Se um viajante se considera um fã de comida, a comida de rua da Cidade do México é uma experiência obrigatória para paladares ávidos.
A Cidade do México é conhecida por muitas coisas, mas, infelizmente, a maravilhosa comida de rua costuma ser evitada por turistas meticulosos e assustados. Argumentou-se que, ao visitar a Cidade do México, provavelmente é melhor optar por comida de rua em vez de restaurantes para a maioria das refeições, pois as opções são comparáveis, o estilo é mais autêntico, os ingredientes são mais localizados e os preços são um muito mais barato. Ao comer comida de rua, há o benefício adicional de injetar dinheiro em economias de escala que alimentam a comunidade, em oposição a corporações que atendem aos turistas.
Dicas e Precauções
No geral, não há necessidade de ter medo de experimentar comida de rua na Cidade do México. Se os locais estão comendo, e eles estão saudáveis e vivos, então os turistas provavelmente também podem comê-lo.
Vale a pena notar que os mexicanos aproveitam todo o animal que estão comendo. Isso significa que muitos dos pratos servidos nas ruas vêm com partes e órgãos incomuns do corpo, como línguas, pés e corações. Se possível, os turistas devem manter a mente aberta e reconhecer que não só é mais ético e menos dispendioso consumir o animal inteiro, mas também que há um conhecimento tradicional que orienta as práticas culinárias indígenas. Por exemplo, a língua de boi é rica em zinco e vitamina B12 e é frequentemente consumida por mulheres grávidas para fortalecer seu sistema imunológico.
Evite comer comida de rua de vendedores fora de metrôs e outras áreas onde turistas ignorantes possam frequentar. Existe um risco elevado de que os vendedores estejam simplesmente tentando ganhar dinheiro rapidamente com turistas excessivamente zelosos. Se a comida for voltada para a comunidade local, há muito mais incentivo para que os vendedores sejam justos e limpos. Se a comida de rua é voltada para turistas, as intenções dos vendedores podem ser questionadas.
Claro que existem exceções a esta regra e o Chilpancingo Metro é o melhor exemplo disso. No térreo, acima desta estação de metrô, fica um dos melhores mercados de comida de rua de toda a cidade. Aliás, este mercado é famoso entre os locais por servirem as mais saborosas flautas.
Embora existam muitas atividades e passeios pré-planejados disponíveis, é muito mais divertido passear de forma independente. Fique em áreas movimentadas por segurança, mas siga o vento. Só é realmente possível encontrar joias genuínas sem muita deliberação. Procure sinais de água corrente e rostos gentis e seja recompensado com uma refeição autêntica e deliciosa. Passeie pelo bairro de Tepito para experimentar alguns dos melhores tacos, preparados todos os dias com ingredientes direto da fazenda.
Na Cidade do México, como na vida, atenha-se ao que é testado e comprovado. Um dos mercados de comida de rua mais antigos da cidade é o Mercado de la Merced. É também o maior mercado de alimentos frescos da Cidade do México, por isso é fácil passar um dia inteiro aqui. Toda a caminhada necessária para cobrir esse extenso tianguis é justificativa suficiente para comer o máximo possível. Aqui, os visitantes podem encontrar todos os tipos de comida saborosa e frituras.
Um destino interessante para comida de rua pode ser encontrado no distrito de San Rafael, no Novo México. O Mercado Sullivan é um lugar único para se visitar porque é um mercado itinerante sobre rodas. As lojas são renovadas todas as manhãs e fechadas à noite, e o local pode mudar de um dia para o outro. É diferente das barracas de comida normais, pois os vendedores geralmente são os próprios agricultores. Devido à natureza flexível deste mercado, a comida de rua servida é menos elaborada e não é necessariamente adequada para as refeições do dia-a-dia. Em vez disso, é um ótimo lugar para comprar mantimentos e lanches, ou para quem gosta de barbacoa, algumas das melhores carnes cozidas lentamente da cidade.
Este próximo mercado de comida de rua é apenas para os viajantes mais aventureiros. A comida vendida no Mercado de San Juan é de cozinha indígena. Isso significa que, além dos habituais tacos e quesadillas, os visitantes têm a oportunidade de comer tarântulas fritas, besouros com mel, carne de cobra apimentada, carne seca de jacaré e todo tipo de comida excêntrica. Além da experiência selvagem, o mercado tem muito significado histórico e cultural, e os chefs podem se inspirar ao ver as formas criativas como esses ingredientes bizarros são preparados para criar refeições nutritivas e deliciosas.
Para os turistas interessados no sincretismo culinário, o Mercado Medellín abriga os diversos sabores da América Latina. Com o nome da cidade na Colômbia, os visitantes podem encontrar de tudo, desde las arepas colombianas a tequeños venezuelanos e sorvete cubano. O Mercado Medellín também é um dos melhores mercados fechados da Cidade do México, o que o distingue dos mencionados mercados ao ar livre e tianguis. Este mercado está situado no bairro moderno do centro da Cidade do México – Roma.
Isso foi apenas uma gota no oceano da vasta economia de comida de rua da Cidade do México. Para chegar a qualquer um desses mercados, basta dizer o nome a um local e se aventurar tentando chegar lá. Claro, muitas opções de comida de rua podem ser encontradas em barracas independentes, longe de um mercado. Não tenha medo de tentar algo novo, apenas esteja seguro e fique em áreas lotadas.