A qualidade da água potável pode variar bastante em todo o mundo.
É muito fácil não dar valor à água limpa da torneira. Fazemos nosso café da manhã com ele e enchemos nossas bandejas de cubos de gelo para manter nossas bebidas de verão frescas, mas, por mais segura que seja a água potável em nosso país, você não deve fazer essa suposição durante a viagem. A água da torneira tem uma qualidade diferente em cada estado dos EUA, então você provavelmente deve se preparar para o fato de que a qualidade da água potável pode diferir bastante em todo o mundo.
Beber menos do que água sanitária em suas viagens pode atrapalhar seus planos de férias. Água de torneira insegura pode significar contrair problemas estomacais ou pior. E é importante lembrar que beber água diretamente da torneira em certos países não será o único culpado por uma dor de estômago – pedir saladas que foram lavadas no material e gelo em seu coquetel de férias pode ser arriscado em áreas onde a água pode ser contaminado.
Para garantir a segurança na hora de viajar, vale sempre a pena comprar garrafinhas de água para se manter hidratado aonde quer que você vá. A boa notícia é que existem muitos países que oferecem água potável de excelente qualidade, quase tão boa (se não melhor) quanto a engarrafada. Para ficar seguro e evitar adoecer em suas merecidas férias, dê uma olhada neste breve guia sobre o melhor e o pior da água potável em todo o mundo.
30/30 Noruega (A-Ok)
A Escandinávia como um todo é o lar de alguns dos ar mais claros e de melhor qualidade do planeta, então faz sentido que seu abastecimento de água seja igualmente intocado – especialmente no paraíso mais ao norte que é a Noruega.
A água da torneira norueguesa tem a reputação de ser uma das mais seguras (e saborosas) de seu tipo. A Noruega é tão dedicada a manter a água potável cristalina que a sua água engarrafada mais popular, a ‘Voss’, é vendida sem filtrar e sem tratar – basta passar pelo crivo da própria natureza. #NoFilterNoruega
29/30 Paquistão (Evite)
O Paquistão, infelizmente, sofre de uma enorme lacuna entre as metades mais ricas e mais pobres da população e, como resultado, os recursos básicos e de higiene são bastante escassos em todo o país. Cerca de 35% da população não tem acesso a água potável.
Pior ainda, até mesmo algumas variedades de água engarrafada no país foram consideradas impróprias para consumo humano, com vestígios de arsênico sendo descobertos em certas marcas. Os viajantes são encorajados a ferver a água da torneira que pode ser tratada de forma insuficiente ou usar comprimidos de purificação. Mas, principalmente, a água da torneira no Paquistão não vale o risco.
28/30 Letônia (A-Ok)
A Letônia é famosa por suas lindas praias cênicas e sua reputação de água potável é quase tão boa entre os viajantes. A bela e movimentada capital Riga mantém seu abastecimento de água em um padrão incrivelmente alto – monitorando e testando regularmente a qualidade da água da fonte à torneira.
Os níveis de água no país são administrados até o enésimo grau para garantir que residentes suficientes tenham acesso a água potável limpa e purificada. Bom trabalho quando você tem cerca de um zilhão de praias de areia branca para explorar aqui!
27/30 Turquia (Evitar)
Embora as principais cidades da Turquia tenham muitas estações de filtragem de água instaladas, a água potável é amplamente relatada como um sucesso e um fracasso em termos de segurança. Embora a água da torneira em áreas como Istambul e outras áreas da cidade não seja considerada tão tóxica quanto em outros países mencionados aqui, é melhor abordá-la com cautela (isso também vale para o gelo nas bebidas).
O problema da falta de água potável na Turquia deve-se principalmente à má qualidade dos canos de água em certos locais. A tubulação antiquada pode correr o risco de contaminação por chumbo e outros patógenos invisíveis a olho nu. Atenha-se à água engarrafada para estar no lado seguro.
26/30 Dinamarca (A-ok)
Existem muitas razões pelas quais a Dinamarca foi apelidada de um dos “países mais felizes do mundo”, e uma delas pode estar ligada ao fato de que sua água potável é o joelho da abelha. A água que cerca a icônica estátua da Pequena Sereia de Copenhague pode não ser para consumo, mas para a água potável dinamarquesa – é considerada tão limpa que supera a água engarrafada (em sabor e qualidade).
A maioria dos restaurantes e cafés que você visita na Dinamarca – especialmente na capital – servirá orgulhosamente água da torneira acima da garrafa em qualquer dia da semana. Até a água da torneira parece ‘hygge’ para nós!
25/30 Hungria (Evitar)
O conselho para quem viaja para a Hungria é que a água da torneira segura é restrita principalmente às grandes cidades. Embora a água potável em Budapeste seja geralmente de boa qualidade, acredita-se que o abastecimento natural de água nas aldeias e ilhas vizinhas da Hungria não seja uma aposta tão segura.
De acordo com estudos nacionais de saúde pública na Hungria, cerca de 30% da água potável pública do país não atendeu aos requisitos da UE e testes descobriram que o abastecimento de água rural contém arsênico e outros contaminantes nocivos.
24/30 Sérvia (Evitar)
Tal como acontece com o abastecimento de água da Hungria, a qualidade é melhor nas principais áreas urbanas da Sérvia, mas os viajantes são aconselhados a optar por água engarrafada selada para estar do lado seguro. Freqüentemente, a água potável que pode ter sido rotulada como ‘insegura’ para consumo também se refere ao fato de que os visitantes estrangeiros não estarão imunes ao abastecimento de água local, causando, na melhor das hipóteses, dores de estômago.
Vá para o interior da Sérvia, no entanto, e você pode não querer arriscar beber o suprimento local. As áreas rurais tendem a ter níveis mais altos de poluentes na água, portanto, cuide da sua saúde e compre engarrafada.
23/30 Suécia (A-ok)
Dos pontos movimentados da cidade aos resorts nas montanhas, a Suécia é um país que possui água inabalavelmente limpa. Na maioria dos casos, todas as formas de água, exceto a engarrafada, são muito superiores em sabor e qualidade à sua rival comprada em lojas.
A água da torneira sueca de alta qualidade na maioria dos lares vem com pouca ou nenhuma bactéria – mesmo na capital. Viajantes pelas áreas rurais e mais montanhosas da Suécia podem notar um leve sabor salgado na água da torneira, mas isso é um sinal de que o suprimento é rico em minerais e, portanto, incrível para você!
22/30 Egito (Evitar)
A água potável na capital egípcia pode ter um gosto estranho e até um pouco desagradável para os viajantes, pois é altamente clorada antes de chegar ao seu copo. Apesar do gosto estranho, porém, o abastecimento de água do Cairo é relativamente seguro para beber. Mas em outras partes do país, é melhor evitar a água direto da torneira.
Felizmente, mesmo as menores cidades do país vendem várias variedades engarrafadas a um preço acessível;
21/30 Camboja (Evitar)
Infelizmente, 84% dos cambojanos não têm acesso a água potável segura e limpa e 5% da população depende de abastecimento de água engarrafada.
Apesar de um bom período de chuvas durante a estação das monções e do rio Mekong fluindo pelo país, a falta de tecnologia e recursos de tratamento de água no Camboja levou a uma crise hídrica. Os viajantes para esta parte do mundo são aconselhados a usar pastilhas de purificação de água e a consumir apenas água engarrafada com um selo serrilhado.
20/30 Nova Zelândia (A-Ok)
Se ainda não ficou claro como os lindos lagos e rios nas montanhas da Nova Zelândia aparecem quando você navega pelo Pinterest, podemos verificar para você agora que a água potável deles é tão bonita quanto o próprio lugar.
Da mesma forma que na Suíça e no Canadá, a população da Nova Zelândia é bastante esparsa – há notoriamente mais ovelhas do que pessoas! – e as pessoas estão seguras para saborear uma abundância de água pura da geleira em suas viagens e água da torneira lindamente pura em casa.
19/30 Montenegro (Evitar)
Montenegro possui paisagens montanhosas e praias majestosas, mas tenha cuidado com o que você pede em um bar à beira-mar, porque o gelo ou a fatia de limão lavada em seu coquetel pode significar uma dor de estômago pelo resto de suas viagens.
Apesar da abundância de águas superficiais naturais dos vários lagos e rios do país, a qualidade da água encanada de Montenegro é prejudicada pela falta de instalações adequadas de tratamento de águas residuais, dificultando a filtragem dos rios já poluídos e de outras fontes.
18/30 Áustria (A-Ok)
Um dos locais mais pitorescos e deslumbrantes do mundo também abriga (surpresa surpresa) muita água potável de qualidade gloriosa. A própria Lei da Água Austríaca do governo austríaco foi criada propositalmente para proteger seus recursos hídricos e continuamente testar e retestar sua água regularmente para garantir que seja a melhor possível.
Entre a leitura das melhores cafeterias de Viena, um humilde copo de água da torneira em casa fornecerá uma bebida tão deliciosa quanto qualquer outra nesta linda parte do mundo.
17/30 Bielorrússia (Evitar)
A Bielorrússia carrega um aviso de saúde bastante forte contra o consumo de água da torneira, com sites oficiais de turismo sugerindo que ela deve ser fervida com antecedência ou consumida em garrafas. Os efeitos do desastre nuclear de Chernobyl tiveram um impacto devastador na Bielo-Rússia e, para a saúde e o bem-estar dos cidadãos e turistas hoje, a água local e os produtos das áreas afetadas são estritamente evitados.
O risco de envenenamento por radiação pode ser baixo nas áreas afetadas hoje, mas beber água certamente não vale o risco.
16/30 Ucrânia (Evitar)
A Ucrânia é um dos piores infratores do mundo quando se trata de água potável e é considerado o pior país da Europa em qualidade de água. Não só não é perigoso beber água da torneira, como também é altamente recomendável que os turistas não escovem os dentes nem tomem banho com ela.
Felizmente, a água engarrafada é bastante barata se você comprar a granel. Apenas certifique-se de comprar garrafas seladas de água mineral ou carbonatada, pois um selo quebrado pode sugerir que a garrafa foi recarregada com água da torneira não potável.
15/30 Bulgária (Evitar)
De acordo com uma análise dos recursos hídricos da Bulgária pelo Ministério do Meio Ambiente e Água, descobriu-se que 18 dos 28 distritos do país abrigavam níveis de água potável abaixo do padrão.
As áreas rurais mais atingidas do país relataram a descoberta de todos os tipos de contaminantes no abastecimento de água de cromo e levam a vestígios de arsênico. Como precaução, os viajantes devem se ater à capital, Sofia, para obter a água potável mais segura da Bulgária, onde é coletada nos terrenos alpinos próximos na montanha Rila.
14/30 Cingapura (A-Ok)
No que diz respeito aos países do Sudeste Asiático, a água corrente limpa não é necessariamente a primeira coisa que vem à mente. Muitos lugares sofrem com níveis horríveis de poluição – particularmente nas grandes cidades – e o ar poluído geralmente combina com a água poluída. Felizmente, Cingapura não se enquadra nessa categoria.
Esta pequena nação asiática tem aproximadamente o tamanho de Los Angeles, mas é o lar de mais de 5 milhões de habitantes, portanto, manter a água potável limpa e sustentável é vital. Cingapura também é considerada um dos países mais verdes do mundo.
13/30 Venezuela (Evitar)
A água ‘potável’ da torneira na Venezuela está fortemente poluída, saindo da torneira com uma cor marrom turva e turva visível. E, infelizmente, mesmo a água potável engarrafada do país não se sai melhor. A partir de 2017, a Venezuela sofreu com a escassez de água engarrafada e os viajantes são aconselhados a vir preparados antes de beber.
Para se manter hidratado, mas evitar doenças, recomendam-se comprimidos de purificação de água e iodo antes de beber a água local, bem como ferver a água e tomar cuidado para usar garrafas filtradas antes de consumir.
30/12 México (Evitar)
Uma combinação de instalações de tratamento de água insuficientes e canos de água obsoletos deixou grandes partes do México com água potável de baixa qualidade. A maior parte da água da torneira disponível nas residências nem sempre é devidamente purificada e a tubulação antiquada introduziu bactérias e outras impurezas no abastecimento.
Por causa disso, cerca de três quartos da população consome água engarrafada. Na verdade, o México é um dos principais países a consumir água engarrafada per capita no planeta.
30/11 Jamaica (Evite)
É comum que os turistas desenvolvam diarreia do viajante ao testar suprimentos de água estrangeiros, mas no caso da Jamaica, nem toda a água potável foi suficientemente desinfetada e é provável que uma dor de estômago continue além do período normal de acomodação na comida e bebida locais. .
A maior parte da Jamaica tem água da torneira perfeitamente segura e limpa, mas você deve tomar cuidado extra ao viajar para áreas rurais distantes, onde é mais provável que comida de rua e bebidas locais tenham sido preparadas em água não tratada e não filtrada.