Provavelmente você já ouviu falar em mutirão de vacinação, mutirão de exames médicos, quitação de contas e até mutirão para renovação da carteira de motorista. Mas você sabe o que realmente significa isso? E será que mutirão e multirão é a mesma coisa?
Conhecer o significado da palavra e entender como ela se aplica ao seu dia a dia pode ser um ótimo caminho para aproveitar as melhores oportunidades. No caso dos mutirões de quitação de contas, por exemplo, os devedores com nome registrado em cadastros de inadimplência conseguem aproveitar ótimas oportunidades em mutirões para quitar as contas e limpar o seu nome.
Qual é a diferença entre mutirão e multirão?
As palavras mutirão e multirão são utilizadas como sinônimos. No entanto, a forma correta de escrita da palavra é mutirão. Em nosso idioma, o termo “multirão”, com “l”, não existe.
Mas, afinal, o que é o mutirão? A palavra mutirão é um substantivo masculino utilizado para se referir a uma mobilização de pessoas com o propósito de atingir um determinado objetivo.
O dicionário Michaelis traz outros conceitos: “qualquer trabalho voluntário por parte de um grupo de pessoas de uma comunidade que tem por objetivo beneficiar o grupo todo”, ainda, define mutirão como “serviço sem remuneração, prestado por pessoas de uma comunidade, para construção ou reforma de um imóvel de uma das pessoas do grupo”.
Perceba que o termo pode ser usado em diferentes contextos, mas se destaca por caracterizar uma reunião de pessoas com o objetivo de resolver uma determinada questão.
Por que os mutirões são realizados?
Agora que você já sabe o que significa um mutirão, fica mais fácil compreender a razão por trás dessa iniciativa.
Os mutirões são realizados com o propósito de oferecer às pessoas acesso a determinados serviços de maneira mais simples e sem burocracia.
Por exemplo, nos mutirões de vacinação o órgão de saúde responsável costuma estabelecer um posto móvel em um local de grande movimento, especialmente em finais de semana, para que as pessoas tenham a possibilidade de acessar e utilizar o serviço sem ter que agendar um horário ou comparecer ao posto de saúde.
A mesma lógica se aplica aos mutirões para pagamento de dívidas. Os birôs de crédito organizam mutirões que oferecem condições de pagamento especiais aos consumidores que estão inadimplentes. Nestes mutirões as pessoas podem aproveitar para negociar e quitar suas dívidas por valores diferenciados.
Vale a pena participar de mutirões?
Sem dúvida! Os mutirões têm o objetivo de facilitar a vida das pessoas, incentivando-as a resolver pendências de forma mais rápida e fácil. Se está difícil se dirigir até um posto de saúde para receber a vacina, ir ao banco negociar uma pendência ou ao Detran para renovar a carteira de motorista, o mutirão pode ser a oportunidade perfeita.
Sabemos que a rotina e a dificuldade de conciliar horários acaba fazendo com que as pessoas procrastinem certas tarefas, principalmente aquelas burocráticas que demandam mais tempo.
Para renovar a CNH, por exemplo, o motorista precisa seguir uma série de etapas que incluem o agendamento no site do Detran, a separação dos documentos que devem ser apresentados, a realização dos exames, o pagamento da taxa e a ida posterior para retirada do documento.
Por fim, vale destacar que existem também mutirões online, além de serviços desenvolvidos especialmente para desburocratizar a suas atividades.
No caso da CNH, por exemplo, o motorista pode acessar serviços online de empresas especializadas em consulta e pagamento de licenciamento, multas, IPVA, entre outros.
Ao aproveitar os benefícios dos mutirões e até de serviços especializados dentro de segmentos específicos como o de trânsito, você ganha dinamismo para resolver suas pendências, economiza dinheiro e evita maiores dores de cabeça.