Tudo sobre mobilidade elétrica: tipos de veículos, carregamento, vantagens, impacto no meio ambiente, entre outras informações essenciais sobre o setor automobilístico que tem revolucionado o mercado.
O que é mobilidade elétrica?
De acordo com a definição dada por Gartner, a mobilidade elétrica (ou e-mobility) “representa o conceito de utilização de tecnologias de propulsão elétrica, informação a bordo do veículo e tecnologias de comunicação e infraestruturas conectadas para permitir a propulsão elétrica de veículos e frotas”. De referir ainda que as chamadas “tecnologias de powertrain” incluem veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in, bem como veículos movidos a células de combustível de hidrogénio (que geram eletricidade).
A mobilidade elétrica é considerada uma tendência moderna, mas para ser preciso não é uma invenção recente. Em 1867, antes do advento do motor de combustão, Werner von Siemens apresentou seu gerador elétrico baseado no princípio dínamo-elétrico na Exposição Universal de Paris. A invenção possibilitou a geração flexível e de baixo custo de eletricidade onde quer que seja necessária e, assim, a eletrificação na vida cotidiana, na indústria e até em veículos.
Os primeiros carros com motor elétrico foram apresentados no final do século XIX. A do belga Camille Jenatzy chegou a bater um recorde em 1899: foi o primeiro veículo rodoviário de qualquer tipo a atingir a velocidade de 100 km/h.
Desde então, os veículos elétricos foram relegados a um nicho, embora nunca tenham desaparecido completamente. Em meados da década de 1990, um modelo híbrido chegou ao mercado, o Toyota Prius. Em 2008, um California Roadster tornou-se o primeiro e-car de estrada adequado para distâncias mais longas em relação a Mobilidade elétrica.
Recentemente, há diversas empresas fabricando veículos elétricos para o mercado, desde motos elétricas, scooter elétricas, barcos elétricos, até carros elétricos.
Como funciona um veículo elétrico?
Os veículos elétricos oferecem alto desempenho e têm uma eficiência muito maior do que os veículos com motores a combustão: a relação entre a entrada de energia e a utilizada é de cerca de 90% para motores elétricos, comparado a 35% para motores elétricos a gasolina e 45% para motores a diesel.
Nestes casos, o resto é perdido como calor. Benefícios adicionais: como o alto torque está imediatamente disponível, os carros elétricos podem acelerar mais rápido a partir de 0. Eles também podem obter energia com a ajuda do inversor, por exemplo, ao frear, e fornecê-la à bateria. Além disso, os carros elétricos gozam de direitos especiais em algumas vias e cidades (estacionamento, taxa de circulação, áreas de tráfego restrito).
Mobilidade elétrica e Carros elétricos
Em um carro elétrico, a energia é armazenada em uma bateria recarregável. Um dispositivo chamado inversor converte a corrente contínua da bateria em corrente alternada para acionar o motor elétrico e a Mobilidade elétrica. Quanto mais eficiente for essa conversão, mais tempo um carro pode viajar com a bateria totalmente carregada. Finalmente, o motor elétrico converte energia elétrica em energia mecânica, acionando as rodas.
Outro componente principal de um carro elétrico é o conversor DC-DC, que converte com eficiência a alta voltagem da bateria (100-400 volts ou mais) em uma voltagem bem menor (12 ou 48 volts) para componentes eletrônicos.
Como recarregar um carro elétrico?
Um carro elétrico deve ser recarregado usando uma estação de recarga especial, pública ou privada.
O processo de carregamento demora pelo menos oito horas, mas pode variar de acordo com o veículo e a bateria. Deve-se notar que nem todas as estações de carregamento são projetadas para lidar com grandes quantidades de eletricidade por um longo período de tempo.
Com tomadas domésticas, o carregamento pode ser quase quatro vezes mais rápido. Em estações de carregamento rápido de corrente contínua (DC), no entanto, uma carga completa pode levar apenas uma hora (ao contrário das estações de corrente alternada, que devem primeiro ser convertidas em direta pelo inversor do carro).
Já estão no horizonte tecnologias que reduzirão o tempo necessário para recarregar um carro movido a bateria para 20 minutos ou menos.Com o novo Fiat 500E, 5 minutos de carregamento são suficientes para usar o carro durante um dia inteiro (50 km).
Carros híbridos e Mobilidade elétrica
Um veículo híbrido extrai a energia para se mover de dois motores: um elétrico e um motor de combustão interna – geralmente a gasolina, o diesel é menos comum. O objetivo do acionamento híbrido é combinar as vantagens de ambos os sistemas de acionamento e equilibrar suas desvantagens.
Atualmente, a principal vantagem de um carro com motor a gasolina ou diesel sobre um sistema de acionamento elétrico é a autonomia sobre a Mobilidade elétrica. Isso se deve à unidade de armazenamento de energia, a bateria; à medida que as baterias se tornam mais eficientes, a autonomia aumenta.
Outra vantagem dos veículos com motores de combustão interna é que eles são ainda mais baratos para comprar do que os carros elétricos. Por outro lado, consomem combustível, causam emissões e são barulhentos.
Com motores elétricos, a aceleração é mais rápida e dinâmica. No entanto, devido à bateria, os carros elétricos têm um alcance menor do que os carros com motor de combustão interna.
A síntese de ambos os sistemas de acionamento reduz o consumo de combustível e as emissões, bem como o custo de aquisição, oferecendo dirigibilidade dinâmica e longo alcance. O motor elétrico dá suporte ou substitui o motor de combustão interna, principalmente quando este é ineficiente e, em determinadas situações, aumenta o desempenho.
Os veículos híbridos geram a eletricidade para carregar a bateria enquanto o veículo está em movimento . De fato, em um carro híbrido, o motor elétrico também atua como gerador de energia. Durante a frenagem ou inércia, ou seja, quando o veículo está em movimento sem utilizar energia, ele converte energia cinética em eletricidade (recuperação). Apenas veículos híbridos plug-in também podem ser recarregados a partir de uma estação de carregamento .
A maioria dos veículos híbridos alterna automaticamente entre os dois sistemas de propulsão ou permite que eles trabalhem juntos, dependendo da situação de direção. Em muitos veículos híbridos, o motor elétrico também pode movimentar o veículo sozinho, sem consumir combustível.
Uma vez que um motor elétrico tem um alto grau de eficiência, mesmo em baixas velocidades, é particularmente adequado para partida e condução na cidade. O motor de combustão interna, por outro lado, é necessário para trafegar em autoestradas, ou seja, para longas distâncias e altas velocidades.
Scooters e motos elétricas
Scooters elétricas e as motos também contribuem para formar a imagem da mobilidade elétrica. Sua bateria e forma de funcionamento é semelhante a dos carros elétricos. As mesmas também possuem grande autonomia por carga, e podem ser recarregadas em estações domésticas ou públicas.
As regras de trânsito para esse tipo de veículo elétrico e Mobilidade elétrica são as mesmas que as aplicadas para o transporte convencional, ou seja, respeito do limite de velocidade, uso de capacete, etc.
Assim como os demais veículos elétricos, as motos e scooters ajudam a economizar combustível, são seguras, fáceis de comandar, e não emitem gases poluentes ou ruídos sonoros.
Agora que sabe as principais informações sobre os veículos elétricos e o que é mobilidade elétrica, que tal pesquisar sobre os modelos disponíveis no mercado?!