Estes são os melhores lugares do mundo para mergulhar com arraias Manta

Conhecidos pelos mergulhadores como gigantes gentis, nadar com arraias nesses locais é uma experiência de outro mundo que muda a vida.

um mergulhador nadando debaixo de uma arraia manta

As majestosas arraias manta são uma das criaturas mais bonitas do oceano. Estar em sua presença graciosa está na lista de todos os mergulhadores e aqueles que tiveram a sorte de experimentá-lo afirmam que é nada menos que mágico. Seres completamente inofensivos, pacíficos e gentis, as mantas são verdadeiramente fascinantes, e sua curiosa inteligência é aparente quando elas olham para a alma com seus grandes olhos de corça.

Esses enormes pelágicos vagam pelos mares há mais de cinco milhões de anos, mas, infelizmente, como resultado da poluição, práticas pesqueiras insustentáveis ​​e medicina alternativa, eles agora estão listados como ameaçados de extinção. Felizmente, há um número crescente de áreas marinhas protegidas onde eles se alimentam, são limpos de parasitas e migram. É possível avistar mantas em todo o mundo, no entanto, estes são alguns dos destinos de mergulho mais confiáveis ​​onde você pode encontrá-los por si mesmo.

12/12 Ilhas Similan, Koh Bon, Hin Daeng e Hin Muang, Tailândia

Não são apenas as praias perfeitas que atraem viajantes para a Tailândia – é o rico mundo subaquático que atrai os mergulhadores. Há muitas espécies fascinantes e coloridas para ver, mas aqueles que amam coisas grandes ficarão realmente impressionados se mergulharem nos lugares certos.

As mundialmente famosas Ilhas Similan e Koh Bon apresentam uma ação soberba de manta, com a mais impressionante vista de fevereiro a abril. As correntes oceânicas de dezembro a maio fornecem grandes quantidades de plâncton, que é um bufê irresistível para as mantas que se aglomeram para comer nas muitas estações de limpeza enquanto dão um show impressionante para mergulhadores em vários locais – como o pináculo de Koh Tachai.

Também no mar de Andaman estão os pináculos subaquáticos de Hin Daeng e Hin Muang – dois locais de mergulho coloridos em mar aberto, onde, por volta de dezembro a maio, há uma boa chance de desfrutar de belos mergulhos em mantas.

11/12 Ilha de Ishigaki, Japão

Ishigaki é uma das ilhas mais ao sul do Japão, na província tropical de Okinawa e, na verdade, fica mais perto de Taiwan do que do Japão continental. As águas ao redor da ilha possuem várias estações de limpeza que atraem um número razoável de arraias o ano todo. Os melhores meses para avistá-los são entre maio e dezembro, que também é a convidativa estação quente do verão. O lado norte de Ishigaki, perto da Baía de Kabira, é onde está a ação da manta, e locais de mergulho icônicos como Manta Point e Manta Scramble são playgrounds para essas criaturas majestosas.

10/12 Parque Nacional de Komodo e Flores, Indonésia

Mais de 17.000 ilhas compõem o arquipélago da Indonésia, onde os oceanos Pacífico e Índico se encontram e abrigam 25% das espécies de peixes do planeta. A nação é um hotspot de classe mundial para mergulhadores, graças à sua incrível diversidade. O Parque Nacional de Komodo e a Ilha das Flores são duas das regiões mais icônicas de mergulho com manta, onde esses gigantes gentis adoram se alimentar no fundo das áreas arenosas repletas de plâncton. Avistamentos são frequentes durante todo o ano, mas a maioria é relatada de junho a setembro.

12/09 Nusa Penida, Bali, Indonésia

Bali é outro excelente destino de mergulho e é de fato o mais popular da Indonésia. A vizinha Nusa Penida Island oferece avistamentos confiáveis ​​durante todo o ano, com o maior número de mantas avistados por volta de agosto a outubro. Além disso, este famoso ponto de mergulho também oferece boas chances de encontrar a indescritível mola mola. Mas esta zona de mergulho digna de uma lista de baldes apresenta correntes fortes e condições difíceis, dependendo da estação e do clima, o que pode ser muito desafiador para iniciantes.

12/08 Raja Ampat, Indonésia

O lugar de elite da Indonésia no mapa do mergulho também é garantido por Raja Ampat – que é constantemente citado como um dos melhores destinos de mergulho do mundo. Os mergulhadores aqui adoram os incríveis corais moles, a ação abundante de criaturas macro e a topografia subaquática épica que impressiona até mesmo os mergulhadores mais experientes. Raja Ampat também está vendo um aumento nos avistamentos de mantas à medida que mais e mais dessa vasta região subaquática é explorada.

Ótimos locais para a caça de manta incluem Manta Sandy, Eagle Rock, Manta Ridge e Wayad Lagoon, bem como Magic Mountain e Blue Magic, onde espécies de mantas oceânicas e de recife podem ser encontradas. É possível experimentar encontros confiáveis ​​de mantas de outubro a maio, no entanto, para aqueles que desejam explorar diferentes tipos de mantas, dezembro a março é um período melhor.

12/07 Fiji

O paraíso idílico de Fiji é um lugar confiável para avistamentos de mantas durante todo o ano, no entanto, os encontros mais frequentes são de junho a outubro. Existem muitos recifes rasos prósperos onde as mantas ficam, bem como estações de limpeza abundantes onde elas se reúnem para serem limpas de parasitas. No geral, mergulhar em Fiji é incrível, mas se são mantas especificamente que o trazem a este arquipélago, não deixe de conferir Taveuni, Namena Marine Reserve, Kadavu, Yasawas e Wakaya.

6/12 Lady Elliot Island, Ningaloo e Coral Bay, Austrália

A Austrália é o paraíso dos mergulhadores graças às suas águas agitadas e diversificadas. A Ilha Lady Elliot, na Grande Barreira de Corais, é justamente apelidada de Casa da Manta Ray – uma marca que mais do que ganhou por causa de sua ação de manta de cair o queixo durante todo o ano. Os encontros mais prolíficos aqui ocorrem durante os meses de inverno, quando cerca de 100 mantas se reúnem.

Outros destinos igualmente excelentes para avistar mantas são Coral Bay, na Austrália Ocidental, e Ningaloo – eles não são tão famosos, mas são igualmente dignos. As viagens de mergulho partem da Costa dos Corais de junho a novembro, mas Coral Bay tem saídas durante todo o ano.

5/12 Baa Atoll, Maldivas

As Maldivas estão entre os destinos de mergulho mais inigualáveis ​​do mundo, com suas águas cristalinas, diversas espécies e topografia subaquática alucinante. E, graças à sua localização privilegiada em mar aberto, é um íman para grandes pelágicos. O minúsculo Baa Atoll é uma das áreas mais notáveis ​​para avistamentos de mantas devido à sua localização geográfica ideal e é o lar de um espetacular ciclone de mantas que se reúnem para consumir grandes quantidades de zooplâncton que são canalizadas para a mundialmente famosa Hanifaru Bay – a única Reserva da Biosfera Marinha da UNESCO nas Maldivas. Entre junho e novembro, ocorre esse incrível frenesi alimentar, e qualquer um que tenha a sorte de testemunhar o fenômeno fica totalmente sem palavras.

4/12 Ari Atoll, Maldivas

Um dos atóis mais visitados do país é o Ari Atoll, e seus abundantes recifes internos, pináculos e canais combinam com grandes espécies marinhas para colocar este centro de mergulho no mapa. É fácil identificar mantas se alimentando de plâncton atraído pelos canais do atol, que também atraem muitas outras criaturas grandes.

As raias manta podem ser vistas em todo o atol durante todo o ano, mas os avistamentos mais frequentes ocorrem em Panettone e Ukulhas Thila. Para ter mais chances, é uma boa ideia seguir a migração sazonal da manta – de janeiro a abril, mergulhe ao redor do lado oeste do atol para ter mais sorte com a manta, e de junho a novembro, o lado leste é onde está mais ação.

3/12 Yap, Estados Federados da Micronésia

Yap é o lar de 150 ilhas e muitos atóis de coral. Os recifes aqui possuem uma grande diversidade e várias estações de limpeza – que uma considerável população de mantas chama de lar. Avistamentos de mantas são quase garantidos durante todo o ano, mas os mergulhadores dizem que elas são mais abundantes entre dezembro e abril, quando as mantas estrangeiras vêm para procriar com as mantas residentes.

2/12 Palau

Palau é conhecida como uma das mecas mais consistentes para avistamentos de arraias manta. O que torna este lugar ainda melhor é que 80% das águas circundantes do país foram estabelecidas como Área Marinha Protegida em 2020, o que protege os habitantes marinhos – incluindo mantas – de práticas nocivas. Avistamentos ocorrem durante todo o ano e em quase todos os lugares, no entanto, German Channel e Devilfish City entre outubro e maio se orgulham mais.

1/12 Ilha de Socorro, México

A famosa ilha vulcânica de Socorro, no México, abriga mais de 500 arraias oceânicas – muitas das quais exibem a rara cor totalmente preta. De novembro a junho (com maio e junho vendo o maior número de encontros), centenas – alguns dos quais com mais de cinco metros de largura – agraciam os mergulhadores com sua presença para uma experiência verdadeiramente espetacular. Esta pequena ilha é, na verdade, um dos melhores lugares da Terra para ver arraias gigantes oceânicas.