Com as redes sociais, diversos assuntos que antes eram considerados tabus começaram a ser discutidos na sociedade. Um deles é a composição familiar, que, antigamente, era considerada apenas quando havia um homem, uma mulher e uma ou mais crianças. No entanto, com o avanço dos Direitos Humanos, novas composições de famílias, que já eram existentes, ganharam espaço na grande mídia.
Ninguém tem o direito de dizer se uma composição familiar é ou não família, afinal, cada um sabe de quem veio o apoio e o amor necessário para o crescimento individual. Independentemente se é composto por filhos ou não, se por avós e netos, se por amigos, se por relacionamentos poliamorosos ou outros, a família pode ter vários formatos e representações, inclusive formado por um animal de estimação e seus tutores.
Nos últimos tempos, tem-se constatado que pessoas mais jovens não querem ter filhos, porém há um aumento de interesse na adoção de animais de estimação. A situação já foi tema de comercial de uma das maiores marcas de eletrodomésticos do Brasil. Com isso, as pessoas procuram cada vez mais dicas para manter o pet confortável depois da adoção, como ambientação na nova casa, creches, amiguinhos e dicas de higiene, como o banho a seco.
Manter a higiene dos pets pode ser um desafio, principalmente dos gatos, que não gostam de água. Pode ser um momento estressante tanto para o dono quanto para o pet. Por isso, o banho a seco pode ser uma opção válida. Confira os benefícios dessa opção para o pet.
Menos estresse e mais praticidade
A hora do banho é um momento estressante por vários motivos. Em gatos, além de eles não gostarem de água, pode ser um momento traumático, a ponto do bichano urinar, além de arranhões e machucados que eles podem provocar em quem está dando banho.
Nos cachorros, apesar de eles gostarem de água, o ambiente pode acabar todo molhado e bagunçado, sendo um trabalho duplo para limpar o cão e o espaço. O banho seco traz menos estresse e mais praticidade, tendo em vista que é dado como se fosse carinho. Dessa forma, ele ficará mais calmo, limpo e cheiroso.
Não é agressivo para o animal
Além de ser mais prático e menos estressante, o banho a seco é uma forma mais amena de dar banho no animal. Apesar de não substituir um banho normal, os produtos utilizados em um banho com água podem causar alergia e, dependendo da forma que você esfrega o animal, pode agredir os pelos e a pele.
Pelo banho a seco ser mais suave e feito de forma mais calma, ele não é agressivo para o animal, evitando lesões e machucados que podem ser causados durante o banho, já que ele ficará mais calmo do que com água.
É uma ótima opção para viagens
Por vezes, a rotina do cotidiano pode atravessar as tarefas. Por isso, se você estiver com uma rotina corrida ou viajando com o pet, o banho a seco é uma ótima opção por ser mais rápido e prático e fazer menos bagunça.
No entanto, não se esqueça que o banho a seco não substitui o banho tradicional. O recomendado é dar banho a seco entre os banhos tradicionais, a fim de deixar o animalzinho limpo e cheiroso.