Saiba como cuidar dos cabelos ondulados para deixá-lo impecável!
O cabelo ondulado, ou seja, aquele que apresenta curvatura tipo 2 (2a, 2b e 2c) é o cabelo que fica entre o liso e o cacheado. Por um lado, é muito versátil e fácil tanto para quem quer alisar, quanto para quem quer definir mais e aparentar um cabelo mais cacheado. Por outro, ao deixar o cabelo natural, ele apresentará pouca definição e um volume excessivo, com uma aparência “sem forma”.
O cabelo ondulado também exige mais atenção com alguns detalhes, como evitar penteá-lo seco, evitar óleos em excesso para não pesar os fios e lavagens frequentes, pois a raiz pode ficar bem oleosa também. Além disso, alguns cuidados essenciais podem fazer toda a diferença:
Usar produtos específicos para cuidar dos cabelos ondulados
O cabelo ondulado exige um equilíbrio perfeito para não pesar, nem ter volume em excesso. Apenas produtos específicos para o cabelo ondulado apresentam fórmulas equilibradas que irão hidratar e nutrir os fios sem pesar. Se atente para sempre lavar os cabelos e evitar a oleosidade, mas também hidratar com frequência as pontas que ressecam mais rapidamente.
Investir em um bom corte
Para isso, conte com um profissional especializado para cuidar dos cabelos ondulados, que saberá como valorizar as ondas através de um corte em camadas, desfiado ou repicado. O corte no cabelo ondulado faz toda a diferença na definição e volume final. Evite ficar mais do que 3 meses sem visitar um salão!
Ter atenção na lavagem
O cabelo ondulado pode ser, sim, oleoso na raiz e mais seco nas pontas. Por isso, é importante utilizar o shampoo correto para limpar sem ressecar, e máscaras e condicionadores bem hidratantes para as pontas que costumam ser mais secas. Se o cabelo ondulado for apenas um pouco seco nas pontas, é importante passar as máscaras e condicionadores apenas nas pontas também. Já se o cabelo for um pouco mais ressecado que o normal, esses produtos poderão ser aplicados em todo o comprimento, evitando apenas a raiz mesmo.
Utilizar técnicas de finalização
Por ser um cabelo leve, o cabelo ondulado pode apresentar muito frizz. Por isso, é importante utilizar técnicas de finalização, como a fitagem, que podem reduzir esse frizz e ajudar na definição das ondas. Para isso, utilize um creme para cabelo ondulado. Com uma boa finalização e bons produtos, o frizz não será mais um problema para cuidar dos cabelos ondulados.
Seguir um cronograma capilar
O cronograma capilar pode ser o melhor amigo do cabelo ondulado, que precisa de alguns cuidados para ter mais definição e menos volume. É importante lembrar que o que o cabelo ondulado mais precisa é equilíbrio, por isso, um cronograma capilar na seguinte ordem pode ser uma boa pedida:
- Hidratação (para repor água para o cabelo) – 1x por semana
- Nutrição (para repor nutrientes e a oleosidade necessária nas pontas) – 1x por semana
- Reconstrução (para devolver a queratina e oferecer uma reparação profunda) – a cada 15 dias.
- Com os cuidados certos é possível, sim, ter um cabelo ondulado cheio de saúde e definido!