Proprietários que possuem veículo com IPVA atrasado podem regularizar a documentação com parcelamento do débito
O começo de ano vem cheio de contas para pagar e vez ou outra precisamos encontrar uma forma de aliviar os custos, por isso, muitas pessoas optam por parcelar o IPVA atrasado, tentando ganhar mais tempo até as contas reduzirem.
Como o licenciamento só é permitido após o pagamento do IPVA, é fundamental regularizar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor para evitar que haja problemas maiores como multa, pontuação na CNH e juros que podem ser acrescidos na taxação do veículo.
Continue acompanhando a matéria para entender como é possível fazer esse tipo de parcelamento.
Identificando o IPVA atrasado
O primeiro passo é identificar qual a situação do veículo. Para isso:
- Você precisa ver em qual estado o veículo está registrado, isso pode ser constatado no CRLV, o documento do veículo. Isso porque o Detran possui um site para cada estado, portanto, na hora de pesquisar carros de Minas Gerais é necessário buscar por Detran MG;
- No site do Detran escolha a opção “veículos” e “consultar situação do veículo”, insira a placa e o número do Chassi, ambas informações são encontradas no CRLV. Uma vez que tenha constatado que haja débito, a solicitação de parcelamento é efetuada em outro órgão regulador.
O IPVA atrasado em Minas Gerais é parcelado pela Secretaria do Estado da Fazenda, e para consultá-lo basta acessar o site da SEF e procurar pelo campo com a opção IPVA, então é só clicar e esperar ser redirecionado para outra página.
Nesta página, o site irá te dar uma lista de serviços, clique em “parcelamento”. Ao ser redirecionado você irá para uma página que te orientará como solicitar o parcelamento do IPVA atrasadoque pode ser feito em até 12 vezes, mas cada parcela precisa ter um valor mínimo de 200 reais.
O processo é simples e intuitivo, basta estar com os números do CPF, quando pessoa física, ou CNPJ, quando pessoa jurídica, junto com o RENAVAM. Este último é como se fosse o CPF do veículo e pode ser encontrado no CRLV, documento que só o proprietário do automóvel possui.
Taxa de juros
Vale lembrar que, apesar de ser possível parcelar IPVA, será necessário o envio de formulário de solicitação e pagamento de taxa junto à Secretaria do Estado da Fazenda, conforme a orientação no site da SEF.
Como qualquer imposto, o IPVA atrasado gera juros. Como o valor do IPVA varia de acordo com o valor do veículo, os juros também irão variar. Ao solicitar o parcelamento, o usuário poderá escolher entre as opções que serão disponibilizadas pela Secretaria do Estado da Fazenda, conforme cada caso.
Ainda assim, é primordial que seja efetuado o pagamento do IPVA atrasado, possibilitando o licenciamento do veículo e a regularização para que este possa circular ou ser passado para o nome de outra pessoa, em uma eventual venda, por exemplo.
Desse modo, você evita muitas dores de cabeça e se mantém de acordo com as leis voltadas para o uso de veículos.