O crochê já foi visto como algo que só as vovós faziam. Hoje é considerado artesanato e muitas pessoas querem aprender fazer crochê, os mais diversos pontos para fazer tapetes de crochê e diversos artesanatos utilizando o material.
O mais legal disso tudo é que o crochê distrai e alivia o estresse, o que pode ser ótimo para quem precisa encontrar uma atividade para relaxar um pouco.
Sem falar que são vários os pontos que podem ser praticados, trabalhando não só com as mãos mas também estimulando a cabeça a aprender mais sobre a técnica. Isso explica por que o crochê pode ser recomendado para pessoas estressadas ou ansiosas.
Se você quer aprender a fazer crochê, aprender costurar, mas não sabe por onde começar, confira essas dicas que explicam tudo, desde os tipos de agulha até os pontos usados nessa técnica artesanal:
Tipos de agulhas e linhas para fazer crochê
Agulhas para fazer crochê
Existem vários tipos de agulhas e linhas. E sim, a escolha de um está diretamente relacionada ao outro. Dependendo da espessura do fio, você vai precisar de uma agulha mais grossa, para fios mais finos você pode investir em agulhas mais finas.
As agulhas de fazer crochê podem ser de madeira, plástico, aço, alumínio, alumínio colorido e até com cabo de borracha. A escolha do estilo da agulha depende da pessoa e cabe a você.
Os tamanhos variam de 0,5mm a 10mm e a escolha do tamanho da agulha vai depender do tipo de artesanato que você pretende fazer. Algumas peças pedem linhas mais grossas ou pontos mais abertos, enquanto outras pedem linhas mais finas.
Para quem está começando, é interessante apostar em linhas mais finas, pois são mais fáceis de trabalhar. Então, escolha o seu fio e verifique na embalagem qual o tamanho de agulha mais adequado.
Uma boa dica para quem ainda tem dúvidas na hora de fazer os pontos é trabalhar com uma linha um pouco mais grossa e uma agulha um pouco mais fina. Isso fará com que você tenha pontos mais apertados.
Tipos de ponto e suas abreviaturas para fazer crochê
O crochê pode ser feito com vários pontos, mas todo projeto começa sempre pelo mais simples deles, que é a correntinha.
Conheça agora um pouco mais sobre cada tipo de ponto simples utilizado neste trabalho manual, lembrando que, se você está iniciando nesta arte, o ideal é aprender bem o básico para depois conhecer os mais complexos:
- cadeia – cadeia
Eles são usados em praticamente todos os trabalhos de crochê – é assim que você começa o que deseja fazer – e são muito fáceis de fazer.
Quem está aprendendo pode começar só com ponto correntinha, até conseguir deixar nem muito apertado nem muito solto.
Para fazer isso, você deve começar com um nó móvel na ponta da agulha. Em seguida, enfie a agulha e puxe o nó. Continue repetindo o passo até ter uma “corrente” na mão. O que justifica o nome do ponto.
Neste ponto, aprenda também a contar a quantidade de pontos que deseja ter em seu trabalho. Para um teste, comece fazendo 10 pontos de corrente.
- Ponto muito baixo – Pbx
É utilizado para acabamento de peças ou para reforço de arestas. Muito parecido com o ponto de corrente, exceto que você tem que colocar a agulha em uma corrente e depois laçá-la.
Puxe esse laço pelas duas correntinhas, aquela em que você colocou a agulha e a que estava na agulha antes.
Seria uma forma de unir duas peças feitas em ponto corrente. Ao fazer uma segunda carreira de “correntes”, a peça fica com o ponto mais baixo.
- Ponto baixo – Pb
É ideal para peças que precisam ser mais firmes, como tapetes de crochê. Para isso, basta enrolar a linha por dentro do ponto que está na base e não apenas no ponto que está na agulha.
Primeiro faça duas correntes e depois coloque a agulha dentro da segunda caixa. Enrole a linha em volta da agulha e puxe-a pela caixa. Passe a agulha novamente e passe pelas outras duas casas de botão, deixando apenas um ponto na agulha.
- Ponto alto – Pa
Indicado para peças com tecido mais macio. É um ponto mais aberto em relação ao ponto baixo.
Para isso você deve enrolar a linha na agulha, contar três pontos, fazer uma laçada, colocar a agulha no quarto ponto, puxar a linha. Você terá três pontos na agulha.
Tire os dois primeiros, faça um loop e puxe os dois últimos.
Esses são os pontos básicos, mais indicados para quem está aprendendo a fazer crochê. Mas também existem outros pontos que exigem um pouco mais de técnica como o ponto vela, o ponto secreto, o ponto amor, o ponto favo de mel, o ponto x e o ponto ziguezague.
O que você vai precisar para fazer crochê
Materiais para fazer crochê
A agulha e a linha são o mínimo que você precisa para fazer crochê. Mas você também deve manter outros materiais por perto, como:
Tesoura, para cortar o fio.
Fita métrica para medir a parte e o tamanho da corrente inicial .
Dicas para iniciantes
Aprenda agora as principais dicas essenciais para iniciantes em crochê:
- Antes de fazer a peça que deseja, trabalhe em uma peça de teste, para que você se acostume com o ponto escolhido.
- Prefira agulhas um pouco maiores no início, como 2,5mm e linhas mais finas. Então você pode aprender bem como fazer cada ponto.
- Se você tem muita dificuldade com o fio de crochê, pode experimentar e praticar com agulha média e linha de tricô.
- Pratique bastante o ponto corrente antes de passar para os outros pontos básicos.
- Quando sentir que tem mais prática, pratique o ponto baixo e o ponto alto.
- Prefira linhas de cor única enquanto aprende, pois são mais fáceis de trabalhar.