O que saber sobre visitar Bimini e seus famosos tubarões?

Aperte o cinto para uma aventura épica de tubarão em Bimini. Aprenda sobre as diferentes espécies de tubarões e suas características.

Tubarão-lixa no mar do Caribe Shutterstock

As Bahamas são um verdadeiro ímã turístico conhecido por suas praias de areia branca, clima ameno e águas azul-turquesa, mas há um destino em particular que atraiu muitos entusiastas de esportes aquáticos e conservacionistas em uma de suas ilhas chamada Bimini. Bimini é um paraíso para diversos animais aquáticos, especialmente elogiado por sua população diversificada de tubarões. Também é apelidada de ‘capital da pesca esportiva’. Localizada na parte mais ocidental das Bahamas, cerca de 80 quilômetros a leste de Miami, Bimini pode ser um refúgio idílico para descobrir a incrível vida selvagem marinha. Bimini consiste em North Bimini, South Bimini e East Bimini. O lado norte da ilha é mais movimentado em comparação com o sul, que é mais sereno. Se alguém é um louco por aventura ou simplesmente prefere encontrar tubarões em um ambiente controlado, temos tudo coberto.

Sobre os famosos tubarões de Bimini

As águas mornas e claras que fluem da corrente do Golfo até o Great Bahama Bank fazem de Bimini um local ideal para mergulho, pesquisa de tubarões e pesca esportiva. Bimini é de facto um santuário de tubarões, onde se podem encontrar muitos conservacionistas e voluntários como a Sharklab, uma organização que protege e sensibiliza a população de tubarões da região. Existe uma fauna diversificada de tubarões que vive nas planícies rasas semifechadas, nas margens abertas a leste e na zona pelágica profunda.

É claro que mergulhar com tubarões pode causar arrepios na espinha, mas a melhor maneira de remover esse medo é simplesmente aprender sobre os animais marinhos. Aproximar-se e ser guiado por especialistas no domínio pode proporcionar a alguém uma experiência única. Bimini tem muitas espécies de tubarões, incluindo tubarões-tigre, tubarões-lixa, tubarões-de-recife-do-caribe, tubarões-martelo e tubarões-limão.

Tubarões Tigre – Bimini

Os tubarões-tigre podem parecer agressivos, mas há poucos casos em que esses tipos de tubarões foram relatados atacando humanos. O nome científico do tubarão-tigre é Galeocerdo cuvier. Eles têm características distintas, como padrões mosqueados vistos entre a população juvenil e padrões semelhantes a tigres entre os adultos. Eles têm barbatanas caudais longas e pontiagudas com cristas de reforço. Os tubarões-tigre são normalmente raros de serem vistos pelos turistas, mas ocasionalmente são encontrados por mergulhadores. Esses tubarões nadam nas águas rasas de Bimini. Os grandes adultos podem atingir mais de 3 metros de comprimento, e geralmente são encontrados entre 2 e 300 metros de profundidade no mar. Curiosamente, os de Bimini são visivelmente menores do que os encontrados em outras regiões como a Austrália.

Nurse Sharks – Bimini

Os tubarões-lixa, cientificamente chamados de Ginglimostoma cirratum, são encontrados praticamente em quase todas as águas, incluindo locais de mergulho, marinas e áreas de mangue. Eles são conhecidos por serem muito amigáveis ​​em comparação com outras espécies de tubarões. Este tipo de espécie de tubarão tem uma das peles mais duras entre muitas espécies de tubarão. Quando são bebês, eles tendem a ter grandes manchas e listras em seus corpos, mas eventualmente desaparecem à medida que crescem. Eles têm um corpo achatado e uma cabeça larga e arredondada com dois barbilhões visíveis entre as narinas, que são usados ​​para encontrar comida.

Tubarões de Recife do Caribe – Bimini

Cientificamente chamados de Carcharhinus perezi, os tubarões de recife do Caribe também são chamados de “o predador silencioso do mar”, que pode crescer até 32 pés de comprimento e pesar até 154 libras. Os tubarões de recife do Caribe podem ser facilmente avistados, especialmente em torno das áreas de recife e pontos de mergulho. Eles geralmente não são perturbados por mergulhadores e aparentemente não se incomodam quando nadam lado a lado. Eles têm dorso cinza escuro a marrom acinzentado e barriga branca. A primeira barbatana dorsal começa na ponta livre da barbatana peitoral e as barbatanas são normalmente de cor escura.

Tubarões-martelo – Bimini

Os impressionantes tubarões-martelo são cientificamente chamados de Sphyrnidae. Eles receberam esse nome devido ao formato distinto de suas cabeças, que são achatadas e estendidas lateralmente em uma forma de ‘martelo’ chamada cefalofólio. Os tubarões-martelo são capazes de enxergar em 360 graus graças ao seu amplo conjunto de olhos, o que lhes dá um melhor alcance visual do que outras espécies de tubarões. Eles também têm uma sensibilidade de ampolas aumentada que lhes permite detectar facilmente suas presas, como peixes, polvos, lulas e arraias que se enterram sob a areia. Eles são muito defensivos se forem provocados ou atacados.

Tubarões para não mergulhadores – Tubarões-limão em Bimini

Os tubarões-limão geralmente não são considerados uma ameaça para os seres humanos. Este tipo de espécie de tubarão é cientificamente chamado de Negaprion brevirostris e, infelizmente, é classificado como uma ‘espécie vulnerável’ pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Eles são facilmente reconhecidos por suas barbatanas dorsais de tamanho igual e sua pele marrom-amarelada a verde-oliva.

Em Bimini, aqueles que não estão muito confiantes em nadar com tubarões podem considerar visitar a organização Sharklab, que oferece um encontro com tubarões-limão e tubarões-lixa para não nadadores e crianças pequenas. Os visitantes poderão aprender mais sobre seu trabalho de pesquisa e terão uma grande oportunidade de acariciar esses tubarões.

Como encontrar passeios de tubarão em Bimini

Os visitantes encontrarão facilmente uma variedade de atividades e aventuras de passeios de tubarão ao visitar Bimini. Por exemplo, Sharklab oferece uma abordagem mais de aprendizado quando se trata de passeios de tubarão. Há sessões de carícias, nas quais voluntários e especialistas em conservação darão ampla informação sobre as espécies de tubarões. Outra forma de encontrar os tubarões é saindo da zona de conforto, literalmente encarando os tubarões, optando pelo mergulho em gaiola. Esta é uma das melhores maneiras de encontrar tubarões e não é necessário ter certificação de mergulho.

As aventuras de mergulho em gaiola de tubarão de meio dia ou dia inteiro são abundantes em Bimini. Os safáris com tubarões normalmente partem de centros de mergulho, como o Neal Watson, e alguns seguem para o Bimini Big Game Club Resort and Marina, localizado em Alice Town, no lado norte de Bimini.

Destaques:

  • Veja uma variedade eclética de grandes tubarões a apenas um minuto da costa
  • Ambiente seguro e protegido com equipes experientes
  • Sol o ano todo e excelente clima tropical
  • Cartas de meio dia disponíveis
  • Fácil acesso da Flórida

Temporada de visualização: abril – dezembro

Custo: $ 875 para mergulhadores em gaiola / $ 375 para observadores de superfície

Dicas de segurança para tubarões – Bimini

O mergulho em gaiola é bastante seguro. As gaiolas à prova de tubarões são projetadas para resistir a mordidas de tubarão ou serem abalroadas por tubarões. Essas gaiolas são construídas para proteger os mergulhadores de possíveis lesões. As gaiolas têm barras grossas.

Os participantes são obrigados a:

  • Segure as barras da gaiola com pelo menos uma mão.
  • Para evitar colisões mantendo a calma o tempo todo durante a sessão.
  • Não estender nenhum membro ou mão para fora da jaula.
  • Assinar um termo de responsabilidade e certificar que tem boa saúde.

Observação: O requisito de idade mínima pode ser aplicado para mergulhadores em gaiola.