Destaque do Leste Europeu: 10 fatos fascinantes sobre a Romênia

A Romênia pode não ser o primeiro país europeu que as pessoas pensam em visitar, mas há muitos bons motivos para torná-lo seu próximo destino!

Destaque do Leste Europeu 10 fatos fascinantes sobre a Romenia

A Europa Oriental permanece um enigma para muitos viajantes do oeste. Mas é aqui que você encontrará alguns dos países mais intrigantes, belos e acolhedores do mundo. Uma das joias escondidas da Europa Oriental é a Romênia, um pequeno país situado no Mar Negro que faz fronteira com a Bulgária, Sérvia, Hungria, Ucrânia e Moldávia.

Várias pessoas notáveis ​​vieram deste país hipnotizante, incluindo uma série de cientistas prolíficos e o próprio homem que inspirou uma das maiores lendas literárias de todos os tempos. Continue lendo para descobrir 10 fatos fascinantes sobre a Romênia.

11/11 O romeno é a única língua românica na Europa Oriental

Muitas pessoas que viajam para a Romênia pela primeira vez esperam que o romeno seja semelhante às línguas eslavas, devido à sua localização na Europa Oriental. Mas, na realidade, o romeno é uma das línguas românicas. Originário do latim, falado no Império Romano do Ocidente, compartilha semelhanças com o espanhol, o italiano e o francês.

De acordo com Romênia Turismo, o romeno tem 1.700 anos. Atualmente é falado por 25 milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das cinco línguas usadas durante os serviços religiosos no Monte Athos, na Grécia.

10/11 O pastrami é originário da Romênia

Muitos grupos afirmam que a amada carne de pastrami é deles, mas há evidências que sugerem que ela realmente tem suas origens na Romênia. O escritor romeno Marcus Ravage documentou que, quando chegou à cidade de Nova York em 1900, ficou satisfeito ao ver delicatessens romenas vendendo “ganso-pastrama”. Isso foi trazido para a América por imigrantes judeus que se estabeleceram na Pequena Romênia.

Eventualmente, o pastrama passou a ser feito com carne bovina em vez de ganso e foi rotulado como pastrami. A pequena Romênia não existia mais na década de 1940, mas a tradição do pastrami definitivamente continua viva.

11/09 A Romênia é o lar da melhor estrada para dirigir do mundo

Se você aprecia uma boa viagem com paisagens deslumbrantes, a Romênia é provavelmente o país que você deve visitar em seguida. A Transfagarasan Road, no país, é oficialmente conhecida como a melhor estrada para dirigir do mundo, título concedido pelo apresentador do Top Gear, Jeremy Clarkson.

A viagem cultural destaca que a estrada passa pelas montanhas Fagaras, com vistas verdadeiramente espetaculares. Transfagarasan tem mais de 56 milhas de comprimento e leva você até as montanhas a cerca de 7.000 pés. Definitivamente vale a pena visitar a Romênia só para dar uma volta na estrada!

8/11 Há dois feriados dedicados às mulheres na Romênia

As mulheres romenas são homenageadas com dois feriados do ano dedicados apenas a elas. A primeira ocorre em 1º de março e remonta aos tempos romanos. Homens e meninos presenteiam amigas, colegas e familiares com um Martisor, que é uma bugiganga de renda vermelha e branca que simboliza o amor e a honestidade. Isso é para mostrar sua admiração, respeito e amizade.

O Dia da Mulher chega apenas uma semana depois, em 8 de março. É semelhante ao Dia das Mães, exceto que todas as mulheres adultas são comemoradas, e não apenas as mães.

7/11 O verdadeiro Drácula veio da Romênia

Ok, então talvez os vampiros sejam um mito. Mas dizem que a lenda do Drácula foi baseada em uma pessoa real. Vlad Draculea, às vezes conhecido como Vlad Tepes ou Vlad, o Empalador, foi um verdadeiro príncipe romeno. Ele é respeitado na Romênia por sua liderança militar e por defender seu povo contra os invasores turcos otomanos em 1400.

Existem vários rumores sobre a origem da ligação entre o príncipe e a lenda do Conde Drácula. Alguns dizem que Vlad gostava de sangue, muitas vezes punindo as pessoas de maneira cruel e depois mergulhando o pão nos restos.

11/06 É o lar de algumas igrejas mundialmente famosas

A Romênia não é apenas o lar de áreas de beleza natural maravilhosa, mas também é uma terra cheia de arquitetura deslumbrante e edifícios encantadores. É conhecida por suas antigas igrejas, algumas das quais são famosas em todo o mundo. Uma delas é a igreja de madeira mais alta da Europa, localizada em Sapanta-Peri.

Você também encontrará a Igreja Negra de Brasov na Romênia, que é a maior igreja gótica entre Viena e Istambul. Leva o nome de suas paredes escuras, que foram manchadas com fumaça durante um incêndio em 1600.

5/11 Você pode visitar o parque de diversões subterrâneo na Romênia

4/11

A Romênia normalmente não é o primeiro país em que você pensa quando os parques de diversões vêm à mente. Poucas pessoas sabem que o país realmente tem seu próprio parque de diversões subterrâneo e um museu localizado na Salina Turda, uma antiga mina de sal.

Datada do século XVII, a mina tem um lago de sal subterrâneo (com benefícios incríveis para a saúde) que os visitantes podem explorar enquanto estiverem no parque. Há também uma roda-gigante, uma pista de boliche e um anfiteatro que costuma receber apresentações ao vivo a 120 metros abaixo da superfície da terra.

3/11 Um dos museus contém uma aldeia inteira

O Museu ASTRA da Civilização Folclórica na Romênia deve ser um dos mais fascinantes do mundo. O museu ao ar livre fica próximo a Sibiu, cidade da Transilvânia. Aqui encontra toda uma aldeia com mais de 300 casas tradicionais, para além de outras construções. Você realmente se sentirá como se tivesse aterrissado no passado enquanto passeia por estábulos e celeiros, moinhos de vento, moinhos de água e até prensas.

Fundado em 1963, o ASTRA é o segundo maior museu a céu aberto do planeta. É uma obrigação para qualquer fã de história!

2/11 Temos que agradecer à Romênia pelas máquinas de café

Se você bebe café, há uma boa chance de já ter tomado café Illy antes. O que a maioria das pessoas não sabe é que a amada marca foi criada por um romeno. Francesco Illy nasceu em Timisoara, deixando a Romênia para se mudar para a Itália. Foi aqui que ele finalmente abriu sua empresa de torrefação de café, a Illy Caffe.

A Illy é creditada com a criação da máquina automática de café expresso a vapor. Então, se não fosse por Illy e sua terra natal, a Romênia, quem sabe que tipo de café estaríamos bebendo hoje!

1/11 e várias outras invenções

Temos que agradecer à Romênia por mais do que apenas café. Vários inventores, engenheiros e cientistas que mudaram o mundo de alguma forma vieram da Romênia e, sem eles, nossas vidas provavelmente seriam bem diferentes.

Nicolae Constantin Paulescu, nascido na Romênia, foi o primeiro a descobrir a insulina — uma descoberta crucial na área médica. Outros grandes pensadores vindos da Romênia inventaram o Hyper CD-ROM, o primeiro carro com as rodas dentro da linha aerodinâmica, a fonte a caneta, todo o estudo da bioespeleologia e a cadeira com pára-quedas. Como viajaraponta, também houve vários romenos que fizeram avanços na aviação e na aerodinâmica.