Desde locais antigos até a comida e até a segurança em cada país, aqui estão algumas coisas a considerar entre México e Honduras.
Enquanto o México, um país da América do Norte, é bastante popular e enorme, Honduras, um país da América Central, está longe do caminho comum e é menor em território. Se persistir o dilema de escolher entre México ou Honduras para férias, as seguintes considerações irão percorrer seus destinos, alimentação, cultura, acomodação, segurança e orçamento geral, permitindo decidir uma opção melhor sobre a outra.
Vamos navegar primeiro pelo México
Praias intocadas do México
O México é notoriamente conhecido por possuir uma variedade de praias. Seja a formação rochosa El Arco de Cabo San Lucas, um dos cenários mais emblemáticos do México, Playa Delfines e Playa Mujeres, as praias de Cancun são conhecidas por sua areia fina, águas claras e vibração menos movimentada, praias remotas como Playa Mayto, Jalisco e Troncones, Guerrero com uma atmosfera descontraída, Playa Maroma, Riviera Maya com areia branca perolada ou Isla Holbox, uma ilha com vibrações boêmias. O México tem quase 500 praias com a periferia do país em torno do Oceano Pacífico, Mar do Caribe, Golfo do México e Mar de Cortez.
Pode-se mergulhar em atividades de aventura, como mergulho subaquático, rapel, tirolesa, passeios na selva e também aproveitar spas, atividades de relaxamento e culinária deliciosa.
Ruínas antigas do México
Ruínas maias como Chichen Itza e Coba na Península de Yucatán, ruínas astecas na Cidade do México de Teotihuacan e ruínas zapotecas em Oaxaca refletem a história e a herança do México.
Chichen Itza
Uma antiga cidade da civilização maia com fins religiosos, militares, políticos e comerciais é um patrimônio da UNESCO. Tem uma estrutura piramidal chamada El Castillocenotes sagrados com significado arqueológico e vários outros complexos.
Ruínas De Cobá
Localizado entre Tulum e a Península de Yucatán, Coba é um importante local de ruínas, mas muito diferente de outros locais maias. Como não é um único site, mas um grande grupo de sites conectados à pirâmide central. É melhor acessado da Riviera Maya através de Tulum e fica a 2 horas de distância de Cancun.
Monte Albán – ruínas zapotecas em Oaxaca
As pessoas ficaram loucas por Chichen Itza enquanto as ruínas zapotecas foram perdidas no esquecimento. Os zapotecas eram os agricultores de milho e Monte Albán era a capital da cultura zapoteca. Mitla foi outro local importante aqui e esses dois marcaram o início da atual Oaxaca. Estas intrigantes ruínas estão a 20 minutos da cidade de Oaxaca.
Cultura Alimentar do México
Como o México tinha uma mistura de etnias e uma história vibrante, sua culinária foi influenciada pelos astecas, maias, zapotecas e europeus. Conhecido peculiarmente pelo uso extravagante de pimentas como Serrano, Ancho e Jalapeno, seus outros elementos básicos são “Masa”, uma farinha de milho usada para fazer tortillas, Quesadillas, Enchiladas e muitas ervas e especiarias. Alguns dos seguintes pratos mexicanos famosos podem ser um deleite para as papilas gustativas.
Enchiladas
Datado da época maia, este prato é feito de farinha e tortilhas de milho recheadas com carne, queijo, frutos do mar, feijão, legumes, molho de pimenta e especiarias.
guacamole
Datada dos tempos astecas, esta iguaria é feita de purê de abacate, tomate, cebola, pimenta malagueta, suco de limão, cravo, alho e frequentemente servida com tortilla chips.
tamales
Seja tribos astecas, maias ou incas, os tamales são massa de milho embrulhada em folhas de bananeira ou palha de milho. Prato cozido no vapor com recheios de carnes, queijos, frutas, vegetais, pimentões e toupeira, isso é realmente bastante nutritivo.
Tacos al Pastor
Remontando ao início dos imigrantes libaneses e sírios, este prato histórico nada mais é do que finas tiras de carne de porco servidas em tortilhas misturadas com abacaxi, cebola e coentro.
Chilaquiles
Café da manhã tradicional do México, onde tortillas são cobertas com salsa e ovos mexidos ou frango são adicionados por cima. Infundido com queijo e creme, é servido com frijoles (feijão frito)
Segurança no México
Mesmo que o México seja culturalmente rico com todos os destinos deslumbrantes, ainda é recomendável ter cuidado aqui. Os pontos turísticos são bastante seguros em comparação com alguns outros lugares. As pessoas são bastante calorosas e amigáveis, embora tenham cuidado com roubos e furtos, especialmente no transporte público.
Chegando a Honduras, o seguinte é a comparação vis a vis.
Agora, para Honduras
Praias intocadas de Honduras
O Segredo Oculto do Caribe são as praias de Hondurasbastante subdesenvolvido, virgem em sua essência, e poucos acessíveis apenas por barco.
As Ilhas da Baía, localizadas na costa norte de Honduras, são compostas por 3 ilhas principais: Roatan, Guanaja e Utila, que são bastante populares. Situadas ao redor da segunda maior barreira de corais do mundo, são praias de areia branca com águas azul-turquesa. Destacadamente conhecido por mergulhar com majestosos tubarões-baleia, muitas atividades como mergulho, tirolesa, caiaque por manguezais, mergulho com cilindro acontecem aqui. Utila tem as melhores escolas de mergulho e também ótimos locais para mergulho e caminhadas. Cayos Cochinos tem recifes de corais, enquanto Water Cag, Utila é conhecida como a capital do tubarão-baleia do Caribe.
Ruínas antigas de Honduras
Ruínas de Copan
Vindo da civilização maia e construída entre 400 dC e 800 dC, tem sido uma das cidades espetaculares por seus antigos templos, altares e hieróglifos. Todo o local da ruína envolve mais de 4.500 estruturas e é um patrimônio da UNESCO. Descoberta em 1570 por Diego Garcia de Palacio, esta cidade foi um centro político e cultural.
Cultura Alimentar de Honduras
Uma fusão da culinária espanhola, caribenha, africana e mesoamericana, os alimentos básicos de Honduras são arroz, feijão, leite de coco, carne e tortilhas.
baleadas
Um clássico favorito em Honduras feito de feijão frito, mantequilla (um creme azedo peculiar), queijo, abacate, ovos mexidos, chouriço em tortilhas como recheio.
Platão Típico
Servido geralmente como café da manhã, consiste em ovos fritos, feijão frito, tortilhas de milho, queijo e banana frita. Às vezes, também envolve carne grelhada, linguiça de porco, chismol, banana frita, arroz e feijão cozido.
Pupusas
Vindo de El Salvador, este prato é bastante famoso em Honduras. Um pão sírio feito com fubá ou farinha de arroz, pupusa tem recheio de queijo derretido, feijão, carne de porco, cebola em conserva e salada de repolho picante.
catrachas
Servido como entrada ou prato principal, este prato leva tortilhas de milho fritas com queijo defumado ralado, feijão vermelho, molho picante, abacate e creme hondurenho.
Tapado Olachano (ensopado com carne seca)
Este rico ensopado é um prato comum na hora do almoço, composto por carne salgada, costela de porco defumada, banana, mandioca (raiz vegetal), chicharrón (barriga de porco) e leite de coco, alho, cebola e coentro ao caldo. Bastante rica em sabor, essa iguaria teve origem na região de Olancho.
Segurança em Honduras
As Ilhas da Baía são geralmente mais seguras do que o continente de Honduras. Recomenda-se visitar lugares populares como Roatán com um guia. A carona deve ser evitada e a vigilância em áreas remotas deve ser levada em consideração. Caminhar por Tegucigalpa, San Pedro Sula e cidades do interior de Honduras não é aconselhável. Deve ser evitada a exibição de itens de valor em rodoviárias, aeroportos ou praias isoladas. Também fique atento às fronteiras com a Guatemala, Nicarágua e El Salvador.
Enquanto o México é bastante atraente, Honduras ainda não está no centro das atenções. Ambos os destinos têm muito a oferecer com seus prós e contras.