Manter os cuidados com a interna do carro é muito importante para a conservação do veículo.
Afinal, todo mundo deseja que o carro permaneça como novo por muitos anos, para se sentir mais confortável quando estiver com ele, e até mesmo para o momento da venda.
Além disso, um carro seminovo que teve suas peças bem cuidadas e mantém a aparência de novo é muito mais valorizado e procurado, onde pode fazer uma diferença imensa no momento da venda.
Assim, podemos dizer que os cuidados com a interna do carro é uma forma de investimento para aumentar o ganho na venda.
Alguns cuidados são conhecidos, como por exemplo, aspirar os bancos, limpar e hidratar o painel, e dentre inúmeras outras coisas.
No entanto, nem todos sabem como fazer essa manutenção e nem que existem muitos outros processos nos cuidados com a interna do carro que são essenciais, podendo fazer uma enorme diferença principalmente se considerado no longo prazo.
Cuidados com a interna do carro
Por fim, para te ajudar a preservar seu veículo da maneira certa, separamos algumas dicas simples de manutenção.
1. Faça a limpeza frequente
A primeira coisa a ser feita realmente é a limpeza com o aspirador de pó para retirar qualquer sujeira grande.
Nesse momento a poeira e pequenas manchas já são retidas e melhoram o aspecto do carro.
Porém, ainda é preciso fazer uma limpeza mais profunda com produtos automotivos de qualidade e apropriados para aquela limpeza.
Até porque, existem produtos hoje especializados para carpetes, plásticos, couros e dentre outras coisas, sendo essencial optar pela opção correta.
Assim, a higienização dos tapetes, bancos e painel será muito mais efetiva e rápida.
Pense que os cuidados com a interna do carro lhe trarão mais tranquilidade e prazer em usar o automóvel. A bagunça e sujeira causam estresse e agitação, duas coisas nada recomendadas para quem está no trânsito.
O intervalo entre as limpezas mais completas vai depender do uso do seu carro. Pessoas com crianças, por exemplo, precisam de uma frequência maior, como semanalmente ou quinzenalmente.
Já aqueles que andam sozinhos no carro podem manter esses cuidados com a interna do carro apenas uma vez por mês. É ideal analisar a necessidade de cada veículo.
2. Evite a exposição ao sol
É bem comum que ao estacionar um carro o motorista procure por um local com sombra para não esquentar o interior do veículo.
No entanto, esse não é o único motivo para evitar o sol, onde o contato direto com o calor também pode danificar e desgastar algumas peças.
Como por exemplo, o painel que é quase todo fabricado em plástico (na maioria) e frágil ao contato com o sol. Isso porque, o calor causa desbotamento da cor e ainda rachados pelo ressecamento da peça.
O volante é outra peça que facilmente danificada pelo sol, sua borracha pode ser despedaçada e ainda ficar com aspecto de velho.
Nesse sentido, evite o sol direto no painel do seu carro e se possível use proteções no vidro da frente e traseiro.
Esse é um dos cuidados com a interna do carro que vão te fazer economizar muito dinheiro a longo prazo, até porque, você vai conseguir manter as peças por muito mais tempo conservadas e com um visual de novo.
3. Proteja seus estofados
Os estofados de couro sempre recebem cuidados especiais para manter a aparência e evitar os rachados.
No entanto, esse tipo de cuidado também deve ser mantido nos estofados de tecido para evitar seu desgaste.
Claro que o tecido não é tão frágil quanto o couro, mas pode ser manchado e até mesmo mofado. Isso acontece principalmente quando algum líquido cai sobre o tecido e demora muito para secar.
Até porque, o interior aquecido e úmido provoca a proliferação de microrganismos.
Além disso, o cheiro forte de mofo é bem comum nesses casos é difícil de ser eliminado, assim como as manchas causadas por esses líquidos.
Para evitar esse tipo de problema, a impermeabilização é a melhor opção.
Até porque, ela cria uma camada de proteção impedindo o contato do líquido com o tecido.
Assim, você consegue evitar manchas e diversos outros problemas que podem vir a surgir.
Por isso, impermeabilizar o estofado do seu veículo faz parte dos cuidados com a interna do carro.
4. Cuidado com a chuva
Em dias de chuva é normal se preocupar com a sua proteção, mas muitos proprietários não se preocupam com a proteção do carro.
Ao entrar com sapatos cheios de água e com a roupa molhada você está transferindo essa água para todas as partes do carro. Nesses casos é muito importante, assim é possível secar o tapete e os bancos e ainda manter o carro arejado.
Dessa maneira, a parte interna secará com mais facilidade e sem deixar aquele típico cheiro de cachorro molhado dentro do carro.
Por fim, a impermeabilização dos bancos é um dos cuidados com a interna do carro que ajuda a prevenir esse cheiro forte.
5. Evite as manchas e sujeiras
Se for possível, evite comer dentro do carro e também ingerir líquidos, essa é a maneira mais efetiva de conseguir preservar seu automóvel.
Inclusive para aqueles que andam com crianças no carro, ofereça apenas alimentos que não causem muita sujeira.
Até porque, sabemos que acidentes acontecem, e em muitas das vezes, para quem está focado em preservar e conservar o veículo, as manchas e sujeiras podem ser difíceis de remover.
Por fim, você vai ter uma forte ajuda na limpeza, e evitará manchas difíceis.
Considerações finais
Depois de conhecer todas as dicas acima é hora de começar uma rotina de cuidados com a interna do carro.
Até porque, temos certeza de que você quer sempre ao máximo deixar o seu bem, muitas vezes conquistado com muito esforço, bem protegido e conservado.
Nos vemos em breve.