A história da alimentação e a globalização culinária são simplesmente alucinantes, assim como as origens surpreendentes de alguns alimentos populares.
Você sabia que alguns dos alimentos mais amados do mundo têm origens surpreendentes? Na verdade, muitos alimentos americanos não são americanos. Veja o hambúrguer, por exemplo! Este delicioso sanduíche de carne vendido em todos os Estados Unidos veio de Hamburger, Alemanha.
A procedência da maioria dos produtos que podemos encontrar nos supermercados comuns também pode nos surpreender. Os números mostram que 70% das frutas e verduras que compramos hoje foram cultivadas em regiões diferentes das áreas onde são cultivadas agora.
A história da alimentação e a globalização culinária são simplesmente alucinantes. Acredite ou não, foodies, alguns pratos que adoramos hoje foram considerados maus, enquanto outros foram criados por desespero. Continue lendo para descobrir!
12/12 Batatas fritas são na verdade belgas (mas as batatas vêm da América do Sul)
Apesar do nome, a batata frita nada tem a ver com a França e suas estranhas iguarias. Especialistas afirmam que as batatas fritas vieram da Bélgica e suas origens remontam ao início do século XVII. Devemos mencionar, porém, que a batata foi cultivada pela primeira vez no Peru e na Bolívia (entre 8.000 e 5.000 aC). Agora a batata é uma das culturas alimentares mais importantes, depois do arroz, trigo e milho.
11/12 A História Sombria da Fanta
Não há dúvida de que a Coca-Cola é uma das empresas mais poderosas do mundo. O refrigerante Fanta é a segunda bebida mais icônica. No entanto, devemos mencionar que a Fanta tem uma história sombria. Foi inventado na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e se tornou uma marca de orgulho nacionalista. Após a guerra, a The Coca-Cola Company recuperou o controle do produto, incluindo seus lucros!
10/12 Os tomates são nativos das Américas (e os colonos pensaram que eram venenosos)
O tomate é um produto essencial na nossa cozinha. No entanto, devemos saber que os tomates são nativos das Américas. Foram os astecas que cultivaram tomates por volta de 700 DC. De acordo com o Business Insider, durante o intercâmbio colombiano nos séculos 15 e 16, os tomates foram introduzidos no Velho Mundo. Curiosamente, os tomates eram considerados maus e simplesmente apreciados por seu valor ornamental.
9/12 A baunilha é nativa da Mesoamérica
Você gosta de orquídeas? Bem, então você deve saber que a Baunilha de Folhas Planas é a única orquídea utilizada para a produção de alimentos. Interessantemente, orquídeas de baunilha vieram da Mesoamérica. A baunilha de folhas planas é uma planta muito exigente, pois pode crescer apenas 10 a 20 graus ao norte ou ao sul do equador. Não é surpresa que seja o segundo tempero mais caro depois do açafrão.
8/12 Do Feijão às Barras | O cacau era uma cultura popular na América do Sul
A jornada do chocolate do grão à barra é incrível. Você sabia que o cacaueiro também é nativo das Américas? Os grãos de cacau foram usados por muitas culturas, incluindo os maias e os olmecas. No século XVI, o cacau chegou à Espanha e aos poucos seduziu toda a Europa. Agora temos a sorte de ter uma grande variedade de guloseimas de chocolate.
7/12 Abóboras e milho – dois favoritos americanos – vêm da América Central
Você é fã de sopa de abóbora e milho? Bem, não há dúvida de que o milho é uma das culturas mais fundamentais do mundo. No entanto, devemos lembrar que as origens do milho podem ser rastreadas até o México há mais de 8.000 anos. As abóboras, por outro lado, também se originaram nas Américas. Curiosamente, em uma caverna no México, especialistas encontraram sementes de abóbora de 10.000 anos.
6/12 Nossos donuts favoritos vêm da Grécia Antiga
As cadeias de donuts são muito populares nos EUA. Você sabia, porém, que a história dos donuts remonta a séculos? Na Grécia antiga e no mundo árabe, por exemplo, a massa frita era muito popular. No século 19, os donuts se tornaram uma iguaria na Holanda; como o centro do bolo não cozinhava tão rápido quanto a parte de fora, as pessoas apenas recheavam com frutas ou creme.
5/12 Tão americano quanto uma torta de maçã? Bem, as maçãs foram trazidas da Europa para a América do Norte
Todos nós conhecemos o ditado ‘tão americano quanto a torta de maçã’. Mas o que isso significa? As maçãs são nativas da Europa e da Ásia Central. Para ser mais preciso, a maçã selvagem é originária do Cazaquistão, conforme relatado pela National Geographic. Curiosamente, a fruta foi trazida para a América no século XVII para preparar cidra. A verdadeira torta de maçã, por outro lado, foi introduzida pelos britânicos.
4/12 Nozes de macadâmia: a única colheita da Austrália
Embora a vida selvagem da Austrália seja impressionante, a verdade é que a Austrália é a região com menos diversidade de culturas do mundo, conforme relatado pelo Global Crop Trust. A única cultura nativa é a noz de macadâmia, uma árvore nativa cultivada há milhares de anos. Agora as macadâmias são cultivadas em diferentes partes do mundo, então você pode encontrar macadâmia na maioria dos supermercados.
3/12 Amantes do café, o café não é italiano! Grãos de café vêm da África Oriental
Embora muitas pessoas associem o café à Itália, a verdade é que a planta do café é nativa da África Oriental, principalmente da Etiópia, Sudão e Quênia. Curiosamente, o café tornou-se popular no mundo islâmico e o café turco é uma das receitas mais antigas para fazer café. Dito isto, o café expresso italiano, que se originou em 1900, é uma das bebidas quentes mais populares do mundo ocidental. Agora existem diferentes variações, incluindo Americano, Cappuccino e Latte.
2/12 Acredite ou não, pêssegos e pepinos vêm da Ásia
Você sabia que pepinos e pêssegos têm suas origens na Ásia? Os pepinos se originaram na Índia e foram introduzidos na Europa pelos gregos antigos. Os pêssegos, por outro lado, foram introduzidos na Europa vindos da Pérsia. Dito isto, estudos sugerem que os pêssegos foram originalmente cultivados na China e foram trazidos para as Américas no século XVI.
1/12 Amantes do cozimento, o trigo é da Turquia!
O trigo é a cultura mais cultivada em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Na verdade, o trigo é cultivado em mais terras do que qualquer outra cultura. Ele fornece calorias alimentares para bilhões de pessoas e é a segunda cultura mais importante no mundo em desenvolvimento depois do arroz. Devemos observar que a história do trigo pode ser rastreada até a Turquia há 10.000 anos.