Entre seus muitos amores estavam também os alimentos que ele desprezava totalmente, dos quais ele tornou bem conhecido do público em geral.
Um ícone gastronômico muito amado e chef incomparável, Anthony Bourdain abalou o mundo não apenas com sua paixão pela comida, mas também com sua atitude. Conhecido por ser sarcástico e brutalmente honesto, Bourdain nunca foi o tipo de chef ou homem que fica sem falar o que pensa. Foi isso que levou ao grande sucesso de seus programas de televisão, bem como aos laços aparentemente inquebráveis com aqueles que conheceu durante uma viagem ao exterior. Como um caçador de emoções, ele fez de sua missão tentar quase tudo, desde que não fosse algo que também pudesse funcionar como animal de estimação de alguém (ele jurou nunca comer gato ou cachorro, não importa o quanto fosse uma iguaria). . Essa era a paixão que seus fãs amavam nele; a maneira fácil como ele parecia se encaixar em qualquer cultura para mostrar ao mundo como a comida – e a vida – poderiam realmente ser.
Entre seus muitos amores estavam também os alimentos que ele desprezava totalmente, dos quais ele tornou bem conhecido do público em geral. Sentir-se envergonhado por amar ou odiar uma determinada coisa não era algo pelo qual ele era conhecido, e é por isso que ele falava abertamente sobre seus pratos favoritos. O medo da opinião pública deve ter sido a última coisa em sua mente, porque ele não tinha medo de contar a ninguém o que pensava.
Bourdain era único e aqueles que o conheceram dizem que a melhor maneira de homenageá-lo é comer e saborear a comida como ele. Portanto, estamos trazendo a você os pratos mais amados e odiados, para que você possa trazer um pouco da aventura Bourdain para sua própria vida.
25/25 Amado: Choucroute Garnie, chucrute com carnes mistas
Não era segredo que Bourdain gostava de suas carnes e isso não significava que precisassem ser algo extraordinário. Sabores confusos não eram seu forte e choucroute garnie era um prato muito apreciado. Esta refeição francesa consiste em chucrute refogado e carne de porco e linguiça curada. O sabor, simples mas discreto, é algo que faz da carne a estrela deste prato. Sua simplicidade não permite que um sabor se sobreponha a outro, tornando-o um alimento rápido e reconfortante para os visitantes da França.
24/25 Ama: Pastrami, porque tem gosto de casa
Claro, pastrami tinha que estar nesta lista. Qualquer verdadeiro nova-iorquino sabe como é pegar um (verdadeiro) sanduíche de pastrami da delicatessen, elevando-se com carne suculenta, chucrute e boa mostarda entre o pão de centeio. Bourdain costumava postar em seu Instagram sobre seu amor pela comida caseira, dizendo: “não há lugar como o lar”. Para aqueles que tiveram a sorte de se envolver nesta delícia específica de Nova York, eles sabem muito bem como isso é verdade.
23/25 Odiado: Nashville Hot Chicken foi considerado extremo
Você pode culpar um cara por odiar algo que foi projetado para agradar a todos os gostos que você tem? Por si só, o frango frito tem um sabor tremendo quando executado corretamente e fornecerá o equilíbrio perfeito entre crocância e carne macia e suculenta. No entanto, Bourdain tinha um problema sério quando se tratava de empilhar o tempero. Ele achou realmente pouco apetitoso e compartilhou uma palavra de cautela com os possíveis recém-chegados ao prato: “A menos que você tenha três ou quatro dias para passar no banheiro, eu realmente desaconselho isso.”
22/25 Adorei: Leitão assado, o sabor é irreal
Isso foi bem proclamado em um episódio de No Reservations, quando Bourdain viajou para Ibu Oka em Bali e experimentou seu leitão assado. Aqui, não escondia o quão deliciosa era esta carne de porco e quem o conhecia sabia o quanto adorava a sua carne de porco. O restaurante continuou a ter filas depois que ele saiu, atribuindo sua crescente popularidade em parte devido à sua visita. Após uma crítica estelar de um chef tão renomado, Ibu Oka continua a prosperar.
21/25 Amado: Caio E Pepe, Simples e Satisfatório
Alguns consideram este prato a marca registrada de uma noite na cozinha, chamando-o também de uma espécie de macarrão da meia-noite. O processo leva apenas alguns minutos e, ao final, você terá um prato de massa rico e saboroso que não exigiu nenhum esforço. Alimentos simples e reconfortantes como esse aparentemente estavam no topo da lista de Bourdain, e sua afeição por essa massa, em particular, era bem conhecida. Qualquer um que tenha raízes na Itália também reconhecerá e entenderá isso – é provável que seja visto como uma refeição rápida durante a semana.
20/25 Odiado: Não Use Óleo de Trufa
Curiosamente, o óleo de trufas era um dos condimentos que estavam na lista de “não usar” de Bourdain. Em um episódio de The Tonight Show, ele anunciou sua antipatia pelo óleo na televisão nacional, dizendo que é “quase tão comestível quanto Astroglide e feito da mesma coisa”. Quem conhece trufas sabe como é difícil encontrá-las, tornando o óleo trufado puro uma raridade extrema. Levando isso em conta, ele pode não ter ido muito longe com sua comparação…
19/25 Adorei: Sushi, especificamente de Sukiyabashi Jiro em Tóquio
Se você é um fã ferrenho, reconhecerá este restaurante do documentário Jiro Dreams of Sushi. Este é o mesmo lugar que Bourdain se referiu como um lugar que ele iria se estivesse fazendo sua última refeição, e por um bom motivo. Era um de seus restaurantes favoritos, provavelmente porque toda a comida era feita na hora. Em termos de sabor, os chefs do Jiro forçam os limites e garantem que tudo esteja impecável antes de sair da cozinha. Com apenas dez assentos no balcão, é fácil ver por que as reservas são necessárias apenas para conseguir uma vaga.
18/25 Amado: Jamon Iberica, uma especialidade na Espanha
Quando perguntado sobre seus lugares favoritos para viajar, Itália e Espanha estavam no mesmo nível de seu país favorito, o Vietnã. Na Espanha, Bourdain falou da mesma charcutaria simples que todo mundo que tem a sorte de experimentar na visita: Jamon Iberico. Este presunto curado é encontrado apenas na Itália (a menos que você gaste milhares para importá-lo) e é feito de porcos que comem apenas bolotas, conferindo seu sabor delicioso e único. Além disso, Bourdain falou sobre como a alimentação casual e descontraída é no país, tornando-a muito mais uma experiência.
17/25 Odiado: molho de rancho é o diabo
Este é um sentimento que provavelmente será compartilhado com muitas pessoas, enquanto outras ficarão surpresas ao saber da verdadeira opinião do chef. O molho ranch é melhor quando feito do zero, mas mesmo assim Bourdain o detestava, dizendo que é “o que há de errado com a América”. Ele alegou que não entendia verdadeiramente o sabor e não conseguia imaginar um cenário em que pudesse melhorar o sabor de qualquer coisa. Compreensivelmente, um vinagrete fresco é muito melhor do que uma mistura de leitelho e maionese, mas ai.
16/25 Adorei: Surpreendentemente, um hambúrguer do Shake Shack
Só porque ele era um chef de renome mundial não significa que Bourdain desaprovasse as maravilhas do fast food do mundo. O Shake Shack é conhecido por seus hambúrgueres clássicos e é amado por uma quantidade surpreendente de gourmets. Embora estejam um grande passo acima do castelo branco, ainda é fast food, mas de acordo com Bourdain, este era um local popular para ele e sua família. Deve-se notar que tinha que ser um hambúrguer “bom” do Shake Shack – Não podemos imaginar qual seria a reação dele se ele tivesse comprado um ruim.
15/25 Odiado: um sanduíche de clube é apenas para o clube não legal
A maneira como Bourdain descrevia um sanduíche era como algo semelhante a um brinquedo do diabo. Não só era excessivamente em camadas para aqueles que estavam com fome extra, mas também apresentava uma fatia de pão interior que parecia irritá-lo da pior maneira possível. Qualquer pessoa que já comeu um club sandwich sabe que esse pão apenas adiciona deslizes desnecessários ao processo de alimentação, tornando-o irritante quando você já está com uma fome incrível.
14/25 Amado: ovos em praticamente qualquer coisa
O chef acreditava no fato de que os ovos fariam qualquer coisa melhor. Embora alguns chefs não acreditem nisso – como Guy Fieri, que odeia ovos e gemas em particular – Bourdain pensava de forma diferente. Ele exclamaria abertamente que um ovo melhoraria um prato e, embora tecnicamente não possa ser considerado uma de suas coisas favoritas para comer, pode definitivamente ser considerado um aditivo favorito. Teríamos que concordar … Se você nunca comeu um ovo com ramen, obtenha uma estatística.
25/13 Odiado: a intervenção divina é necessária para a salada Caesar de frango
Simplesmente não havia como contornar isso. Bourdain desprezava a ideia de frango em uma salada Caesar porque, inevitavelmente, o próprio frango acabaria seco, sem sabor e intragável. Na verdade, ele odiou tanto essa ideia que a adicionou à sua lista pessoal de “Crimes contra a alimentação”. Uma seção de Appetites, seu livro de receitas, é reservada para esse crime específico, sobre o qual ele escreve: “Deus não quer que você coloque frango no seu César”.
25/12 Adorei: quanto mais fedorento for o queijo, melhor
Como alguém que trabalhou em uma loja de queijos, não há como negar que o queijo pode ser muito fedorento. O que muitas pessoas não percebem é que o cheiro de um queijo é extremamente indicativo da condição do queijo, e há uma diferença entre amônia – ruim – e mofo ou com cheiro de meia suja – bom. O cheiro é apenas um indicador do nível de sabor do queijo, bem como do processo de fabricação do queijo, durante o qual envelhecer, embrulhar ou trazer pode trazer esses cheiros fortes. Isso é algo que Bourdain conhecia bem e fez questão de contar ao mundo.
25/11 Adorei: Mac ‘n Cheese do Popeye’s
Outra comida reconfortante que estava no topo da lista do chef era o macarrão com queijo. Não apenas qualquer mac ‘n cheese, porém – Bourdain tinha uma afinidade com a delícia pegajosa e brega que só poderia ser entregue por uma rede de fast food. Popeye’s, em particular, era o seu destino. Do qual, ele disse que tinha uma “atração profana e culpada”. Ele chegou a admitir que se vestiria o máximo que pudesse para entrar furtivamente em um desses restaurantes apenas para satisfazer seu desejo.
25/10 Odiado: um bife bem passado é lixo
Os Estados Unidos se divertiram muito com a consternação de Bourdain depois de ouvir sobre o gosto particular de um certo presidente por carne bem passada e, de repente, o mundo soube da devoção do chef à carne. Ele afirmou que a forma como um homem come seu bife é “uma janela para sua alma”, expressando uma crença profunda de que a forma como você cozinha sua carne revela muito quem você é. Embora esteja para ser provado se aqueles que comem um bife bem passado são ou não os piores tipos de pessoas, é verdade que você destrói o sabor essencial da carne ao fazer isso… O que é mais ou menos a mesma coisa.
25/09 Amado: Bun Thai do Vietnã
Em 2016, Bourdain tinha uma lista de “Pratos dos Sonhos” para um mercado de alimentos. Deles, Bun Thai era um. Seu amor pelo Vietnã não era segredo e ele amava a comida que é criada lá e a paixão que envolve criá-la. Bun Thai, um prato simples, mas extraordinariamente saboroso , estava no topo de sua lista de alimentos mais amados. Foi retratado em seu Instagram e, para ser sincero, também nos deixou com fome.
25/08 Odiado: não se preocupe em fazer ketchup do zero
Bourdain criticou certos restaurantes nos Estados Unidos por tentar pegar algo que estava bom em uma garrafa e transformá-lo em uma espécie de iguaria. Você encontrará um número crescente de estabelecimentos alimentícios procurando fazer ketchup do zero, e isso era algo que Bourdain acreditava ser inútil. Na verdade, era uma das coisas que ele evitava quando comia fora. Ele gostava da simplicidade dos pratos americanos básicos e se recusava a combiná-los com uma base de tomate.
25/07 Amei: Peito de Carne e Sopa Wonton de Camarão de Hong Kong
A culinária asiática, em geral, estava no topo da lista de comidas favoritas de Bourdain e as sopas estavam lá em cima. Todo mundo adora um bom peito bovino, mas algo mágico acontece quando esse pedaço de carne macia é adicionado a uma saborosa sopa de wonton. Maks Noodle em Honk Kong fez um prato que recebeu muitos elogios e foi digno do Instagram para o chef; tanto que foi explorado para seu próprio mercado. A prova está na foto e dá água na boca.
25/06 Amado: Char Kway Teow de Cingapura
Cingapura é mais um destino que impressiona no que diz respeito ao sabor. Lá, você encontra o Hill Street Fried Kway Teow, um restaurante que faz um prato chamado Char Kway Teow. Este prato animado tem uma grande variedade de ingredientes, como berbigão, linguiça chinesa, torresmo de porco, macarrão plano e até um ovo para completar, como era tradição de um dos amores de Bourdain. Este prato não apenas parece bom, embora interessante, mas também parecia incrível.