A área da segurança de informação está cada vez mais forte e exigindo um espaço cada vez maior nas organizações ao redor do mundo inteiro. Isso faz com que as empresas tenham que investir, cada vez mais, em cibersegurança.
Nesse contexto, existem duas equipes que são essenciais para compor esta área de segurança da informação: o Red Team e o Blue Team.
Dentro da cibersegurança, isso funciona como um jogo: o Red Team ataca o Blue Team, que tentará se defender. Esta competição entre as equipes permite que sejam avaliadas falhas e vulnerabilidades, além de validar os conhecimentos e a prontidão das equipes de defesa.
Portanto, continue aqui para descobrir tudo sobre essas formações. Vamos lá?
Blue team: o que é e qual a sua importância?
Como falamos brevemente acima, o Blue Team é a equipe que trabalha dentro da área de cibersegurança, atuando na defesa dos ataques e ameaças criados pelo Red Team e até mesmo por hackers alheios à organização.
Dessa forma, esse time fica responsável por conseguir desenvolver estratégias de defesa mais eficientes, aumentar a segurança e diminuir os riscos de ataques externos.
Com estas simulações, o Blue Team consegue reagrupar e modificar todos os mecanismos de proteção da rede, tornando-os mais eficazes.
Por isso, as pessoas que atuam no Blue Team precisam ter um alto nível de conhecimento sobre as mais diversas ameaças. Por isso, estes profissionais são ideais para eliminar brechas existentes na rede e reformular uma completa infraestrutura para se defender.
Algumas das atividades que esses profissionais devem compreender são:
- Auditorias de segurança;
- Análises de log;
- Análises de risco;
- Desenvolvimento de cenários de risco;
- Teste Distributed Denial of Service (DDoS);
- Ou ataque de negação de serviço.
Dentro desta posição, os profissionais de defesa cibernética que compõem a equipe necessitam conhecer os mecanismos de ataque às redes de forma profunda e prática.
Red team: o que é e qual a sua importância?
Agora que você já sabe a importância de cada um para a cibersegurança de uma empresa, o que faz um profissional de Blue Team e o que é o ethical hacking, veja uma explicação mais aprofundada sobre as diferenças entre essas duas equipes.
A equipe vermelha (Red Team), possui a função de fazer os testes de penetração. Ou seja, de invasão a diversos sistemas, diferentes níveis e programas de segurança. O profissional que atua em times de pentest são os chamados “ethical hacking”.
Para invadir sistemas eticamente, eles utilizam as mais variadas habilidades que um possível invasor poderia tentar utilizar. Assim, eles buscam identificar as falhas e as ameaças à segurança que a empresa pode sofrer.
Em suma, o objetivo da equipe vermelha e dos profissionais de Red Team é explorar o terreno e tentar burlar as vulnerabilidades das mais diversas formas.
Diversos ataques são realizados por esta equipe, como, por exemplo: spoofing, attack HID, ataques que se baseiam em VPN, falso WAP, ameaça interna, tentativas de intrusão, túnel ICMP, teste de resistência, cópia de cartão de acesso, tunelamento de DNS e os ataques pela internet de forma remota.
O benefício principal do Red Team é a possibilidade de obter um entendimento melhor e mais completo sobre a exploração dos dados, e para a prevenção de ataques e violações no futuro.
Diferenças entre Blue Team e Red Team
O que diferencia a equipe azul da equipe vermelha é que, no caso do Blue Team, o foco dos profissionais da equipe está muito mais na detecção destas ameaças, enquanto o Red team busca as vulnerabilidades e gaps para atacar o sistema.
Mas, além disso, o Blue Team também é o responsável por trabalhar no fortalecimento da infraestrutura de segurança da empresa, através do uso de IDS, por exemplo.
Dentre as medidas de controle utilizadas pela equipe azul, estão:
- Uma melhoria nos padrões de segurança do sistema;
- Autenticação em 2 fatores;
- Registros e configurações;
- Armazenamento de dados;
- Identificação de tipos de ataques e as intrusões no sistema;
- Gerenciamento das chaves com mais segurança.
Ambos os times são extremamente importantes para a cibersegurança dentro de qualquer empresa.
Por isso, para conseguir uma segurança realmente completa, eficiente e eficaz, que esteja preparada para os mais diversos tipos de ataque, só é possível através do trabalho conjunto das duas equipes. Afinal, uma complementa a outra.
Se você tem interesse em se tornar um profissional de Blue Team, é muito importante procurar por uma especialização de cibersegurança. Isso porque, com certeza, estar preparado teórica é praticamente um dos grandes diferenciais para os profissionais desta área.