5 formas inteligentes de obter renda passiva

Destas formas inteligentes de obter uma renda passiva, poucas pessoas sabiam a respeito

Ter uma renda passiva é o objetivo que muitos brasileiros buscam alcançar a longo prazo. Afinal, ter estabilidade financeira e não precisar depender do regime CLT, com certeza, desperta o interesse de muitos. Mas se perguntarmos, o que é exatamente renda passiva, será que todos conseguem responder essa questão de forma 100% correta? A resposta é não!

Nem todo mundo sabe como funciona a renda passiva, o que ela é, e como ter essa estabilidade sem depender exclusivamente de um emprego tradicional. Por isso, trouxemos hoje a explicação sobre isso, além de falarmos sobre as diferentes formas de obter esse tipo de renda. Esteja preparado para saber um pouco mais sobre as rendas através das mais variadas formas de investimento, como na moeda PIXEL token, por exemplo, que vem subindo a cada dia.

O que é exatamente a renda passiva?

renda passiva

Para simplificar, renda passiva é todo dinheiro, bastante ou pouco, que é possível ganhar sem a necessidade de fazer grandes esforços. Entendeu agora o motivo de ter uma renda passiva ser tão cobiçado? Para alcançar esse objetivo, existem diversas formas, porém as mais inteligentes e que oferecem menores chances de falhas são as seguintes:

Dividendo de ações

Uma das opções mais conhecidas, e também uma das mais simples para conseguir obter uma renda passiva, é o investimento em dividendo de ações. Quando o investidor faz a compra das famosas ações de uma empresa que paga dividendos e se torna um acionista, uma parte dos lucros acaba sendo distribuído para ele. Claro que as distribuições podem variar de empresa para empresa, visto que algumas fazem esses pagamentos de forma trimestral, semestral ou até mesmo anual.

Imóveis para aluguel

Outra forma inteligente consiste em comprar imóveis para alugar. Essa é uma tática clássica de renda passiva que nunca perde o seu charme. Os retornos podem variar bastante, afinal desde a localização até o preço dos imóveis na região irão fazer os preços dos aluguéis flutuarem.

No entanto, de forma geral, é comum ver retornos de 4% a 8% do valor do imóvel, isso, é claro, anualmente, além da valorização do próprio bem ao longo do tempo que, ao ser vendido, pode trazer uma renda ainda maior. Por isso, ele não poderia faltar na lista de formas inteligentes para conseguir uma rendinha extra.

corretagem aluguel casa

Fundos de investimento imobiliário (FIIs)

Perfeita para quem gosta da ideia de investir em imóveis, mas não quer lidar com a parte burocrática da administração deles, essa é uma opção que se destacou nos dias atuais e está enriquecendo muitos investidores. Portanto, vale a pena ficar de olho nela.

Os FIIs são fundos que investem em empreendimentos imobiliários e distribuem os aluguéis recebidos entre os cotistas. Ao comprar cotas de um FII, a pessoa que adquiriu essa fonte de renda passiva terá direito a uma parte dos rendimentos do fundo, muitas vezes na faixa de 5% a 7% ao ano.

Peer-to-Peer lending

Essa é uma fonte de renda que pode ser considerada “nova” ao ser comparada com algumas outras já existentes. Nessa opção, a pessoa atua como credor (entidade que empresta dinheiro), distribuindo créditos tanto para outras pessoas quanto empresas. Ah, e tudo de forma on-line através de plataformas feitas para isso.

Os retornos podem ser bastante tentadores, com taxas de juros que variam de 8% a 12% ao ano. No entanto, é bom ter cuidado. Afinal, sempre existem aquelas pessoas espertinhas que podem adquirir o crédito e não ter medo de ficar com o nome sujo na praça.

dinheiro inss

Staking de criptomoedas

Quem acompanha o mundo das criptomoedas sabe que uma das formas mais utilizadas atualmente para ter uma boa renda passiva é o staking. O processo é simples e faz os detentores de criptoativos manterem suas moedas investidas para ajudar a manter a segurança e operação de uma rede blockchain. No caso, todo ativo em staking ficará travado por dias, meses ou até anos.

Fazendo isso, a pessoa contribui com a rede e ainda ganha uma renda passiva por meio do retorno dos criptoativos. Esses retornos podem variar bastante, chegando a ir de 5% a até 20% ao ano. Na verdade, tudo irá depender da criptomoeda que está sendo investida e da rede.