Por se tratar de um procedimento cirúrgico, embora muito comum, os cuidados com a pós-castração são importantes para garantir o bem-estar do animal
A castração é um procedimento que visa ajudar os animais tanto no lado comportamental, já que eles tendem a ficar mais calmos, menos agressivos e sem o hábito de tentar fugir, quanto na questão do bem-estar, uma vez que a cirurgia ajuda a evitar problemas de saúde, como tumores de testículos, próstata e mamários. Desse modo, a castração torna-se um procedimento extremamente recomendado.
E assim como qualquer procedimento cirúrgico, a pós-castração necessita de cuidados adequados. Além de seguir as recomendações do veterinário, é preciso adaptar a alimentação, escolhendo uma ração para gato castrado ou cachorro castrado, proporcionar o descanso adequado, ministrar os medicamentos corretos e tantos outros cuidados. Tudo isso é vital para garantir a recuperação saudável do animal.
Neste guia, preparamos algumas recomendações que não podem faltar ao cuidar de um pet na recuperação pós-castração.
Instruções do veterinário para recuperação pós-castração
Após a finalização da cirurgia e a liberação do animal para voltar para casa, o médico veterinário irá fornecer todas as recomendações necessárias para que o pós-operatório seja o mais tranquilo possível.
É neste momento que ele irá passar toda a medicação necessária, qual tipo de alimentação oferecer durante o período e quais os cuidados que você deverá ter ao higienizar a região da cirurgia. Além disso, ele também poderá marcar o retorno do pet, para que, se necessário, seja feita a remoção dos pontos.
Tire todas as suas dúvidas e certifique-se de realizar todos os cuidados solicitados. Caso o animal apresente qualquer tipo de reação ou dificuldade na recuperação, é fundamental levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.
Medicação correta
Como falamos, o médico veterinário irá fornecer todos os medicamentos necessários para o pós-operatório, como analgésicos e antibióticos. Por mais difícil que possa ser, é fundamental seguir exatamente o que foi solicitado, dentro do tempo necessário.
Caso o animal apresente dificuldade com algum medicamento, consulte com o veterinário a possibilidade de trocá-lo por outra opção. Ademais, não interrompa o tratamento antes do prazo e sem a recomendação médica.
Alimentação e hidratação
A alimentação do pet no período pós-castração também precisa ser de acordo com a recomendação. Geralmente, as rações específicas para cães e gatos castrados são mais macias e fáceis de digerir.
Além disso, certifique-se de oferecer água fresca constantemente, pois é necessário que o animal permaneça bem hidratado para que a cicatrização seja mais tranquila.
Higienização
É fundamental realizar a higienização correta da área da incisão, pois ela precisa estar sempre limpa e seca. Use preferencialmente o antisséptico indicado pelo veterinário ou sabão neutro e seque a região com gaze limpa. Não deixe formar aquelas crostas naturais da cicatrização, pois isso pode incomodar muito o animal.
Monitoramento frequente
Mesmo com os cones protetores ou com as roupas cirúrgicas, os pets podem tentar arrancar esses itens e ter contato direto com a região do procedimento. Além do risco de infecção, o animal pode soltar os pontos antes da hora e atrapalhar ainda mais a recuperação. Por isso, é fundamental monitorar constantemente o animal para evitar esse tipo de problema.
Ademais, fique atento a qualquer sinal de dor, inchaço, vermelhidão e secreção excessiva. Caso algo não pareça estar certo, leve o pet ao médico veterinário.
Descanso
É comum que, após o procedimento, o animal sinta-se mais cansado e menos agitado do que o normal. Nesse momento, é ideal fornecer o descanso necessário para que o pet possa repousar adequadamente enquanto se recupera da castração.
Evite atividades físicas ou brincadeiras mais bruscas, que podem prejudicar a recuperação. Aguarde uns dias até que tudo volte à normalidade e espere a liberação médica para atividades mais pesadas ou até mesmo o contato com o ambiente externo.
São dicas simples, mas extremamente necessárias para um pós-operatório muito mais tranquilo. Por mais que seja um procedimento tradicional, a castração é de certa forma invasiva, afinal estamos falando de uma cirurgia, e cada animal pode reagir a ela de uma forma diferente. Assim, é importante seguir toda a recomendação do médico veterinário, além dos cuidados citados acima, para que a recuperação do animal seja rápida e sem nenhum tipo de problema.