Do filhote ao idoso: os nutrientes para cães indispensáveis em cada fase

Alimentação adequada é a chave para qualidade de vida em todas as fases da vida com os nutrientes para cães

O ditado “somos o que comemos”, tão comum de se ouvir entre nós humanos, também vale para nossos cães. A saúde deles está diretamente ligada à qualidade da alimentação que recebem em cada momento da vida, já que têm necessidades nutricionais que mudam com o passar da idade, assim como do estilo de vida e também do tamanho do animal.

Uma boa alimentação canina deve ser pensada para cada momento de vida do pet. Assim, eles podem ter crescimento saudável, energia para o cotidiano e saúde para a longevidade — e todos nós desejamos isso para eles, não é mesmo?

Por isso, entender quais são esses nutrientes para cães essenciais em cada fase é o primeiro passo para oferecer todo o cuidado que seu melhor amigo merece. A seguir, você irá aprender sobre os nutrientes para cães indispensáveis — dos primeiros meses até a fase idosa, além de dicas práticas para adaptar a alimentação do seu cachorro conforme a idade e necessidade. Confira!

Filhotes: a base para um crescimento saudável

nutrientes para cães

Ah, os filhotes! Tão fofos que a gente quase não consegue resistir ao seu charme. Porém, é necessário muito cuidado, já que os meses iniciais de vida deles são determinantes para que tenham crescimento e desenvolvimento adequados. Sendo assim, uma alimentação nutritiva e de qualidade é fator imprescindível para que o seu pequeno filhotinho se desenvolva conforme o esperado.

A dieta nesse período deve estar focada em atender essas necessidades para que eles cresçam felizes e saudáveis. Estamos falando de nutrientes para cães como proteínas de alta qualidade, fundamentais para a formação dos músculos, tecidos e órgãos.

Cálcio e fósforo também devem estar presentes para o desenvolvimento ósseo. Além desses nutrientes para cães, o DHA, ácido graxo encontrado no óleo de peixe, contribui para o desenvolvimento do cérebro e da visão. A melhor forma de atender a todos esses requisitos é escolhendo rações criadas especificamente para filhotes.

Para quem não abre mão de complementar a alimentação dos filhotes com alimentos caseiros, opções como carne magra, ovos cozidos e até vegetais (sempre em pequenas quantidades, ok?) podem ser introduzidos. Mas lembre-se: isso deve ser feito sempre com a orientação de um veterinário. Nunca dê alimentos para seu pet sem o acompanhamento de um especialista.

Adultos: disposição, energia e bastante equilíbrio para a vida diária

cachorro petshop
nutrientes para cães

Na fase adulta, os cães atingem a estabilidade metabólica, mas sem deixarem de ser fofos e encantadores! A alimentação na fase adulta deve ter como foco o equilíbrio ideal para se ter energia, saúde e manter o peso recomendado.

Proteínas de alta qualidade continuam sendo fundamentais (agora, para manter os músculos), e gorduras saudáveis são as grandes estrelas na hora de fornecer energia para passeios e brincadeiras. Minerais como zinco e selênio, além de vitaminas do complexo B, são importantes para manter a boa saúde do pelo e da pele.

Ainda, é relevante saber que há boa variação de demanda calórica e nutricional conforme o porte, a raça e também o nível e a frequência de atividades que o cãozinho faz. Raças pequenas e mais preguiçosas exigem uma dieta menos calórica do que as grandes e ativas. Leve isso em consideração sempre que for escolher uma ração, combinado?

Idosos: suporte para uma vida longa e saudável

cachorro comendo

Com o avançar da idade, novos desafios surgem na vida de um cachorro. Os velhinhos passam a conviver com um metabolismo lento, perdem massa muscular e a predisposição a doenças aumenta. É aí que a alimentação entra em cena para lidar com essas questões da melhor forma possível.

A dieta deve ter proteínas de digestão mais fácil para que elas possam ajudar a preservar a musculatura sem sobrecarregar o organismo. Antioxidantes, como vitamina E e betacaroteno, combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico.

A fibra também é uma grande parceira para tal momento, já que auxilia no sistema digestivo, prevenindo constipações — problema comum em cães mais velhos. Rações especiais para cães idosos geralmente contêm a proporção ideal de cada um desses elementos, além de serem formuladas com menor teor de sódio para proteger a saúde cardíaca.