As criptomoedas vêm ganhando popularidade cada vez mais rápido. Atualmente, é difícil encontrar algum tipo de serviço que não possa ser pago pelas mesmas. Até mesmo em jogos de cassino como brasil 777 bet, você pode utilizar as criptomoedas como forma de pagamento. Isso é até mesmo comum hoje em dia e muitas vezes pode ser feito rapidamente através do seu smartphone.
Entre as criptomoedas mais famosas e populares atualmente está o Bitcoin. É difícil pensar em criptomoedas, sem pensar nas mesmas. No artigo a seguir falaremos mais sobre a história das mesmas, o que são bitcoins e quem é o seu fundador. Para saber mais basta continuar lendo esse artigo!
O que são Bitcoins?
Bitcoins são um tipo de criptomoedas. Elas foram as primeiras a serem lançadas e logo ficaram conhecidas por todo o mundo. Muitas pessoas acharam as criptomoedas uma tecnologia muito interessante e logo quiseram conhecer mais dessa proposta. Inicialmente as criptomoedas foram criadas por um grupo anônimo e isso atiçou ainda mais a curiosidade das pessoas que queriam saber mais sobre essa nova forma de pagamentos.
As moedas digitais operam em rede descentralizada. Ou seja, todas as transações não são administradas por um Banco específico. O bitcoin foi criado justamente como uma alternativa de sistema descentralizado, assim diminui também as burocracias para realizar qualquer tipo de transação. Com o Bitcoin surgiu também a tecnologia Blockchain onde as transações são registradas de forma segura, imutável e transparente.
Quando o Bitcoin surgiu foi possível ainda realizar transações em anonimato, garantindo assim uma boa privacidade para os usuários. Esse foi só um dos motivos pelos quais diversas pessoas optaram por utilizar Bitcoins e continuam utilizando até hoje.
A história do Bitcoin
A história do Bitcoin começa em Outubro de 2008, quando um documento descrevendo um novo sistema foi publicado em um grupo de discussão sobre criptografia. O autor do documento foi Satoshi Nakamoto e o documento logo se espalhou, desenvolvendo curiosidade em muitas pessoas. Após todo esse mistério, a rede descentralizada foi lançada no ano seguinte, no início de Janeiro. A inauguração foi lançada através da mineração do bloco 0, feita pelo próprio Nakamoto.
Esse bloco continha uma mensagem criptografada e gerou ainda mais curiosidade. A tradução livre da mesma é “Chanceler a beira do segundo resgate aos bancos.”. Muitas pessoas encararam a frase como uma crítica ao sistema bancário atual e começaram a utilizar o bitcoin por conta da mesma. Além de ter fundado o Bitcoin, Satoshi Nakamoto também foi responsável por criar o código base das criptomoedas.
O mesmo começou a corrigir bugs e desenvolver recursos por aproximadamente dois anos, contribuição que acabou tampando vários buracos e deixando o sistema ainda mais seguro. Além disso, ele desenvolveu alguns dos principais princípios do Bitcoin, que são considerados cruciais para o sistema funcionar tão bem até hoje. São eles a descentralização, a segurança através da criptografia e o limite de até 21 milhões de bitcoins que podem ser minerados.
A criação do Bitcoin foi sem dúvida um grande passo para o mercado de moedas digitais. A partir daí surgiram várias outras criptomoedas que foram bem recebidas pelo público. Uma indústria de bilhões de dólares se movimenta hoje graças a esse início. Hoje em dia, diversos setores começam a optar por criptomoedas graças ao grande avanço do Bitcoin.
Conheça o fundador do Bitcoin
Apesar do nome Satoshi Nakamoto ser bastante conhecido como o fundador do Bitcoin e o pai das criptomoedas, esse é apenas um pseudonômio. Até hoje a identidade da pessoa ou grupo que criou o Bitcoin é desconhecida. Diversas pessoas tentaram descobrir quem estava por trás do Bitcoin e diversos nomes foram sugeridos, mas nenhuma das teorias até hoje foi confirmada.
Nakamoto sempre se manteve no anonimato e nunca deixou nenhuma pista para trás. Toda sua comunicação era por meio de fóruns e e-mails que não podiam ser rastreados. Em Abril de 2011, Nakamoto saiu do cenário das criptomoedas tão rapidamente quanto entrou. O fundador enviou um e-mail a um dos desenvolvedores de Bitcoin informando que estava seguindo em frente com outras coisas. Assim, a manutenção foi passada para outros membros.
Até hoje a verdadeira identidade do fundador ou fundadores do Bitcoin é desconhecida, mas através dela sabemos que uma grande era das finanças foi lançada. Mesmo tendo sumido depois de 2011, o fundador deixou um grande legado que até hoje tem influências positivas nas criptomoedas. Além disso, ele também foi responsável por diversas outras revoluções na era digital, como contratos inteligentes, sistemas descentralizados e adoção de blockchain em diversos setores.
Por que utilizar Bitcoins?
As pessoas que utilizam bitcoins ainda hoje são levadas principalmente pelos seus benefícios que são vários. Para começar, esse tipo de criptomoedas garante uma alta segurança já que é uma das mais antigas e diversos bugs já foram reparados. Além disso, ela conta com criptografia avançada que deixa que você faça diversas transações em anonimato.
Outro benefício é que a rede de bitcoins é altamente acessível. Você não precisa ter conta em nenhum banco para acessá-lo, já que esse é um sistema baseado na descentralização. Você só precisa ter conexão a internet e poderá realizar transações de qualquer lugar do país. Além de serem muito rápidas e ter baixos custos, pois não seguem o padrão de taxas de bancos tradicionais.
A transparência que os Bitcoins proporcionam é outro benefício e um dos principais motivos pelos quais as pessoas se sentem aptas a utilizá-lo. Eles são registrados publicamente na rede Blockchain e qualquer pessoa pode acompanhar as transações que foram feitas. Mas, ainda assim, a pessoa não terá acesso a quem fez essas transações, garantindo ainda o anonimato. Esse mecanismo reduz a chance de possíveis fraudes e ataques de hackers, enquanto aumenta a confiança no sistema e na sua segurança.