Os efeitos das viagens sustentáveis têm um alcance maior do que muitas pessoas imaginam, e é por isso que os viajantes devem estar cientes. Quando for sair para viagem, além de do seu seguro viagem é preciso saber algumas coisas para fazer uma viagem segura e de forma que não agrida o meio ambiente.
Quando os viajantes visitam um destino, eles têm um impacto sobre ele. Os alpinistas do Monte Everest são famosos por deixar lixo para trás. A National Geographic informou que em 2019 o governo nepalês limpou 11 toneladas de lixo do pico mais alto do mundo. No Peru, Rainbow Mountain é um local cada vez mais popular.
Os habitantes locais encontraram uma nova fonte de emprego e crescimento econômico, mas muitos estão perdendo contato com seu estilo de vida pastoral tradicional. Todos os anos, durante a temporada turística, a Ilha de Maiorca, na Espanha, sofre escassez de água doce. Enquanto isso, os hóspedes estão ocupados tomando longos banhos, os hotéis lavam a roupa de cama diariamente e os resorts regam gramados verdes com paisagismo impecável. Pensar em viagens em termos de deixar uma pegada ecológica pode ajudar a humanidade a preservar joias naturais e culturais, mantendo-as intactas para as próximas gerações.
O que são viagens sustentáveis?
Os viajantes têm um impacto nos lugares que visitam. Às vezes, eles têm um efeito positivo. Isso pode ser na economia, criando novos empregos, ou no meio ambiente, pressionando as autoridades locais para proteger áreas naturais únicas. Em outras ocasiões, os visitantes afetam negativamente os lugares que visitam. Por exemplo, alpinistas deixam lixo no Monte Everest ou hóspedes usam muita água em um resort.
De acordo com Viagem Internacional Sustentável, viagem sustentável é quando os visitantes impactam positivamente seus locais de férias e o mundo em geral. Existem quatro conceitos principais a serem considerados ao planejar uma viagem sustentável. Isso inclui proteger o mundo natural, combater a mudança climática, apoiar o crescimento da comunidade e eliminar o desperdício e a poluição. Mais sobre isso mais tarde. A melhor maneira de alcançar uma viagem sustentável, porém, é planejar cuidadosamente as férias. As pessoas podem considerar como as escolhas de destino, transporte, culinária, acomodação e passeios afetam o mundo.
Por que o mundo precisa de viagens sustentáveis?
Viajar conscientemente é extremamente importante. Fundamentalmente, garante que as pessoas possam continuar visitando novos lugares e comunidades. Se a viagem sustentável não se tornar a norma, as autoridades podem optar por tornar as atrações fora dos limites. A Tailândia fechou temporariamente a praia de Maya, na ilha de Phi Phi, depois que os banhistas danificaram o recife de coral. Em outros casos, a intervenção chega tarde demais, depois que os visitantes já destruíram seu destino. Um turista em busca de selfie escalou uma estátua do rei Dom Sebastião na Estação Ferroviária do Rossio, em Lisboa. A estátua do século 16 caiu no chão e se espatifou.
Os governos podem garantir viagens sustentáveis por meio de políticas. Bruges, na Bélgica, pediu que suas empresas de barcos se convertessem para motores elétricos. Assim, ao oferecer passeios pelos lendários canais da cidade, eles causarão menos ruído e poluição do ar. Mais controverso, os parques de vida selvagem africanos usam o dinheiro arrecadado por meio da caça de troféus para esforços de conservação.
Em muitos destinos, os legisladores ainda precisam proteger seus tesouros naturais e patrimônio cultural. Isso deixa a responsabilidade dos viajantes e prestadores de serviços de agir de forma sustentável. Simplesmente considerar as consequências de suas escolhas de viagem é a melhor maneira de os turistas preservarem e protegerem os locais que amam.
Como as pessoas podem viajar de forma mais sustentável?
Embora grande parte das viagens sustentáveis dependa das comunidades dos destinos, os visitantes podem contribuir para a preservação de destinos e culturas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais os viajantes podem agir com responsabilidade.
Proteger a natureza
Quando os turistas pagam ingressos para parques nacionais e áreas naturais protegidas, eles apoiam a conservação de ambientes frágeis e da vida selvagem nativa. Seguindo as regras desses parques, eles evitam danificar ecossistemas frágeis.
- Visite áreas naturais protegidas
- Pagar taxas de entrada
- Siga as regras e permaneça nos caminhos designados
Combater as Mudanças Climáticas
As viagens aéreas são responsáveis por uma grande parte das emissões de gases de efeito estufa. Isso significa que o transporte alternativo é melhor para reduzir as mudanças climáticas e o aquecimento global. Claro, muitas vezes é necessário voar para chegar a destinos distantes. Nesse caso, os viajantes podem compensar sua pegada de carbono doando para organizações que plantam árvores para absorver CO2 ou criam parques eólicos para gerar energia. A Sustainable Travel International fornece uma lista dessas organizações.
- Dirija em um carro com 3 ou 4 pessoas
- Pegue trens ou ônibus
- Só voe quando necessário
- Faça doações para compensar as emissões de carbono
Capacite as comunidades locais
Quando os turistas gastam seu dinheiro em negócios locais, eles melhoram a economia e aumentam a taxa de emprego. Em vez de comer em um restaurante de rede, os visitantes podem optar por comer em estabelecimentos de propriedade local. Isso provavelmente significa que eles também terão uma refeição mais autêntica. Ao usar o Airbnb ou pequenos hotéis locais, os viajantes deixam seu dinheiro na comunidade. Finalmente, os turistas podem contratar guias locais. Muitas vezes, eles têm mais conhecimento por serem do destino e isso cria oportunidades de trabalho para pessoas da região.
Os turistas também podem apoiar as comunidades, ressecando as pessoas que vivem em seu destino. Isso significa seguir as leis e costumes locais. Aprender a dizer obrigado, por favor e outras frases no idioma é bem-vindo em muitos lugares. Fazer aulas de culinária, dança ou música é uma maneira de aprender respeitosamente sobre outra cultura sem alienar ou estigmatizar as pessoas.
- Faça refeições em restaurantes de propriedade local
- Hospede-se em hotéis locais
- Contrate guias locais
- Compre artes e artesanatos criados por artistas locais
- Compre ingressos para um show de um músico local
- Mostrar interesse autêntico em aprender sobre a maneira como eles vivem
Evite deixar para trás lixo e poluição
Para manter seus destinos intocados, os viajantes podem praticar as mesmas medidas de conservação que praticam em casa:
- Apaga as luzes
- Desligue o aquecedor ou ar condicionado
- Caminhe ou ande de bicicleta sempre que possível
- Evite plásticos de uso único, como garrafas de água de plástico PET
- Tome banhos mais curtos