Os cavalos, especificamente os mustang selvagens, fazem parte da história da América há séculos – aqui é onde você pode ver esses animais incríveis por si mesmo
Hoje, o mustang selvagem tornou-se um poderoso símbolo do oeste americano e aparece com destaque no cinema e na literatura. Pode-se também ver outro famoso animal americano – o Bison – vagar livremente em vários parques nacionais do país.
Os cavalos evoluíram na América do Norte há milhões de anos, com o tempo eles migraram para o Velho Mundo sobre a Ponte Bering Land há cerca de 2,2 milhões de anos. Eles persistiram na América do Norte até 8.000 a 12.000 anos atrás.
A história dos cavalos na América do Norte
Os cavalos foram extintos na América do Norte junto com a maioria das outras megafaunas nas Américas durante o evento de extinção do Quaternário durante a transição Pleistoceno-Holoceno. As razões de sua extinção são debatidas, mas pode ter sido uma mistura de mudança climática com caça excessiva pelos humanos recém-chegados.
- Evoluído: Cavalos evoluíram na América do Norte
- Reintroduzido: Cavalos foram reintroduzidos pelos espanhóis
Milhares de anos depois, os espanhóis reintroduziram os cavalos na América do Norte, começando com Cristóvão Colombo em 1493. Os cavalos ibéricos domesticados eram, é claro, bem diferentes dos velhos cavalos selvagens que outrora viveram na América do Norte.
Os cavalos domesticados trazidos pelos espanhóis foram a linhagem ancestral do grupo de raças conhecido hoje como Cavalo Espanhol Colonial. Mais tarde, eles cruzaram com cavalos maiores e proliferaram em grandes manadas de cavalos selvagens (tecnicamente os cavalos são domesticados, então são considerados selvagens e não selvagens). Eles se tornaram conhecidos como mustangs.
Os verdadeiros fatos da história podem ser estranhos e bizarros. Os índios americanos das planícies anteriores aos europeus não tinham cavalos, mas adotaram esses cavalos selvagens e se tornaram parte integrante de seu modo de vida.
- Cavalos totais: Acredita-se que haja 9,2 milhões de cavalos nos EUA hoje
- Cavalos selvagens: Estima-se que existam 82.000 cavalos selvagens no país
Eles são protegidos pelo Congresso desde meados do século 20 – antes disso, eram objeto de caça não regulamentada.
Cordilheira da Virgínia, Nevada
De acordo com a revista Smithsonian, Nevada é o lar de cerca de metade dos cavalos livres dos EUA. Muitos deles fazem parte do rebanho da Cordilheira da Virgínia, na parte oeste do estado. O rebanho às vezes é chamado de “Cavalos de Annie” por causa dos esforços de décadas de “Cavalo Selvagem Annie” (nome de nascimento Velma Johnston) para proteger esses (e outros) mustangs. A primeira das proteções em 1959 recebeu o nome de “Lei Wild Horse Annie”.
- Nevada: Lar de cerca de metade da população do Mustang
Para ver esses cavalos, pode-se caminhar pelas trilhas a leste de Reno (um ponto de acesso para encontrá-los é sempre um bebedouro).
Parque Nacional Theodore Roosevelt, Dakota do Norte
Se alguém estiver indo para Dakota do Norte por algum motivo, também poderá ver populações de mustang lá. O Parque Nacional Theodore Roosevelt, de 70.500 acres, abriga uma pequena população de cerca de 100 a 200 mustangs. O Parque Nacional Theodore Roosevelt é um impressionante Parque Nacional de ermo e merece uma visita.
- População: 100 a 200
- Búfalo: Também há bisões no parque
A melhor época para vê-los é durante o verão – é quando os filhotes ainda fazem parte dos rebanhos familiares. Recomenda-se encontrar um ponto alto para obter uma melhor visão dos cavalos – como Buck Hill ou Painted Canyon Overlook.
- Melhor tempo: Durante o verão
Gorjeta: Procure “Pilhas de Stud” – garanhões de esterco fresco usam para marcar seu território
Montanhas Pryor, Montana e Wyoming
Na fronteira de Montana e Wyoming, pode-se encontrar outra população de mustangs. As Montanhas Pryor são o lar de cerca de 160 equinos livres – a maioria perto de Bighorn Canyon, a nordeste.
- População: Cerca de 160
Eles geralmente têm marcações distintas e geralmente são menores que os cavalos selvagens comuns. Hoje é possível vê-los pastando ao longo da Highway 37, mas também vale a pena parar no Pryor Mountain Wild Mustang Center.
Outer Banks, Carolina do Norte
Enquanto a maioria dos cavalos selvagens vive no oeste, ainda existem populações no leste. A Carolina do Norte tem uma população nos Outer Banks que chega aos milhares. Acredita-se que sejam descendentes daqueles que acompanharam os exploradores espanhóis nos séculos XVI e XVII.
- População: Milhares
- Tópicos: Invasão humana e endogamia
Os exploradores espanhóis os deixaram para trás – não querendo ou não podendo levá-los consigo e tirá-los das praias. Nos tempos modernos, sua população está ameaçada, pois aluguéis de temporada e estradas estão destruindo seu habitat, levando suas populações ao declínio.
Alguns dos rebanhos aqui, como o rebanho Corolla, também sofrem de endogamia e falta de diversidade genética. Eles são normalmente vistos em santuários de vida selvagem, mas também são vistos perto de grama de água salgada cavando em busca de água doce.