A saúde bucal é um assunto muito delicado que pode provocar dificuldade em se relacionar com as pessoas e ainda favorecer desconforto. O mau hálito é um problema muito comum que pode acometer a todos, principalmente aqueles que ficam muito tempo sem comer.
Geralmente, a maioria dos casos indica que o principal inimigo do mau hálito é a própria boca, mas há casos que são de origem metabólica, por exemplo. Seja como for, o mau hálito traz consequências nos relacionamentos e até mesmo na vida profissional.
Para combater o mau hálito, é preciso seguir algumas dicas básicas para o dia a dia. Confira aqui!
Diga não ao jejum e evite o mau hálito
Não é à toa que quando acordamos, tendemos a escovar os dentes logo ao sair da cama. Afinal, sentimos o mau hálito quando bocejamos e corremos para o banheiro para consertar a situação.
Mesmo que tem gente que prefere tomar café antes de escovar os dentes, saiba que essa primeira ação bucal é importantíssima porque ficamos muito tempo sem limpar os dentes e como o jejum provoca estômago vazio, a acidez vai para a boca, ocasionando o mau hálito.
Higiene contra o mau hálito
A saúde bucal é sinônimo da higiene pessoal, por isso é essencial que você escove os dentes após as refeições diariamente para manter o mau hálito longe e evitar que restos de comidas se infiltrem na boca e entre os dentes.
Assim, desde cedo, as crianças devem ser incentivadas a escovarem os dentes corretamente para que seja uma rotina mesmo. E se você trabalha na área comercial em que você fala com clientes constantemente, a higiene bucal é ainda mais imprescindível.
Alimentos x Mau hálito
Você sabia que há alguns alimentos que você pode evitar para que o mau hálito não se infiltre na sua boca? Os principais condimentos, como o catchup, mostarda, cebola e alho, por exemplo, apenas acentuam ainda mais o mau hálito, então, não os consuma ou escove bem os dentes depois da alimentação. Por outro lado, você pode aproveitar muito as frutas, porque elas ajudam na limpeza dos dentes, como é o caso da maçã, por exemplo.
Água contra o mau hálito
Outra dica essencial para combater o mau hálito é beber bastante água para que o corpo fique hidratado e que a acidez do estômago não permaneça na boca. Assim, ao beber água, você tende a eliminar as bactérias e manter os dentes e a gengiva mais limpos.
Sabia que o mau hálito pode ser intensificado se você ingerir bebida alcoólica? Se você gostar muito de uma cervejinha, o ideal é que você intercale um copo desta bebida com um copo de água para aumentar o fluxo da saliva.
Disfarçar o mau hálito
Se você não tiver tempo de escovar os dentes nas horas certas ou ter que ficar sem comer por muito tempo, é recomendável que você disfarce o mau hálito com chicletes ou balas de sabores refrescantes, como a menta e a hortelã. Saiba que os sabores mais doces podem provocar a cárie, que leva à dor e mau hálito consequentemente. Então, disfarce, mas escove os dentes depois.