Agora que esta cidade é um Patrimônio Mundial da UNESCO, ela ganhou muito mais popularidade – mas vale a pena a viagem? A resposta é sim, sem dúvida.
Kotor, localizada em Montenegro, é uma das cidades fortificadas mais antigas da Europa e mantém sua aparência “medieval” desde então. A Baía de Kotor é chamada de fiorde mais ao sul da Europa, embora seja um desfiladeiro submerso.
Os turistas têm visitado muito mais a cidade desde que ela foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO – além disso, esses 10 locais do Patrimônio Mundial mudarão sua perspectiva sobre novos lugares para visitar.
Kotor é um lugar incrível para se visitar, cheio de história, principalmente durante o verão – quando a cidade fica particularmente bonita! E, se você preferir lugares menos movimentados, essas deslumbrantes cidades europeias quase não recebem turistas e seriam perfeitas para suas próximas férias!
Prepare-se para explorar Kotor com nosso itinerário!
10/10 Comece seu itinerário na bela baía de Kotor
Olhe para aquelas águas cristalinas… Isso por si só deve ser capaz de convencê-lo a pular no próximo avião!
A Baía de Kotor, comumente conhecida como “Boka”, é a baía mais popular do Mar Adriático. A região de Montenegro é, de fato, “construída” em torno desta bela baía. E não é apenas a cidade de Kotor que você encontra ao longo da baía, mas também Risan, Tivat, Perast, Prčanj e Herceg Novi.
9/10 A Cidade Velha de Kotor faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO
Caso você esteja procurando (ainda) mais motivos para visitar Kotor, este deve convencê-lo a adicionar a cidade à sua lista.
A cidade velha de Kotor foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979 (felizmente, este não é um dos locais da UNESCO que são completamente superestimados) e isso explica por que seus marcos culturais são incríveis. A cidade tem muitas igrejas e mosteiros ortodoxos e católicos para onde vão muitos peregrinos.
8/10 Kotor tem um museu inteiramente dedicado aos gatos (com gatos reais dentro)
Museu dos Gatos de Kotor é um museu único – não apenas porque é dedicado aos gatos, mas principalmente porque esses belos animais passeiam pelo prédio enquanto você aproveita sua visita.
O principal motivo que levou à criação deste museu foi uma doação feita pela Condessa di Montereale Mantica, que possuía na época uma enorme coleção de pinturas de gatos.
Hoje em dia, a principal fonte de renda do museu depende das doações das pessoas.
7/10 Você precisa entrar em um barco para visitar Nossa Senhora das Rochas, uma das principais atrações de Kotor
Nossa Senhora das Rochas é uma das duas ilhas (artificiais) localizadas na Baía de Kotor – e é por isso que você precisa pegar um barco para visitar esta igreja católica romana.
Reza a lenda que vários marinheiros, depois de verem uma imagem da Madona com o Menino numa pedra, criaram a tradição de atirar uma pedra para o local sempre que regressavam da pesca. A tradição permanece, já que várias pessoas se reúnem em seus barcos todo dia 22 de julho.
6/10 Kotor é o melhor lugar para comprar azeite, todos os tipos de geléias e mel
Isso é o que dizem os turistas: Kotor tem mercados locais incríveis, onde você pode comprar produtos frescos ou outros tipos de lembranças para levar para casa. Diz-se que nestes mercados se encontram os azeites mais intensos, deliciosas compotas e o doce mel – e o melhor é que se podem comprar em pequenos frascos!
Se você deseja saber mais sobre os produtos montenegrinos, consulte estas 15 melhores coisas para comprar em Kotor, Montenegro.
5/10 A Catedral de São Trifão não é apenas uma igreja, mas um pequeno museu
Por fora, a Catedral de São Trifão parece uma catedral normal, onde você pode assistir a missas ou simplesmente entrar para apreciar seu interior. A Catedral de três naves foi alvo de diversas obras de restauro, sobretudo após o terramoto ocorrido em 1667.
A verdade é que você nunca imaginaria que há um museu no andar de cima, de onde você também pode desfrutar de vistas deslumbrantes da cidade – e a entrada custa apenas 2 euros (que, por sinal, é um preço incrível).
4/10 Procurando atividades ao ar livre? Você pode caminhar ou andar de bicicleta na escada de Kotor
As pessoas que caminharam na Escada de Kotor disseram que esta é uma experiência única. A boa notícia é que, se não gostas de fazer caminhadas, podes sempre pedalar neste local incrível (e rochoso).
A Escada de Kotor tem aproximadamente 8 milhas (ida e volta) e pode levar até 5 horas para concluí-la. Se preferir, pode fazer apenas o caminho de mão única para ainda ter energia para passear pela cidade.
3/10 Suba até o Parque Nacional Lovcen e tenha a experiência mais incrível da sua vida
A área ao redor do Parque Nacional Lovcen parece ter saído de um filme!
A montanha é coberta por uma densa floresta e tem dois picos diferentes: Štirovnik (o mais alto) e Jezierski. De qualquer forma, você pode testemunhar vistas incríveis de Kotor, difíceis de obter de qualquer outro lugar.
E você sabia que existem mais de 1000 espécies de plantas no Parque Nacional Lovcen? Esta beleza natural deve estar no seu itinerário em Kotor!
2/10 Visite Kotor no verão europeu e traga roupas leves
Como dissemos anteriormente, Kotor é especialmente bonita durante o verão. Não é que não valha a pena a visita nos meses mais frios, mas a verdade é que pode desfrutar da cidade ao máximo nos dias mais quentes. Além de caminhar, explorar a zona, e consultar todas as atividades deste roteiro, pode sempre reservar um barco para descobrir a baía, e até nadar onde é mais seguro!
É por isso que Kotor é uma “cidade de verão”!
1/10 Não saia da cidade sem um Kapa
Kapa é um chapéu tradicional Montegrinin e remonta a 300 anos atrás. Ainda é um dos souvenirs mais comprados na cidade, principalmente porque não se encontra tal objeto em outras cidades do mundo.
A história diz que Kapa foi usado em Montenegro pelos montegrinins e também pelos sérvios de Montenegro. É muito comum ver esse chapéu em museus porque eles costumam exibir os originais – mas você pode encontrá-los em muitas lojas.