projeto de reforma. Os sinos já haviam sido retrabalhados durante o projeto de restauração do século 19, mas depois de tantos anos, eles precisavam urgentemente de atenção.
Os quatro sinos que foram originalmente destruídos durante a Revolução Francesa e restaurados durante o século 19 foram totalmente substituídos em 2013. Cada um desses quatro sinos foi derretido e reformulado em bebida para comemorar o 850º aniversário de Notre Dame. Os sinos foram redesenhados para trazer o som original do sino do século XVII.
1/10 1. Projeto de Restauração 2018
Antes do incêndio de 2019, Notre Dame estava passando por uma reforma de 100 milhões de euros (112 milhões de dólares) que começou no final de 2018. Atualmente, Notre Dame recebe dezenas de milhões de visitantes por dia. Como a última reforma foi no século XIX, a segurança estrutural do edifício estava em questão. A maioria das preocupações recentes dizia respeito à década do edifício, que estava se deteriorando devido à poluição de Paris. Seis milhões de euros foram reservados estritamente para renovar a torre que acabou desabando durante o recente incêndio de abril.
Por causa da reforma de 2018, muitas estátuas e tesouros foram removidos do prédio e, felizmente, não foram destruídos. Os bombeiros salvaram paredes, fachada, órgão de tubos, torres, contrafortes e vitrais. No entanto, observou-se que Notre Dame estava a apenas 15 minutos da devastação estrutural total.