Com tantas lanchonetes servindo todos os tipos de tapas em toda a capital catalã, pode ser uma tarefa difícil escolher em quais parar.
Todo esse passeio pelas ruas históricas, museus e shopping centers de Barcelona são suficientes para criar um apetite decente – e, felizmente, a cidade é o lar de inúmeros centros de tapas para saciar essa fome. Com tantas lanchonetes servindo todos os tipos de tapas em toda a capital catalã, pode ser uma tarefa difícil escolher em quais parar. Felizmente, sejam décadas de idade ou novidade, há muitos que são bem conhecidos por serem alguns dos melhores pontos de tapas de Barcelona – não importa para um lanche leve ou um banquete em família.
9/9 Bar La Plata
Localizada em Bairro Gótico de Barcelona, Bar La Plata está no mercado desde 1945 e é dito ser uma das últimas autênticas articulações de tapas nesta parte da cidade. Pode ser um pequeno bar de canto em que pouco mudou nas últimas décadas, mas tudo isso faz parte de seu charme e autenticidade.
Servir apenas um punhado de tapas também não o torna menos incrível, pois cada um é tão delicioso quanto o próximo – como evidenciado pelas multidões de pessoas que descem para saborear as delícias suntuosas, especialmente no fim de semana durante o qual se torna um centro cheio de moradores locais comendo a melhor larva da cidade.
8/9 Casa de Tapes Cañota
A Casa de Tapes Cañota é um tentador bar de tapas de marisco inspirado na cozinha galega. Na verdade, é uma parte das famosas Rias de Galicia – conhecidas em toda a Espanha como um dos melhores restaurantes galegos do país – e, portanto, é naturalmente um favorito entre as articulações de tapas de Barcelona.
Especializado em pratos tradicionais, o El Cañota oferece cozinha de alta qualidade num ambiente descontraído. Com tentadores pratos de peixe no menu, como frutos do mar fritos e peixe, polvo galego, patatas bravas, bem como uma seleção de vinhos saborosos e cerveja de pressão, marcar este fora da lista quando em Barcelona é certo para ser uma experiência memorável para os sentidos.
7/9 La Mundana
Este é bastante único, misturando cozinhas internacionais com tapas espanholas clássicas para criar uma aventura culinária sensacional incorporando o resto do mundo. Os clientes famintos podem desfrutar de tomadas especiais de tapas que muitos não experimentaram antes, todas recém-assadas, como polvo com tocino ibérico, tataki de atum com aromas asiáticos e um espeto de dar água na boca de carne de porco Duroc com homus e açafrão. Não gosta de nada extravagante? Não se preocupe, o restaurante oferece muitas tapas frias saborosas, carnes defumadas, patatas bravas, croquetes, lulas e as obras.
6/9 Pollearia Fontana
Um típico restaurante de frango pode aparecer à primeira vista, mas não é assim. Situado entre as estações de metro Fontana e Joanic, o Polleria Fontana oferece uma excelente cozinha catalã, incorporando pratos tradicionais com receitas caseiras da avó. O proprietário e chef, Nil Ros, faz inúmeras tapas clássicas com sabores divinos, com tudo preparado fresco no local – incluindo paellas.
5/9 Xanc i Meli
Trabalhadores experientes da taverna Xanc e Meli misturam frutos do mar com a culinária típica espanhola, oferecendo um menu que é breve, mas embala um soco. Há choco com almôndegas de tinta de lula, bacalhau com mousseline de alho e ratatouille, e inúmeras porções mais interessantes. Além disso, suas sobremesas são muito faladas e são perfeitas para resolver os sentidos depois de se empanturrar de sua seleção de salgados. De acordo com comentários, a tarte caseira Tatin e os doces Tapones de Cadaqués polvilhados com açúcar são especialmente de alto nível.
4/9 Dez
No Ten’s, Jordi Cruz oferece aos hóspedes o que ele acredita que um bar de tapas em Barcelona deve ser, juntamente com suas próprias criações inspiradas em tapas clássicas. Há muitas delícias para escolher (e será difícil escolher). Seja lula com citronela Alioli (maionese de alho), ou culinária de sua região natal de Àbac – como foie gras com figos, Migas ou sorvete de pimenta de Sichuan – é provável que os clientes queiram pedir tudo fora do menu para experimentar.
3/9 La Cova Fumada
De acordo com a opinião local e rumores de longa data, La Cova Fumada é citada como o berço da “bomba” – um prato saudável de batata picante e carne picada adorado pelos moradores de Barcelona. Diz-se que a avó do gerente Josep Maria criou a receita há mais de seis décadas, que se tornou uma característica gastronômica básica na cena culinária local da região.
Ainda forte, este clássico de Barcelona, o restaurante despresunçoso é sempre popular como sempre foi entre os habitantes locais que trabalham à beira-mar e, como tal, tornou-se um dos pontos mais amados da cidade para o almoço. Os visitantes que conseguem se sentar nas mesas de mármore e ferro podem se deliciar com especialidades diárias variáveis do almoço, com os favoritos, incluindo bacalhau salgado, Capipota e garbanzos cozidos, para citar apenas alguns.
2/9 Quimet i Quimet
Este bar encantadoramente pequeno oferece uma grande experiência de tapas, então ignore seu tamanho e puxe um assento para descobrir as especialidades requintadas que são ótimas regadas com vinho. Uma dessas especialidades é o que os espanhóis chamam de “Conservas”, que são mariscos preservados em latas, enquanto outra é “Montaditos” – deliciosas variações de tapas servidas no pão com uma variedade de opções incríveis. De passata de vaca e patê de azeitona preta a sashimi com cream cheese e mel, os sabores irresistíveis desta junta atraem as multidões – por isso não deixe de chegar cedo.
1/9 Balius
Balius é um delicioso bar especializado em coquetéis feitos com vermute, que andam de mãos dadas com sua coleção de pequenos pratos de Aragão e Castilla e, claro, tapas. Os destaques do menu incluem o Lomo de Orza – um deslizamento de lombo de porco finamente cortado com maionese de alho Alioli e limão, bem como o Atascaburras – um delicioso prato de bacalhau salgado para consumir enquanto saboreia coquetéis habilmente feitos.