É fácil experimentar o mundo subaquático de uma ilha quando você pode ver diretamente o fundo do oceano, baía ou lagoa.
A água cobre 71% da superfície terrestre. Da mesma forma, 73% do coração e do cérebro humanos são compostos do mesmo líquido. Talvez esse fato atraia as pessoas para o litoral, agindo com base em um desejo inconsciente de estar na natureza e se conectar com as coisas que nos fazem continuar. Há algo incrivelmente impressionante na água clara o suficiente para ser vista, as vistas do que está por baixo são distinguíveis mesmo em grandes profundidades.
Talvez, mais uma vez, a magia da água cristalina tenha algo a ver com a busca constante de obter clareza no sentido humano. Longe dos grandes blocos de terra que a maioria da população mundial chama de lar, milhares de ilhas com menos influência humana atraem turistas em busca de algo especial. Essas ilhas, repletas de vida selvagem e beleza natural, possuem as águas mais claras do planeta.
10/10 Praia de Manini’owali (Kua Bay) – Kalaoa, Havaí
O Havaí é conhecido por suas praias aconchegantes de areia branca, e às vezes pode ser difícil encontrar um local para colocar as toalhas devido à sua popularidade. Kua Bay é um pouco mais difícil de chegar, mas a recompensa por escalar um trecho de rochas vulcânicas é o relativo isolamento que é difícil de encontrar nas praias de fácil acesso das grandes ilhas.
Durante o verão, as águas são calmas, oferecendo excelentes oportunidades para observar o que se passa sob a superfície da água cristalina. Não é incomum testemunhar tartarugas marinhas flutuando graciosamente ou o ocasional golfinho passando zunindo.
9/10 Shoal Bay – Anguilla, Caribe
Não faltam atividades para manter os visitantes de Anguilla ocupados durante sua estada. O destino popular é conhecido por sua extensa gastronomia, rica vida noturna e 33 praias imaculadas. A mais impressionante de todas é Shoal Bay, um trecho de areia que abriga águas tão claras que os hóspedes desfrutam de uma vista desobstruída da rica flora que floresce no fundo do mar. Ondas suaves e azul-turquesa beijam as praias de areia branca e ofuscante, o ambiente paradisíaco realçado pelas palmeiras exuberantes que cercam a praia.
8/10 Zamami – Okinawa, Japão
Os visitantes das lindas costas do Japão podem embarcar em uma lancha ou pegar uma balsa para Zamami para uma experiência única na ilha perto de Okinawa. As aventuras de caiaque de meio dia mantêm as pessoas acima da água, e flutuar sobre a superfície cristalina fará com que se sintam como se estivessem planando no ar. As almas mais aventureiras podem submergir totalmente e observar os raios de sol dançarem em linhas nítidas no fundo do mar, as águas suavemente ondulantes balançando plantas marinhas saudáveis e expondo os peixes coloridos escondidos entre elas.
7/10 Lagoa Aitutaki – Ilhas Cook
Menos de 2.000 pessoas chamam a pequena ilha paradisíaca de Aitutaki de lar, tornando-a um lugar especial para experimentar a rica cultura polinésia em um ambiente pequeno. A pitoresca lagoa Aitutaki contém algumas das formações de recife mais biodiversas do mundo, e as águas cristalinas o tornam um local privilegiado para ver as centenas de espécies de peixes que prosperam sob a superfície. Os passeios de cruzeiro na lagoa oferecem aos hóspedes a oportunidade de mergulhar e alimentar os peixes, e pontões privados estão disponíveis para aluguel para aqueles que desejam aproveitar o sol cercado por águas azuis cintilantes.
6/10 Sainte Anne – Seychelles
Qualquer uma das 115 ilhas que flutuam no Mar da Índia, conhecidas coletivamente como Seychelles, satisfará os amantes da água em busca de clareza cristalina. Oito ilhas formam o que é conhecido como Parque Nacional Marinho de Sainte Anne, conhecido por suas praias imaculadas e preservação da vida selvagem aquática.
As costas são repletas de montanhas repletas de árvores e impressionantes formações rochosas, e as águas transparentes são de outro mundo. Passeios de barco com fundo de vidro levam os turistas pelas águas azuis suaves, onde eles testemunharão um espetacular show subaquático. Durante o mês de julho, as baleias jubarte migram para perto da costa, e as pessoas descrevem a experiência memorável como extremamente emocionante.
5/10 Exuma – Bahamas
As Ilhas Exuma nas Bahamas oferecem aos visitantes um refúgio relaxante na ilha sem o clamor associado ao destino mais popular, Nassau. As praias de areia branqueada, abundantes lagoas escondidas, enseadas e vida selvagem o tornam ideal para os amantes da paisagem que encontram sua paz cercada pela beleza natural. Impossível não falar da oportunidade de mergulhar nas águas mornas e límpidas na companhia dos porcos selvagens mais fofos do planeta, uma experiência única em Exuma’s Pig Beach.
4/10 Palawan – Filipinas
A Ilha de Palawan foi eleita a ilha mais bonita do mundo em várias ocasiões, ocupando o primeiro lugar em 2020. Os visitantes ficam encantados com as magníficas falésias calcárias que abraçam as costas de praias imaculadas de areia branca. As águas cristalinas e azul-turquesa e as lagoas exuberantes criam um paraíso lindo demais para ser capturado por um cartão postal. As águas tranquilas e sem nuvens tornam Palawan perfeita para mergulhadores de naufrágios, que podem explorar navios afundados da Segunda Guerra Mundial repletos de impressionantes recifes de corais.
3/10 Maldivas – Literalmente, em qualquer lugar nas Maldivas
Não é de admirar que as Maldivas permaneçam no topo da lista de desejos dos amantes de viagens em todo o mundo. As praias são quase inacreditáveis, e quem tiver a sorte de visitá-las certamente terá uma experiência memorável. O céu azul pontilhado de nuvens combina com as águas vibrantes e as areias fofas. As correntes criam uma paisagem em constante mudança de bancos de areia que levam os banhistas descalços a pequenas ilhas cercadas por águas inconcebivelmente claras. Além do mergulho, as excursões submarinas permitem que os turistas explorem os deslumbrantes recifes de corais das Maldivas enquanto permanecem secos no processo.
2/10 Daydream Island – Ilhas Whitsunday, Austrália
As 74 ilhas Whitsunday ao largo da costa da Austrália fazem parte do maior ecossistema do mundo, a Grande Barreira de Corais, uma extensão de mais de 130.000 milhas de sistemas de recifes contendo centenas de espécies únicas de plantas e animais. Os visitantes ficarão cara a cara com a importância de preservar os mais belos habitats do planeta.
Daydream Island tem vários recifes perfeitos para mergulho com snorkel em águas cristalinas azul-petróleo. As linhas costeiras rodopiantes criam a impressão de um céu ralo cheio de nuvens, resultando em uma paisagem que merece esse nome.
1/10 Matangi – Ilhas Fiji
Os visitantes da Ilha Matangi, em Fiji, desfrutarão de uma paisagem intocada cercada por árvores altas e lindas vilas. A ilha em forma de ferradura é um paraíso para os amantes da privacidade. Águas cintilantes cerúleo rolam suavemente na costa isolada. Os hóspedes apreciarão vistas desimpedidas e claras como vidro de recifes em franja repletos de vida selvagem abaixo da superfície.