Repleta de mitos e lendas, a montanha mais alta de Maui oferece as melhores vistas da ilha.
Haleakalā é o marco mais proeminente em Maui. A imponente montanha é visível de quase todos os lugares da ilha. Embora Maui seja geralmente associado a resorts de luxo e coquetéis na praia, há uma poderosa magia espiritual correndo pelas veias da ilha, e os visitantes podem vislumbrá-la no topo de Haleakalā. Este artigo cobrirá alguns dos mais lendas populares associadas a Haleakalā e fornecer orientações sobre como os visitantes podem escalar a montanha sem serem amaldiçoados.
- Lugar de interesse: Montanha Haleakala
- Altitude: 10.023 pés (3.055m)
- Localização: Parque Nacional de Haleakalā, Maui, Havaí, EUA
- Modelo: Vulcânica
- Status: Provavelmente dormente
Lendas de Haleakala
Haleakalā se traduz em ‘Casa do Sol’ em havaiano. Lendas polinésias, bem como pesquisas científicas, confirmaram que definitivamente há algo especial em Haleakalā.
História de origem
De acordo com a mitologia polinésia, o Havaí foi inicialmente colonizado pelo semideus travesso, Maui, e sua mãe, Hina. Eles viviam uma vida simples, com Maui passando os dias pescando e Hina cuidando das tarefas domésticas. Seus dias eram governados por La, o Deus Sol.
Um dia, Hina resolveu criar um Kapa, um pano especial feito de casca de árvore. Para completar o processo, o pano precisava ser seco ao sol. No entanto, La era notoriamente ocioso. Muitas vezes ele dormia até tarde e não conseguia cumprir sua agenda, o que significava que os dias eram curtos. Isso atrapalhou o projeto de Hina, pois não havia horas de sol suficientes para secar seu Kapa.
Maui elaborou um plano. Ele escalou Haleakalā com uma longa corda feita de fibra de coco. No topo, ele observou o glorioso nascer do sol (que estava atrasado como esperado) e esperou pacientemente que o sol se movesse diretamente acima dele. Quando chegou o momento certo, ele laçou La the Sun e prendeu a outra ponta da corda a uma árvore robusta, prendendo La.
La tentou desesperadamente se afastar, mas não conseguiu. Maui, agora controlando o destino do Sol, fez sua exigência. La deve se recompor e ficar no céu por mais tempo a cada dia. La, não tendo outra escolha, concordou. Assim começaram os famosos longos dias ensolarados do Havaí, com Haleakalā fornecendo ao Sol um lembrete constante para não vacilar.
Maldição de Pelé
Pele é a Deusa dos Vulcões e do Fogo. Como qualquer mãe, ela protege ferozmente seus ‘filhos’, dos quais Haleakalā é o mais querido. De acordo com a notória lenda havaiana, os turistas que pegam e levam pedras, conchas e areia de Haleakalā serão amaldiçoados por Pelé para ter uma má sorte devastadora e incessante até que a ‘criança’ seja devolvida à sua mãe.
Isso pode soar como um conto de advertência paranóico, provavelmente inventado por algum eco-guarda-florestal, mas cuidado porque a Maldição de Pelé arruinou muitas vidas. Todos os anos, hotéis e centros de visitantes em Haleakalā recebem centenas de pacotes pelo correio. Os pacotes contêm pedras, areia e conchas e são acompanhados de notas lamentando a morte, falência e desgosto. Se os visitantes foram ousados o suficiente para levar pedaços de Haleakalā para casa no passado, pode ser sensato fazer uma viagem de volta e devolver o artefato roubado à sua casa – pode muito bem ser a solução para alguns dos infortúnios da vida.
Lugar Mais Silencioso do Mundo
A cratera de Haleakalā é considerada por alguns cientistas como o lugar mais silencioso do mundo. Durante anos, os caminhantes relataram uma sensação desconfortável no topo da montanha. A natureza generalizada desses fenômenos relatados levou a PBS a fazer um documentário sobre a cratera. Uma equipe de cientistas foi enviada a Haleakalā para investigar e concluiu que, em certas partes da cratera, o silêncio é tão imperturbável que “excede as capacidades técnicas dos microfones”.
Por que as pessoas ficam tão desconcertadas com o silêncio puro, e o que há em Haleakalā que cria essas condições?
Como visitar Haleakala
A montanha é cercada pelo Parque Nacional Haleakalā, que cobre mais de 30.000 acres de terra. O Parque apresenta tudo o que os visitantes podem associar a uma ilha paradisíaca, incluindo praias imaculadas, florestas exuberantes e cachoeiras de tirar o fôlego.
Os visitantes provavelmente precisarão alugar um carro. Há uma série de serviços de aluguel disponíveis no Aeroporto de Maui. A uma curta distância de carro do aeroporto, os visitantes podem pegar a Highway 378, que leva diretamente à montanha. Cada carro deve pagar $ 10 para entrar no parque. O passe de entrada é válido por três dias, portanto, guarde a fatura, pois ela pode ser usada várias vezes.
Cerca de 20 milhas adiante ao longo da estrada sinuosa, há um estacionamento. Este estacionamento fica a uma altitude de 9.749 pés (2.971 m). Do lote, é cerca de meia milha de caminhada até o cume.
Em vez de subir a maior parte do caminho, há uma série de trilhas para caminhadas que começam perto do nível do mar. Algumas opções são o Kuapo Gap, o PoliPoli Park e a Waiakoa and Mamane Trail. Todas essas caminhadas levam pelo menos meio dia.
Há também opções de embarque e desembarque disponíveis para turistas que preferem não dirigir. A maioria dos hotéis da ilha indica aos turistas a direção certa e talvez até ofereça descontos para o ônibus.