Manutenção do carro: Saiba quais as regras básicas para manter o seu veículo em bom funcionamento, prolongar sua vida útil e certificar-se do que é necessário para ter o direito de acionar a garantia se necessário.
A manutenção do carro preventiva é um serviço que tem como objetivo garantir que os veículos funcionem de forma correta, garantindo um bom desempenho e realização dos cuidados necessários, bem como: troca de óleo do motor, verificação de fluidos, cuidados com os pneus, entre outros.
Muitos proprietários acabam ultrapassando o prazo de realização da manutenção, no entanto, isso pode acabar trazendo consequências prejudiciais ao veículo, uma vez que pode contribuir para deterioração e desgaste prematuro dos componentes do carro. Portanto, não basta apenas contratar proteção veicular ao comprar um carro novo, mas também ficar atento às manutenções que devem ser realizadas frequentemente.
Quais as regras básicas para realizar a manutenção do carro?
Confiram a seguir quais as regras básicas da manutenção do carro, para garantir que o seu veículo permaneça em um bom estado de conservação e desempenho:
A importância da manutenção do carro
Quando você gastar quantias altas para consertar seu carro, pode se arrepender de não ter cuidado o suficiente antes, ou seja, ter gasto com a manutenção preventiva. Antecipar a manutenção do seu carro regularmente evita que você perca muito dinheiro.
A manutenção preventiva é, portanto, a chave para eliminar pequenos problemas antes que eles se tornem maiores e, portanto, mais caros.
O indicado é realizar a manutenção preventiva de veículos novos após os primeiros 5.000 km, sendo as demais manutenções a serem realizadas a entre 10.000 a 30.000 km de acordo com as recomendações do fabricante no manual do usuário.
Leia e entenda o manual de serviço
Antes de avaliar o serviço em uma oficina mecânica, uma das maneiras mais fáceis de economizar dinheiro em reparos de automóveis e prolongar a vida útil do seu carro é seguir o que o fabricante diz, através do manual do proprietário, assim poderá identificar quais as principais recomendações para solucionar o problema.
Afinal, ninguém conhece seu carro melhor do que as pessoas que o construíram. Então a base da manutenção do carro é acreditar em quem fez o seu carro.
No manual do veículo há todas as informações necessárias, desde o momento ideal para realizar a manutenção do carro preventiva, pressão e tamanho adequado dos pneus, luzes que podem acender no painel, entre outros.
Faça uma inspeção visual do seu carro
Mesmo que seu conhecimento automotivo não seja ótimo, qualquer coisa fora do comum deve chamar sua atenção. Pneus com pressão insuficiente consomem combustível extra e causam desgaste mais rápido. Pneus inflados demais podem reduzir a tração e danificar a suspensão do seu carro.
A pressão dos pneus deve, portanto, ser mantida, verificando-os mensalmente. Isso ajuda a evitar o desgaste prematuro dos pneus e reduz muito suas chances de ter um acidente. No manual do proprietário, você pode verificar essas informações sobre a manutenção do carro.
Para aumentar a vida útil de seus pneus, você pode realizar o rodízio a cada 10.000 km e o alinhamento das rodas em uma oficina mecânica. Isso fará com que seus pneus durem mais.
Também tome cuidado com as luzes para não acabar no meio do nada à noite, e com um farol queimado. Todos os meses, obtenha ajuda para verificar os indicadores de direção nas luzes de ré, em suma, todos os faróis do seu carro. Ao mesmo tempo, será necessário substituir as lâmpadas que não funcionam na manutenção do carro.
A condição dos limpadores de pára-brisa também é fundamental. Se você for pego em um aguaceiro ou uma tempestade nublada, será difícil conduzir o veículo sem o pára-brisa funcionando corretamente. Escolha trocar as palhetas do limpador a cada seis meses. Uma vez no verão e outra no inverno.
Limpar os para-brisas com frequência também pode ajudar a fazer com que os limpadores durem mais. Substitua os limpadores gastos para evitar arranhões no pára-brisa.
Você também pode verificar o nível de água e o nível de óleo em casa (use a vareta e faça isso com o carro frio), o nível deve estar entre os marcadores mínimo e máximo.
Saiba ouvir o que seu carro está dizendo
Ruídos vindos do seu carro podem ser um sinal de que algo está errado e precisa da manutenção do carro. Qualquer ruído suspeito merece uma visita do seu mecânico, especialmente porque gases potencialmente tóxicos podem vazar na cabine do seu veículo.
Para mantê-lo seguro, peça ao seu mecânico que verifique os principais componentes do sistema de escape a cada 10.000 km ou a cada seis meses para quem costuma usar muito o carro. Isso inclui sensores de oxigênio, suspensões e braçadeiras, silenciadores e tubos de escape, coletores de escape, entre outros. Os amortecedores são igualmente essenciais.
Ruídos de chocalho podem ser causados por parafusos soltos. Seus amortecedores podem ser substituídos a cada 80.000 quilômetros ou quando seu carro ficar desequilibrado.
Outra prioridade é a manutenção dos freios. Vários sinais mostram que seus freios precisam ser substituídos. O som de chiado ou assobio quando você pisa no pedal do freio, se o seu carro puxa para um lado quando desacelera ou quando o pedal do freio parece macio quando não é pressionado. Quando o fluido de freio está vazando, você está em sério perigo.
Aproveite o tempo para dar uma olhada sob o capô com frequência
Fique de olho embaixo do capô porque tudo que mantém seu veículo funcionando normalmente está lá. Verifique os fluidos usando varetas ou reservatórios para ver se cada fluido está em seu nível ideal, pois da direção hidráulica à transmissão e aos freios, todos eles dependem do fluido.
O óleo da direção hidráulica também deve ser verificado e reabastecido conforme necessário. O mesmo vale para o líquido de arrefecimento do motor.
Aproveite o tempo para ter o sistema de arrefecimento limpo a cada 30.000 km ou dois anos e ter a pressão testada por um mecânico para evitar vazamentos no radiador. Verifique também o estado da correia do seu carro e troque-a de acordo com as informações exigidas no manual do proprietário. Verifique também as mangueiras sob o capô a cada um mês ou dois. Verifique a bateria limpando-a frequentemente com uma escova de arame.
Substitua os filtros e confie em um profissional
Aproveite também para substituir os filtros de acordo com o manual do proprietário. Estes são: o filtro de óleo, filtro de ar do motor, filtros de combustível, filtro de fluido de transmissão. Tenha seu carro atendido por um profissional para que ele cuide dele com total conhecimento. Portanto, é essencial ter um mecânico antes de precisar de um. A urgência geralmente impede a investigação das habilidades do seu mecânico. Melhor estar na expectativa.
A longo prazo, o básico da manutenção do carro preventiva valerá a pena. Dessa forma, você poderá detectar pequenos problemas mecânicos antes que eles se tornem mais sérios. Em poucos minutos a cada mês, use sua experiência e a de um mecânico de sua confiança. A economia que você obtém é enorme a longo prazo ao realizar a manutenção do carro corretamente.