Na maioria das vezes, não há problema em fazer solicitações específicas de hotel – mas aqui estão algumas coisas que você deve e não deve fazer na próxima vez que fizer isso.
Com as proibições de viagens começando a aumentar e mais pessoas hospedadas em hotéis, é necessário aprender novas etiquetas sobre como tratar os funcionários do hotel, especialmente se alguém precisar de solicitações especiais de hotel. Em geral, é sempre melhor planejar com antecedência para informar o hotel sobre quaisquer necessidades que um hóspede possa precisar para tornar sua estadia agradável, mas isso nem sempre é possível. Se realmente houver algo que um hóspede precise durante a estadia, segue abaixo uma lista de como solicitar as necessidades mais comuns (Trujillo & Klurman, 2021). Lembre-se que os funcionários do hotel têm a responsabilidade de tentar resolver os problemas, mas existem acima de tudo seres humanos com sentimentos e que merecem decência.
Pedindo uma mudança de quarto
Às vezes, um hóspede pode solicitar uma mudança de quarto para fugir de um ambiente barulhento, seja um vizinho ou um canteiro de obras barulhento do lado de fora. No entanto, é sempre aconselhável fazer perguntas sobre o quarto que está reservando, pois pode não haver muitos quartos disponíveis ao chegar.
- O que fazer: Pegue o telefone do hotel e ligue para a recepção para solicitar a troca de quarto. Eles provavelmente irão mover o hóspede para uma opção mais silenciosa se for o barulho do qual estão fugindo. É dever dos hotéis assegurar aos seus clientes uma estadia agradável e livre de perturbações.
- O que não fazer: É aconselhável ligar para a recepção assim que o hóspede quiser se trocar por causa do barulho e evitar esperar até que seja insuportável. Os hóspedes não devem tentar resolver os problemas do hotel por conta própria, tentando bater na porta do vizinho, pois isso pode fazer com que a outra pessoa se sinta na defensiva e represente uma ameaça. Em geral, os criadores de ruído em um quarto de hotel recebem até três avisos para reduzir o ruído, após os quais são solicitados a deixar o hotel.
Pedindo um upgrade de quarto
Existem muitos casos em que as pessoas sentem a necessidade de mudar de quarto, mas hesitam, pois podem ter medo de uma reação negativa ou da falta de acomodação. Às vezes, o hóspede pode precisar do upgrade porque tem necessidades especiais ou tem uma ocasião muito especial que deseja comemorar em um quarto melhor.
- O que fazer: Ao confirmar a reserva, o hóspede deverá repetir duas vezes, bem como ao fazer o check-in no hotel. No entanto, faça isso quando não houver ninguém ao alcance da voz para evitar colocar a equipe do hotel em uma posição estranha. Na maioria dos casos, pedir um quarto de canto apenas dá ao hóspede mais espaço do que o resto dos quartos, sem nenhum custo extra.
- O que não fazer: os hóspedes devem evitar se sentir no direito de receber um upgrade de quarto e desrespeitar os representantes de atendimento ao cliente que tentam ajudar gritando, ignorando, batendo ou sendo desagradáveis em geral. Eles também devem evitar mentir sobre o motivo pelo qual desejam um upgrade de quarto, mas sejam honestos e a equipe pode apenas fazer um upgrade para você, pois é a coisa mais simples a fazer que o ajudaria com a equipe a entender o lado deles.
Quando o hóspede prefere quartos conjugados
Em alguns casos, os hóspedes viajam com seus amigos e familiares, então eles podem querer estar por perto se estiverem se visitando com frequência. Nesse caso, é melhor reservar com bastante antecedência, pois esses quartos costumam ser muito procurados.
- O que fazer: Ligue para o hotel e pergunte se eles oferecem quartos conjugados e não reserve online, pois a maioria dos hotéis não lista seus quartos como conjugados. A maioria dos hotéis fará de tudo para acomodar famílias e amigos juntos
- O que não fazer: Não ligue para reservas porque geralmente não sabem se há ou não quartos conjugados no hotel. É importante que eles falem com a recepção e lembrem-se de anotar seus nomes para que possamos consultá-los caso precisem de alguma coisa.
Pedindo um quarto de hotel com vista
Todo mundo gosta de um quarto com uma boa vista, mas isso é um luxo que tem um custo extra. Se o hóspede preferir uma vista, deve estar preparado para pagar um pouco mais em comparação com um quarto normal.
- O que fazer: O hóspede deve recorrer a uma agência de viagens que conheça o layout do hotel e pedir ajuda no processo de reserva. É mais fácil dizer o quarto exato que eles querem do que perguntar. Mas como os quartos geralmente são atribuídos apenas quando o hóspede está no hotel, fale com a recepção para obter assistência com essa solicitação.
- O que não fazer: O hóspede não deve tentar reservar online porque não saberia qual quarto tem a melhor vista, mas reservar por e-mail ou por telefone é melhor onde poderá falar com um representante.
Pedindo serviço de quarto e utilitários
Todos nós provavelmente tentamos viajar o mais leve possível, mas nem sempre é o caso. No entanto, os quartos de hotel geralmente têm brindes que os viajantes carregam consigo como sabonete para tornar a viagem mais leve possível.
- O que fazer: Ligue para a recepção e peça o que precisar e se for sem nenhum custo extra eles provavelmente darão ao hóspede. Como alternativa, pode-se enviar um e-mail com todas as comodidades necessárias com antecedência, para que o hotel esteja ciente.
- O que não fazer: Não ligue para a recepção do hotel nos horários de pico (horário de check-in e check-out), quando eles não poderão atender a nenhum pedido especial (Harris, 2022)
Uma dica que você pode precisar saber
Não há garantias de que o hóspede sempre terá seu pedido especial atendido pela equipe do hotel, mas buscar ajuda do pessoal certo com antecedência pode economizar estresse, tempo e dinheiro.