Aurora Australis: melhores lugares para ver as luzes do sul

Menos conhecidas que as Auroras Boreais, as Auroras Austrais são um espetáculo que pode alegrar uma viagem aos pontos mais austrais do mundo.

Igreja do Bom Pastor com Aurora Australis (luzes do sul), Nova Zelândia Shutterstock

O céu é uma fonte inesgotável de deleite e admiração para a humanidade. Os viajantes viajam pelo mundo em busca dos melhores pontos de observação de estrelas, céus mais claros e os fenômenos celestes mais raros. As Auroras, um espetáculo de luz colorida dançando no céu, capturam a imaginação e encantam as pessoas há séculos. As luzes do sul, embora menos conhecidas do que suas contrapartes do norte, são um impressionante show de luz que pode ser visto em algumas das partes mais ao sul do planeta. A Aurora Australis poderia ser o destaque de uma viagem à Oceania ou à América do Sul? Leia e descubra!

O que é uma Aurora?

Uma aurora é uma exibição de luz visível das regiões polares da Terra em luzes curvas e tremeluzentes. Eles são causados ​​por ventos solares que entram em contato e causam distúrbios na magnetosfera da Terra. A ionização resultante das partículas é o que causa as cores nas auroras, que geralmente são verdes, embora também possam ser vistas cores mais raras de vermelho, azul e violeta.

A Aurora Boreal, a famosa aurora boreal, pode ser vista da região ártica, enquanto a aurora austral, a aurora austral, pode ser vista do círculo antártico.

Quando ver as luzes do sul?

O fenômeno Aurora Australis não é afetado por diferenças sazonais, portanto, tecnicamente, pode ser visto durante todo o ano. No entanto, os meses de inverno, de março a setembro no Hemisfério Sul, acabam sendo a melhor aposta para os viajantes que buscam perseguir as luzes do sul, pois as noites são mais longas e as chances de vê-las são maiores.

Auroras podem ser difíceis de prever, especialmente com muita antecedência. Viajantes pode ficar de olho nas previsões e previsões mas também planeje uma viagem que lhes permita aproveitar ao máximo as regiões que as luzes do sul iluminam; Para sua sorte, os melhores lugares para ver as luzes do sul também apresentam paisagens deslumbrantes, ecoturismo sem fim e oportunidades de aventura, além do céu mais claro abaixo da linha do equador.

  • Melhores meses para ver a Aurora Austral: março a setembro
  • Melhor época para ver a Aurora Austral: 21h às 2h

Os melhores lugares para ver as luzes do sul

Ilha Sul, Nova Zelândia

A Ilha Sul é o território mais ao sul da Nova Zelândia e abriga alguns dos céus mais claros do continente. Com uma abundância de reservas naturais e vastas maravilhas naturais, onde lagos, geleiras, colinas e campos de lavanda tornam o cenário único, há muito para ver nesta ilha na Nova Zelândia. Na Ilha Sul, a Reserva Dark Sky do Lago Tekapo é um local privilegiado para o astroturismo e um lugar incrível para vislumbrar a Aurora Austral está localizada na Ilha Sul. Queenstown também é um ótimo lugar para se visitar, uma cidade turística às margens do Lago Wakatipu que ganhou as manchetes com os avistamentos da deslumbrante beleza multicolorida das Luzes do Sul.

Tasmânia, Austrália

A Austrália, que compartilha a origem do nome com a Aurora Australis, é um dos principais destinos para contemplação da aurora, especificamente na Tasmânia. A Tasmânia é a ilha paradisíaca subestimada da Austrália; pontilhada de praias deslumbrantes, paisagens fantásticas e fauna vibrante, está localizada na costa mais ao sul da Austrália. É o único lugar na Terra onde é possível ver a Aurora Austral durante todo o ano, bem como de quase qualquer lugar da ilha. Mount Wellington e Mount Nelson são locais populares para observação da aurora austral com belas vistas e estão convenientemente próximos à capital Hobart; Cockle Creek, o ponto mais ao sul que se pode ir na Tasmânia, é outro ótimo local perfeito para o astroturismo.

Ushuaia, Argentina

Conhecida como a “cidade do fim do mundo”, a fascinante Ushuaia é quase a última parada que se pode fazer antes do próprio continente antártico. Como tal, é um ótimo lugar para se visitar e um local maravilhoso para avistar as luzes do sul. Durante o inverno, Ushuaia tem uma média de 17 horas de escuridão durante o inverno (junho-setembro) e muitos parques incríveis, como o Parque Nacional Tierra del Fuego, onde os visitantes podem ter céus claros desobstruídos na paisagem gelada. Ushuaia é um dos principais destinos de inverno na Argentina, e os visitantes podem explorar o cenário único e aproveitar as oportunidades de esportes de inverno.

Antártica

O melhor lugar para ver as luzes do sul é, sem surpresa, o próprio Pólo Sul. Os cruzeiros de expedição à Antártida levam os viajantes escolhidos ao continente mais isolado, inóspito e fascinante do planeta. Na paisagem gelada da Antártida, há muitas coisas incríveis para ver e fazer que os visitantes não verão em nenhum outro lugar. Uma coisa a saber antes de visitar a Antártida é que, ao contrário dos outros lugares desta lista, visitar durante o inverno é muito perigoso. Os meses de verão e outono, de novembro a abril, são a melhor época para visitar a Antártida em busca das luzes do sul. Contra o horizonte coberto de geleiras, a Aurora Australis é um destaque deste destino único.