Desde o isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, o home office começou a ser adotado por uma parcela considerável da população. Mesmo com o avanço da vacinação e a retomada da economia, tal modelo de trabalho continuou presente no dia a dia de muitas empresas.
No entanto, se inicialmente esse cantinho era somente improvisado, agora, tal espaço vem ganhando uma estética bem mais profissional.
Algumas pessoas, por exemplo, estão investindo em itens decorativos, mobílias específicas ou, simplesmente, aplicando tinta para madeira a fim de adicionar um toque mais estiloso e convidativo para o escritório remoto. Tudo isso, é claro, sem abrir mão da ergonomia, que deve ser sempre considerada para garantir conforto e segurança ao longo das atividades.
Mas, afinal, como garantir que o home office seja renovado de um jeito único e interessante? Se você também está sentindo falta de uma pitada extra de originalidade, não deixe de conferir essas dicas que preparamos especialmente sobre o assunto. Vamos lá!
1. Capriche na iluminação
A princípio, você pode até ter organizado o seu home office em um cantinho prático e acessível. No entanto, com o tempo, é comum sentir falta de alguns elementos básicos e indispensáveis para estimular o trabalho.
A iluminação é um deles. Especialmente a luz natural deve ser sempre valorizada nesses espaços, com a ajuda de uma boa janela e cortina de tecido leve. Já ao posicionar a sua mesa, prefira colocá-la em um local onde a iluminação entre lateralmente, sem ofuscar a tela do computador e fazer sombra no espaço.
Aqui, as lâmpadas também podem te ajudar na empreitada. Segundo os especialistas, o ideal é apostar nos modelos de 3000 a 4000K, que forneçam luz branca para facilitar a concentração.
2. Mais cor, por favor!
A melhor maneira de fazer com que um ambiente ganhe uma “cara nova” é adicionando um toque de cor no local. Entretanto, quando falamos sobre o home office, todo cuidado é pouco. Explicamos: dependendo das tonalidades utilizadas, conseguimos causar sensações diferentes.
Os tons frios, por exemplo, são ótimos para transmitir um sentimento de calmaria e tranquilidade; enquanto os quentes nos deixam em estado de alerta, repletos de energia.
Assim, o ideal é identificar as suas necessidades e, a partir daí, adicionar elementos coloridos no local. Quadros, artigos de papelaria e, inclusive, a própria mobília, podem entrar na brincadeira.
3. Pense na funcionalidade
De nada adianta elaborar um espaço lindo e estiloso se, no fim das contas, o seu home office não está preparado para garantir conforto durante as suas horas de trabalho. Portanto, nada de trabalhar na mesa ou cadeira de jantar, viu?
Em vez disso, considere investir em estruturas próprias para essa finalidade, como é o caso da cadeira de escritório. Feito especialmente para os profissionais que passam bons momentos em frente ao computador, esse artigo permite que as suas pernas fiquem na altura correta, ao mesmo tempo, em que a coluna permaneça levemente inclinada.
Juntos, esses detalhes são essenciais para melhorar a qualidade das suas atividades, melhorando o seu desempenho e evitando uma série de problemas de saúde — como a tendinite, as dores nas costas, no pescoço e na nuca. Fique de olho!
4. Personalize
Por último, e não menos importante, o que acha de adicionar um toque personalizado em seu ambiente de trabalho? Para tanto, a proposta é incluir certos artigos que consigam refletir o seu estilo e personalidade.
Vale de tudo um pouco: porta-retratos, porta-lápis, mouse pad, organizadores e por aí em diante. Obviamente, a recomendação é que você invista em apenas elementos pontuais, para que o local não fique “amontoado” e com a funcionalidade comprometida.