Bebidas típicas do Brasil: como preparar e quando servir

Conheça os principais drinks e Bebidas típicas do Brasil servidos no país e os ingredientes utilizados nas preparações

Rico em diversidade cultural, o Brasil transparece uma variedade única nas bebidas servidas em todo o país. Seja com aguardente, vodka, guaraná ou cajuína, as Bebidas típicas do Brasil mostram personalidade e encantam pelo sabor.

Segundo o relatório Álcool e a Saúde dos Brasileiros – Panorama 2023, divulgado no ano passado pelo CISA, Centro de Informações sobre Saúde do Álcool, quase metade da população brasileira (45%), em festas, encontros de família e amigos, aniversários, outros eventos sociais e inclusive em casa, consomem algum tipo de bebida alcoólica.

Além destas, as não alcoólicas também se destacam nos lares e restaurantes brasileiros. Com características únicas, Bebidas típicas do Brasil são carregadas de história e cultura. Na sequência, falamos um pouquinho a respeito de cada uma.

Bebidas típicas do Brasil

Bebidas típicas do Brasil

Bebidas não alcoólicas

Símbolo brasileiro em todo o mundo, o guaraná é um fruto que tem origem na Amazônia, no norte do país. Pode ser encontrado em pó, como refrigerante e bebida natural. Com altas quantidades de cafeína, é considerado um estimulante natural e diurético, sendo conhecido como um alimento funcional. Com casca vermelha e polpa branca, que pode parecer um olho, o fruto do guaranazeiro costuma ser consumido nos lares e restaurantes, sendo também famoso pela exportação no formato de refrigerante.

Outra bebida proveniente da fruta, a cajuína, encanta igualmente pelo sabor. Produzida a partir do suco do caju, essa bebida é típica do nordeste do Brasil, onde pode ser encontrada na forma natural ou industrializada. Inicialmente criada para substituir a cachaça, é rica em vitamina C, tem ação antioxidante e não conta com adição de açúcares.

drinks

Muito popular no sul do país, o chimarrão é originário dos povos indígenas guaranis e é geralmente consumido em ocasiões de interação social. A preparação dessa bebida é feita essencialmente em uma cuia (recipiente) com bomba (canudo especial com filtro), na qual é colocada a erva-mate moída e adicionada água quente. Com sabor amargo, é um poderoso estimulante, excelente digestivo, combate à fadiga, além de ser fonte de vitaminas.

Similar ao chimarrão, e também bastante consumido em grupos, o tereré é feito a partir da infusão da erva-mate, mas com um diferencial: pode ser colocado em um recipiente de vidro ou metal, além de ser preparado com bebidas geladas, como água e suco de limão. Declarado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2020, é muito tomado na região central do país, principalmente no Mato Grosso do Sul, além dos países vizinhos Paraguai, Uruguai e Argentina.

Figurinha carimbada nas feiras livres, como melhor acompanhante do pastel, o caldo de cana, também conhecido como garapa, é uma bebida natural, feita a partir do líquido extraído da cana ao passar pelo moedor. Antioxidante, é uma fonte natural estupenda de ferro, energia e potássio. Um adendo, essa bebida não é recomendada para diabéticos, pois possui altíssimo teor de açúcar.

Bebidas típicas do Brasil alcoólicas

Mixologia drinks
Bebidas típicas do Brasil

Bebidas típicas do Brasil e um dos drinks mais famoso do Brasil, a caipirinha é muito popular em bares e praias, podendo ser encontrada em todo o mundo. A versão original leva cachaça, açúcar e suco de limão, mas existem as mais diversas variações da bebida.

A caipiroska é a modalidade da bebida preparada com vodka. A versão com saquê, por sua vez, chama-se saquerinha. Existe ainda a caipiríssima, preparada com rum. As frutas também podem variar, sendo morango, maracujá, caju, kiwi e abacaxi as mais encontradas. Além de ter sido reconhecida em 2003 como Patrimônio Cultural Brasileiro, a bebida está na lista de coquetéis oficiais da IBA – International Bartenders Association.

Popular nas quermesses, durante a festa junina, o quentão apresenta variações pelo país. A receita tradicional leva cachaça (ou vinho), especiarias, água, açúcar e maçã cortada em pedaços pequenos. Existe ainda a possibilidade de incluir laranja e limão-siciliano para dar um toque diferenciado.