Ao viajar para qualquer país estrangeiro com um idioma diferente, é importante anotar algumas frases básicas! Aqui estão alguns italianos para conhecer!
Como na maioria dos países, os locais geralmente conseguem se virar um pouco apenas com o inglês; no entanto, mostra grande respeito e honra para as pessoas quando os visitantes fazem uma tentativa de aprender pelo menos algumas frases da língua materna, junto com os pedaços de cultura que a acompanham!
Buonjiorno / Ciao
Existem várias maneiras de dizer “Olá!” Na Itália! É importante conhecer os diferentes cumprimentos e quando é costume usar cada um. Estes são muito utilizados em todo o país em diferentes contextos; quando você entra em um café, passa por alguém na rua ou cumprimenta alguém em sua casa!
A primeira saudação importante que os visitantes devem saber é “Ciao!” “Ciao” pode ser uma forma de dizer “adeus”, mas também é usado comumente como um “olá” informal. Ciao é uma saudação que os viajantes usarão e ouvirão com frequência em toda a Itália.
“Bongiorno!” é uma saudação como “bom dia!” frequentemente usado para a chegada de alguém. Esta é uma ótima frase para dizer no início do dia, quando for ao café para tomar um café! “Buonasera” pode ser usado no final do dia, geralmente após as 16h, como uma forma de dizer “boa noite” ao chegar em algum lugar.
Grazie, Prego e mais
“Grazie” é como se diz “obrigado”. É para uso geral quando alguém entrega uma refeição ou abre uma porta para você. “Prego” é uma forma de as pessoas dizerem “de nada” e também é usado para dizer “por favor”. Costuma-se dizer ao segurar a porta para alguém ou passar uma sacola de compras, etc. “Per favore” é normalmente como se diz “por favor” ao pedir algo.
Riposo – Descanso
“Riposo” não é uma frase que os viajantes usarão com muita frequência, mas faz parte da cultura com a qual os turistas devem estar familiarizados. Em qualquer dia, por volta do meio-dia, os turistas descobrirão que quase todas as lojas na Itália têm uma placa do lado de fora onde se lê: “Chiuso” – significa “fechado”.
Durante as horas mais quentes da tarde, os italianos fecham as portas para aproveitar o que é amplamente conhecido como “riposo” – que significa “descanso”. Os italianos aproveitam esse tempo para fazer uma grande refeição com a família, tirar uma boa soneca ou colocar em dia outras pequenas tarefas na loja. Os turistas são convidados a usar esse tempo também para o “riposo”, e não terão muitas opções, pois muitos lugares estão fechados.
Parla Inglese?
Uma das frases mais importantes que alguém pode saber, em qualquer lugar que vá, é “do you speak English?” Isso informará imediatamente ao viajante se o comerciante ou transeunte pode ser de ajuda especial para eles. “Parla Inglese?” é uma maneira de descobrir rapidamente se um italiano pode conversar com você em inglês. Embora eles possam ser um pouco tímidos no início para tentar e podem dizer algo como “Piccolo” (ou, “só um pouco”), os italianos geralmente gostam de ter a chance de praticar seu inglês e ajudar um viajante.
Merenda / Cibo
Pedir comida é uma das partes mais importantes de viver ou visitar a Itália. É importante saber pelo menos um pouco da nuance e da cultura em torno desta parte central da vida italiana.
- Merenda – Os italianos jantam tarde! Por esse motivo, é importante se familiarizar com “merenda”. Merenda é o lanche da tarde. É um ótimo momento para desfrutar de um spritz de Aperol e alguns lanches leves enquanto lê um livro em um lindo pátio italiano.
- Quando finalmente chega a hora do jantar, os italianos dividem esta refeição em três pratos, junto com acompanhamentos e Dolci (sobremesas). Os cursos:
- “Antepastas” – Aperitivos
- “Primo” – Massa ou Arroz
- “Secondi” – Carnes (Tipicamente carne ou peixe)
Escusa / Permesso
As ruas movimentadas das cidades italianas podem ser bastante estreitas. Pode ser importante que os viajantes conheçam algumas maneiras de passar educadamente, para não parecerem rudes ou arrogantes. Enquanto em muitos países, “escusa” significa “com licença” nesse sentido, na Itália, tem mais um significado para chamar a atenção de alguém. Em vez disso, as pessoas dirão “permesso”. Isso significa literalmente “permissão para ficar”, mas é a maneira educada de passar por alguém em um lugar lotado.
prazer de não fazer nada
Os italianos dominam muitas coisas, e uma das melhores coisas com as quais qualquer visitante pode sair é “dolce far niente”. Isso significa literalmente “a doçura de não fazer nada”. Com riposo todos os dias, refeições descontraídas em qualquer restaurante, e um mês de descanso nos verões, é provável que os viajantes obtenham uma grande compreensão dessa doçura durante sua estada na Itália. Pode ser difícil para os viajantes cultive essa arte de não fazer nadamas depois de passar algum tempo na Itália em torno da comida, da família e da cultura, é difícil não tirar algumas dicas inspiradoras sobre como desacelerar e aproveitar a vida com mais plenitude.
Se você deseja se aprofundar no dialeto italiano, existem muitas dicas excelentes para aprender um idioma.