Saiba quais as principais dicas para melhorar o áudio na gravação de vídeos, a fim de conseguir criar conteúdo profissional para publicar nas redes sociais, site de negócios ou campanhas de marketing para empresas, através das informações reunidas nesta página!
O vídeo se tornou o formato de conteúdo mais consumido na internet, pois, até mesmo para verificar se um produto é confiável, os usuários costumam buscar por resenhas no Youtube ou redes sociais. Através do vídeo, o produtor de conteúdo pode entreter, realizar a divulgação de uma marca ou produto, ensinar tutoriais, etc.
E em meio a tanta concorrência, para que o seu conteúdo se destaque atraindo a atenção dos usuários das plataformas, além de gerar engajamento, além da qualidade na produção do vídeo, o áudio da gravação é um fator essencial para criar um conteúdo de sucesso.
Dicas para melhorar o áudio na gravação de vídeos
A gravação de áudio geralmente é uma reflexão tardia para os cinegrafistas, mas é tão importante para o seu produto final quanto o vídeo gravado. Uma boa gravação de áudio exige esforço, mas vale a pena.
É sempre mais fácil otimizar a qualidade do áudio gravado do que corrigir o áudio abaixo do padrão na pós-produção. Ainda mais quando o conteúdo não é realizado por uma empresa de produção de áudio profissional. Portanto, é preciso seguir algumas dicas especiais de como melhorar o áudio na gravação de vídeos:
1 – Use um microfone de alta qualidade
Os microfones embutidos nas filmadoras geralmente são de baixa qualidade. Eles nem sempre captam bem o som e, às vezes, você acaba ouvindo o som da filmadora funcionando ou ruídos.
Se possível, use um microfone externo sempre que gravar vídeos. Um microfone de lapela, como o tipo que os apresentadores usam, é discreto e especialmente útil quando você deseja ouvir a voz de alguém com clareza.
Para fornecer narração fora da câmera – como em um podcast ou overdub – um microfone de fone de ouvido de boa qualidade funciona melhor.
2 – Monitore o som
Se você pode conectar fones de ouvido à sua câmera, faça-o. Eles permitirão que você ouça exatamente o que a câmera ouve, para que saiba se o assunto está sendo falado alto o suficiente ou se os ruídos de fundo são muito perturbadores, faça como um teste antes da gravação oficial.
Use os fones de ouvido de melhor qualidade que você tem para obter os melhores resultados. Modelos com cancelamento de ruído, ou pelo menos fones de ouvido que cobrem totalmente o ouvido, são as melhores opções.
3. Limitar ruídos de fundo
Se você quer melhorar o áudio na gravação de vídeos, precisa saber que os ruídos de fundo são uma distração muito comum durante a produção de conteúdos em vídeo, e podem complicar o processo de edição tornando-o mais difícil e trabalhoso. Desligue os ventiladores e os refrigeradores, para não ouvi-los cantarolando. Se houver uma janela aberta, feche-a para bloquear os ruídos do tráfego ou os pios dos pássaros.
A maioria das boas ferramentas de edição de áudio podem remover o ruído de fundo, mas somente se o ruído for constante. O ruído ambiental variável não pode ser facilmente removido, portanto, é preciso se atentar a qualquer possível ruído que possa atrapalhar a gravação e prejudicar a qualidade do conteúdo produzido.
4. Desligue a música
Obviamente, se houver música tocando em segundo plano, a mesma precisará ser desligada.
Deixá-la ligada enquanto grava dificulta a edição porque você não pode cortar e organizar clipes sem ouvir os saltos na música. Se você gosta da música e a quer no vídeo, é melhor adicioná-la à gravação mais tarde, depois de ter editado tudo o que era necessário.
Essa é uma dica muito importante quando se trata de melhorar o áudio na gravação de vídeos.
5. Gravar som de fundo
Pense em sons específicos para o evento que você está gravando e capture-os na gravação Se você estiver em um evento, a música do carrossel e o som da pipoca aumentam o clima do seu vídeo e ajudam os espectadores a se sentirem como se estivessem lá com você.
Grave esses sons claramente sem se preocupar com as imagens de vídeo. Durante a edição, você pode mover os clipes de áudio e reproduzi-los em diferentes partes do mesmo.
Além disso, em caso de produtores de conteúdo que precisam postar vídeos sobre eventos, dificilmente será possível obter um som límpido e de qualidade, se atente apenas a não ficar muito próximo das caixas de música, pois o áudio pode ser gravado de forma desconfortável para a audição do público, além de diminuir as chances de engajamento.
Uma dica para melhorar o áudio na gravação de vídeos em eventos é deixar para gravar em momentos especiais.
6. Cuidado com o vento
Essa é uma dica muito importante para melhorar o áudio na gravação de vídeos. Gravar ao ar livre em um dia ventoso é difícil porque o impacto do vento no microfone pode criar sons altos de estalos e batidas.
Neste caso, você pode comprar um protetor de vento para o seu microfone para reduzir esse efeito ou – realizar um improviso – colocar uma meia felpuda sobre o microfone. No entanto, condições de vento muito fortes sobrecarregam até microfones de alta qualidade com telas de vento.
7. Deixe o som para o final
Você sempre pode adicionar som mais tarde. Se estiver gravando em uma área barulhenta, espere e grave a narração mais tarde, quando estiver em um local mais silencioso. Você também pode adicionar efeitos sonoros, que estão disponíveis em muitos programas de edição.
Um exemplo, são os clipes de música em que os artistas realizam toda a produção e gravação, mas adicionam a música somente após completar toda a edição. Dá trabalho por ter que sincronizar no tempo exato, mas a edição fica profissional.
Por isso, em alguns casos, para melhorar o áudio na gravação de vídeos, o ideal é contratar uma empresa especializada na produção de vídeos e áudio.
Gostou das dicas de como melhorar o áudio na gravação de vídeos? Lembre-se que você também pode usar aplicativos gratuitos ou versões completas como o FilmoraGo para editar o áudio em seu conteúdo.